Grupo de torcedores faz "protesto" em frente ao STJD pedindo o Santa Cruz na Série D

O ato acontece em meio à expectativa da sessão no Pleno do STJD, agendada para a tarde desta quinta-feira, que analisará o pedido do Santa Cruz

Um grupo de torcedores do Santa Cruz compareceu ao STJD, no Rio de Janeiro, pedindo a vaga do clube na Série D do Campeonato Brasileiro

Torcedores do Santa Cruz vao com faixa de protesto ao STJD
Foto: Reprodução

Rio de Janeiro, RJ, 04 (AFI) – Um grupo de torcedores do Santa Cruz compareceu ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, com faixas e cartazes em mãos, reivindicando a vaga do clube na Série D do Campeonato Brasileiro.

Sob a alegação de que é um direito legítimo do clube, cerca de oito manifestantes realizaram um protesto discreto antes da sessão que decidirá o destino do Tricolor pernambucano.

O ato acontece em meio à expectativa da sessão no Pleno do STJD, agendada para a tarde desta quinta-feira, que analisará o pedido do Santa Cruz para participar da quarta divisão do futebol brasileiro. Embora a sessão já tenha iniciado, o caso do clube ainda não foi abordado durante as discussões.

ENTENDA O CASO

Acompanhando de perto os desdobramentos do julgamento, estão presentes no STJD o vice-presidente do Santa Cruz, Marco Benevides, e o diretor de futebol, Diego Hydalgo. A defesa do clube pernambucano está a cargo do experiente advogado Osvaldo Sestário, que se prepara para apresentar os argumentos em favor da participação do Tricolor na Série D.

O embate jurídico do Santa Cruz visa especialmente o Democrata de Sete Lagoas, que assegurou uma das três vagas destinadas à Federação Mineira de Futebol, mesmo após ser rebaixado como lanterna no Campeonato Mineiro do ano anterior. A oportunidade surgiu após as desistências de Democrata, de Governador Valadares, Villa Nova e Caldense.

BRECHA

Segundo Álvaro Maia, vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube, a classificação do Democrata de Sete Lagoas para a Série D, mesmo após seu desempenho insatisfatório no Estadual, não está em conformidade com os critérios técnicos exigidos pela legislação esportiva brasileira.

De acordo com o artigo 193 da Lei Geral do Esporte, a participação em competições deve ocorrer com base em critérios técnicos previamente definidos, o que não teria sido observado no caso do clube mineiro.

Simultaneamente, o Santa Cruz argumenta que deveria ser incluído na competição por ser o clube melhor posicionado no Ranking da CBF deste ano entre aqueles que não possuem divisão nacional.

Confira também: