Guarani completa 34 anos do título de 78 e faz homenagem aos campeões
Quem também estará presente será Osmar Santos, que narrou o título do Bugre
Campinas, SP, 13 (AFI) – Nesta segunda-feira o Guarani completa 34 anos de sua maior conquista: o título de campeão brasileiro de 1978. E com uma comemoração inédita, já que a ONG Garra Guarani estará fazendo um jantar comemorativo para prestar uma homenagem a todos os que tiveram participação na conquista, o que jamais foi feito oficialmente pelo Guarani.
O Jantar Comemorativo “Heróis de 78” será na Churrascaria Apaloosa´s fica na Avenida Marechal Carneiro, n. 81, em Campinas-SP
Uhh, Carlos Alberto!
Entre os nomes confirmados está o do treinador Carlos Alberto Silva, para muitos o maior ídolo do Guarani de todos os tempos. Carlos Alberto, que nesta terça-feira completará 73 anos, chegará em Campinas no início da tarde e estará recebendo o carinho dos bugrinos.

O narrador Osmar Santos, que em 1978 narrou a decisão contra o Palmeiras, vencida pelo Guarani por 1 a 0, pela Rádio Globo de São Paulo (AM 1100) também confirmou presença e será homenageado. No evento, os emocionantes minutos finais da final de 1978, na voz de Osmar Santos, serão apresentados aos presentes.
Além dos jogadores que residem na região de Campinas, outros que residem distante como Zé Carlos e Miranda, que moram em Belo Horizonte; Neneca, hoje em Londrina-PR; Edson, em Goiânia-GO; Capitão, em Ribeirão Preto e Bozó, em Curitiba-PR, também foram convidados e deverão estar presentes. O preparador físico Hélio Maffia é outro confirmado.
Clique e confira todos os jogadores que participaram da conquista do título de 1978
A família de Ricardo Chuffi, que era o presidente do Guarani em 1978 e já falecido, também será homenageada, assim como o vice-presidente Michel Abib e toda a comissão técnica que trabalha no Guarani em 1978.
Carlos Alberto “peitou” Presidente do Conselho e Guarani foi campeão
Quando o Guarani chegou as finais do Campeonato Brasileiro, o presidente do Conselho Deliberativo era Leonel Martins de Oliveira, que no final de 2011 foi destituído da presidência do clube. Leonel Martins já tinha tudo acertado para as duas finais serem realizadas em São Paulo, com o que Carlos Alberto não concordou e exigiu que um dos jogos fosse em Campinas. Ricardo Chuffi e Michel Abib ficaram ao lado do treinador, a final foi em Campinas e o Guarani conquistou o título.
Quase 34 anos após, a história se repetiu e o presidente atual, Marcelo Mingone, eleito indiretamente, “vendeu” os jogos contra o Santos, fazendo as duas partidas no estádio do Morumbi, em São Paulo e o treinador Vadão, cuja uma de suas maiores características é a covardia, quedou-se. O Guarani fez os dois jogos em São Paulo e deixou escapar a chance de ser campeão paulista.
Quem quiser participar do evento, maiores informações e reservas: [email protected]
Ficha Técnica da Final do Campeonato Brasileiro de 1978
Guarani 1 x 0 Palmeiras
Estádio Brinco de Ouro, em Campinas
Juiz: José Roberto Wright (Fifa)
Gol: Careca, aos 36´/1o. Tempo
Cartões Amarelos: Mauro e Bozó (Guarani) e Toninho Vanusa, Ivo e Alfredo Mostarda (Palmeiras)
Público: 27.086 pagantes
Guarani
Neneca; Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Manguinha e Renato; Capitão, Careca e Bozó.
Treinador: Carlos Alberto Silva.
Palmeiras
Gilmar; Rosemiro, Beto Fuscão (Jair Gonçalves), Alfredo Mostarda e Pedrinho; Ivo, Toninho Vanusa e Jorge Mendona; Silvio, Escurinho e Nei.
Treinador: Jorge Vieira.
OBS.: Mauro (Guarani), Toninho Vanusa, Jorge Mendonça, Escurinho e o Treinador Jorge Vieira (Palmeiras) já são falecidos.





































































































































