Guarani adota manual de conduta para atletas em meio a fase delicada na Série C
O “Manual do Atleta” é assinado pelo Conselho de Administração e pelo Departamento de Futebol, com o objetivo de preservar o ambiente de trabalho e reforçar valores institucionais do clube.
Diante da fase instável do time, o tom rígido e detalhista do manual soa, no mínimo, apelativo.
Campinas, SP, 05 (AFI) – Em meio a uma campanha irregular na Série C do Campeonato Brasileiro, o Guarani decidiu reforçar não apenas o elenco, mas também a disciplina e o comprometimento interno. O clube elaborou uma cartilha de conduta para orientar seus atletas sobre comportamento, rotina e responsabilidades dentro e fora de campo.
O “Manual do Atleta” é assinado pelo Conselho de Administração e pelo Departamento de Futebol, com o objetivo de preservar o ambiente de trabalho e reforçar valores institucionais do clube.
O MANUAL
Entre os tópicos abordados, estão questões de organização pessoal, respeito ao ambiente, uso adequado dos uniformes fornecidos pela rouparia e até restrições sobre cores de roupas — como a proibição de utilizar preto em determinadas ocasiões, por remeter à identidade visual de um rival regional.
A cartilha também destaca a importância de manter o ambiente limpo, evitar desperdícios e valorizar os profissionais que compõem a estrutura do clube, como cozinheiros, fisioterapeutas, roupeiros e analistas de desempenho.
Há ainda orientações específicas sobre alimentação: é proibido levar convidados para refeições, os sapatos devem ser fechados no restaurante indicado, e os resíduos de comida devem ser descartados de maneira adequada. Regras de conduta à noite também estão estipuladas — por exemplo, em dias que antecedem os jogos, nenhum atleta pode permanecer na rua após as 22h.
Em termos simbólicos, o documento busca reforçar o senso de pertencimento e a valorização da instituição. Há um claro apelo ao coletivo, com frases como “valorize quem está ao seu lado, venceremos juntos”, e uma ênfase em preservar a imagem do clube em todas as esferas.
SITUAÇÃO
O Guarani, atualmente 12º colocado da Série C, com 17 pontos, vive uma fase delicada. O clube está a apenas um ponto da zona de rebaixamento e terá pela frente o Ypiranga, no sábado, às 19h30, no Brinco de Ouro.
A tentativa de formalizar regras claras para o convívio pode ser vista como uma tentativa de frear desgastes internos e organizar o ambiente. Mas, diante da fase instável do time, o tom rígido e detalhista do manual soa, no mínimo, apelativo. Afinal, a cobrança por postura fora de campo ainda não tem reflexo direto no que mais importa: o desempenho dentro dele.






































































































































