Guarani São Bento
Guarani x São Bento - Vale a classificação na Copa Paulista

O Guarani tem 7 pontos em 8 jogos, com duas vitórias, um empate e cinco derrotas, aproveitamento de 29%. Marcou 7 gols e sofreu 12

As duas equipes brigam ponto a ponto pela quarta vaga da chave e estão empatadas com sete pontos. No entanto, o Bugre ocupa a quarta colocação e o Bentão, a quinta

Guarani
Foto: Raphael Silvestre/GuaraniFC

Por: Rivail Oliveira

Campinas, SP , 10 (AFI) – Um confronto regional com clima de decisão: é essa a expectativa para o duelo entre Guarani e São Bento, que se enfrentam nesta segunda-feira, 11 de agosto, às 19h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, encerrando a nona e penúltima rodada do Grupo 3 da primeira fase da Copa Paulista.

As duas equipes brigam ponto a ponto pela quarta vaga da chave e estão empatadas com sete pontos. No entanto, o Bugre ocupa a quarta colocação e o Bentão, a quinta, já que os campineiros levam vantagem no número de vitórias: duas contra uma do time sorocabano.
______________________

NÃO DEU PRO GUARANI. PERDEU OUTRA
______________________

A Rádio Futebol Interior acompanha mais uma vez o Guarani na Copa Paulista. A transmissão começa às 18h, com narração de Marcelo Corsato, reportagens de Pedro Lino e operação de som de Eduardo Rodrigues.


NÚMEROS DE BUGRE E BENTÃO

O Guarani tem 7 pontos em 8 jogos, com duas vitórias, um empate e cinco derrotas, aproveitamento de 29%. Marcou 7 gols e sofreu 12.

O São Bento, também com 7 pontos, soma uma vitória, quatro empates e três derrotas, com o mesmo aproveitamento (29%). O Azulão balançou as redes 9 vezes e sofreu 12 gols.

Antes do início desta rodada, Primavera e XV de Piracicaba já garantiram vaga na próxima fase, com 18 pontos cada. O Paulista de Jundiaí aparece em terceiro, com 10 pontos, e ainda enfrenta o Rio Branco na rodada.


REABILITAÇÃO

Guarani e São Bento vivem momentos complicados na Copa Paulista e buscam a reabilitação.

O Bugre, que disputa a competição com uma equipe alternativa — já que o time principal está na Série C do Brasileirão —, não vence há três jogos. Foi derrotado por 1 a 0 pelo XV de Piracicaba, 3 a 0 pelo Primavera, e 1 a 0 pelo Paulista. A última vitória foi na quinta rodada, em 14 de julho, por 1 a 0 sobre o Rio Branco, em Campinas.

Já o São Bento não vence há cinco partidas. Após a saída do técnico Dyego Coelho, quem assumiu foi Fabiano Carneiro. No último jogo, empatou em casa com o Rio Branco por 2 a 2, após estar perdendo por dois gols de diferença. Antes disso, perdeu para o Paulista (2 a 0), para o XV de Piracicaba (2 a 1), empatou com o Primavera (2 a 2) e com o Guarani (0 a 0), em Sorocaba. Sua última vitória foi em 28 de junho, contra o Rio Branco, em Americana: 2 a 0.


COMO VEM O BUGRE

Sob o comando do técnico Marcelo Cordeiro, o Guarani tem um desfalque confirmado: Lucas Martins, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. A tendência é que o treinador mantenha a base da equipe que atuou na última rodada.

Apesar da derrota, Cordeiro elogiou o desempenho da equipe na coletiva pós-jogo:

“Não deixamos de jogar em nenhum momento, tentamos o tempo todo ter a bola e propor o jogo. Dos 19 relacionados, 13 são da base. Essa experiência na Copa Paulista será muito importante para eles”, destacou.

Sobre o duelo decisivo, Cordeiro foi direto:

“É o confronto direto com o São Bento pela quarta vaga. Se vencermos em casa, mantemos a posição e vamos para o último jogo brigando pela classificação. Nosso foco total é esse jogo.”


E O BENTÃO

O técnico Fabiano Carneiro também tratou o jogo como uma decisão:

“Será ainda mais difícil. O Guarani é uma equipe tradicional, jogando em casa. O Marcelo (Cordeiro) é meu colega de profissão, jogamos juntos. Tem um bom time, será uma partida complicada. Já assistimos aos jogos deles e estamos nos preparando para surpreender.”

O meia-atacante Coutinho está fora do restante da competição — sofreu lesão no menisco do joelho direito e passará por cirurgia. O zagueiro Grasson, que cumpriu suspensão, volta a ficar à disposição. Estão pendurados: Fabrício, Lauder, Hannyel, Deivid, Léo Príncipe e Vitão.

No departamento médico estão:

  • Coutinho (lesão no menisco medial — fará artroscopia);
  • Grasson (condropatia patelar — pode ser liberado);
  • Pedrinho (lesão miotendínea — em fisioterapia).

RETROSPECTO

Segundo o site jogosdoguarani.com, Guarani e São Bento já se enfrentaram 94 vezes entre 1935 e 2025:

  • Guarani: 34 vitórias | 122 gols
  • São Bento: 24 vitórias | 83 gols
  • Empates: 36

EM CAMPINAS

  • 43 jogos
  • 24 vitórias do Guarani
  • 5 do São Bento
  • 14 empates

EM SOROCABA

  • 49 jogos
  • 19 vitórias do São Bento
  • 10 do Guarani
  • 22 empates

O primeiro confronto válido pelo Paulistão ocorreu em 9 de junho de 1963, com vitória do São Bento em Sorocaba. O Guarani venceu o jogo da volta em Campinas: 3 a 1, em 8 de dezembro do mesmo ano.

No último encontro, em 5 de julho, as equipes empataram por 0 a 0, em Sorocaba, pela quarta rodada da Copa Paulista. Foi uma partida muito disputada, com forte marcação e poucas chances claras. O jogador Nickolas, do Guarani, foi expulso.

FICHA TÉCNICA

Guarani
Guarani
São Bento
São Bento
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
11/08/2025
Fase Horário:
22:00
Fase Árbitro:
Rodrigo Fernandes Junior
Fase Assistentes:
Daniel Luis Marques e Leonardo Augusto Villa
Fase Estádio:
Brinco de Ouro da Princesa
Fase Local:
Campinas (SP)