Guarani ainda busca alternativas para voltar à Copa do Brasil em 2026
Fora da briga pelo título, o clube não pode mais contar com a Copa Paulista como via de acesso.
O Bugre está na 'fila de espera'e precisará torcer para que rivais conquistem vaga de forma direta para liberar espaço.
Campinas, SP, 20 (AFI) – Eliminado precocemente da Copa Paulista, o Guarani terá de recorrer a outros caminhos para tentar garantir presença na próxima edição da Copa do Brasil. A equipe bugrina encerrou a participação no torneio no último fim de semana, após empatar por 2 a 2 com o Rio Branco e terminar apenas em quinto lugar do Grupo 3. Fora da briga pelo título, o clube não pode mais contar com a competição como via de acesso.
O regulamento da Copa Paulista previa que o campeão teria o direito de escolher entre disputar a Série D ou a Copa do Brasil, com o vice herdando a vaga restante. Sem chances neste torneio, o Bugre depende agora exclusivamente do desempenho no Campeonato Paulista de 2025, competição que distribui cinco das seis vagas destinadas à Federação Paulista.
As vagas diretas já estão bem encaminhadas para os quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) e também para o São Bernardo, que terminou como a melhor campanha entre os eliminados nas quartas de final. Isso faz com que o Guarani entre em uma espécie de “fila de espera” que ainda pode se abrir de acordo com o desempenho de rivais em torneios nacionais.
O Bugre está atrás de Red Bull Bragantino, Novorizontino, Mirassol e Ponte Preta. Esses clubes podem abrir espaço caso conquistem a vaga por outras competições — como o Brasileirão, a Copa do Brasil ou mesmo a Série B, no caso do Novorizontino, que segue na disputa pelo acesso.
Na prática, o Guarani precisa torcer para que parte desse grupo alcance classificações via cenário nacional. Se Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Bragantino e Mirassol confirmarem presença na Libertadores, as vagas conquistadas pelo Paulistão podem ser repassadas. Novorizontino, por sua vez, ainda tem caminhos alternativos que também poderiam liberar um espaço.
Com isso, a esperança bugrina está no entrelaçamento de resultados fora do seu controle, um cenário que mantém viva a possibilidade de retorno ao torneio do qual não participa desde 2022, quando foi eliminado pelo Vila Nova ainda na segunda fase, no Brinco de Ouro.
SÉRIE C
Enquanto acompanha de longe essa disputa indireta, o Guarani tenta manter a recuperação na Série C. A equipe soma duas vitórias seguidas, está invicta há três rodadas e entrou pela primeira vez no G-8, ocupando a oitava colocação com 23 pontos. O próximo compromisso será decisivo: duelo direto contra o Confiança, que tem a mesma pontuação e figura uma posição acima pelo critério de gols marcados.






































































































































