Grupo Convocados desiste da SAF do São Bento

A decisão de deixar o processo, de acordo com a empresa, foi “puramente técnica”

Segundo o comunicado, desde as primeiras reuniões, realizadas em julho de 2025, a Convocados afirma ter prezado pela transparência quanto às condições necessárias

São Bento
Foto: Divulgação/ECSB

Sorocaba, SP , 12 (AFI) – A novela envolvendo a possível transformação do São Bento em SAF ganhou mais um capítulo nesta semana — e novamente com um desfecho negativo.

O Grupo Convocados, formado pelo ex-jogador Roque Júnior, pelo economista Cesar Grafietti e pelo empresário Rodolfo Kussarev Júnior, anunciou por meio de carta oficial a desistência das negociações para adquirir e gerir a futura SAF do clube sorocabano.

“A Convocados Gestão e Futebol informa que, após cinco meses de negociações junto ao EC São Bento, deixa o processo que tratava para assumir a gestão de uma futura SAF a ser constituída pelo clube”, diz a nota divulgada pelo grupo.

TRANSPARÊNCIA

Segundo o comunicado, desde as primeiras reuniões, realizadas em julho de 2025, a Convocados afirma ter prezado pela transparência quanto às condições necessárias para avançar nas tratativas, tanto com conselheiros e sócios do clube quanto com o grupo de investidores que representa.

A decisão de deixar o processo, de acordo com a empresa, foi “puramente técnica”.

“A decisão por deixar o processo neste momento é puramente técnica e em linha com nosso modo de tratar qualquer negociação: objetivo, direto, claro e responsável”, diz outro trecho da nota.


150 DIAS DE NEGOCIAÇÃO

O projeto apresentado previa um investimento aproximado de R$ 30 milhões ao longo de dez anos, com o Grupo Convocados assumindo 90% das ações da futura SAF. Em setembro, o Conselho Deliberativo havia escolhido a empresa para liderar a transformação administrativa do Bentão.

No entanto, a partir de novembro, o Conselho Fiscal do São Bento emitiu parecer contrário à continuidade das negociações, alegando que o grupo não teria apresentado garantias financeiras suficientes para comprovar sua capacidade econômica. Em dezembro, a Convocados perdeu também a exclusividade para dar sequência ao processo.

Assim, após cinco meses de tratativas e um acordo muito próximo de ser finalizado, o negócio não avançou.


FICA PARA DEPOIS

Com a proximidade da estreia no Paulista da Série A2, marcada para 11 de janeiro, contra o XV de Piracicaba, no CIC, o assunto SAF deve permanecer em segundo plano até o fim da disputa estadual.

Esta é mais uma tentativa frustrada do São Bento de encontrar um grupo para gerir sua futura SAF. Antes da Convocados, o clube também manteve tratativas sem sucesso com um grupo de empresários portugueses e com investidores ligados ao ex-jogador Zé Roberto.


NOTA OFICIAL

Desejamos ao EC São Bento e aos seus torcedores sucesso na próxima temporada e no futuro do clube.”

“A Convocados Gestão e Futebol informa que, após 5 meses de negociações junto ao EC São Bento, deixa o processo que tratava para assumir a gestão de uma futura SAF a ser constituída pelo clube.

Desde as primeiras reuniões, em julho de 2025, a Convocados prezou pela transparência sobre as condições para evolução da negociação junto aos conselheiros e sócios do EC São Bento, bem como com o grupo de investidores que representa e do qual faz parte.

A decisão por deixar o processo neste momento é puramente técnica e em linha com nosso modo de tratar qualquer negociação: objetivo, direto, claro e responsável.