Grupo B: Curiosidade! Chile tem dois ganhadores do Nobel de Literatura

De cultura muito característica, povo chileno ama a dança e a música. E o futebol.

De cultura muito característica, povo chileno ama a dança e a música. E o futebol.

0002050002601 img

São Paulo, SP, 13 (AFI) – Espremida entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, a República do Chile é um país de paisagens deslumbrantes. Atrai turistas do mundo todo que buscam a solidão do deserto do Atacama ou as cores e espécies raras do Parque Nacional Terras Del Peixe u do Parque Nacional Lauca.

Com mais de 18 milhões de habitantes o Chile possui uma cultura muito peculiar. Na música, na dança, na literatura. De lá vieram Pablo Neruda e Gabriela Mistral, ambos ganhadores do Nobel de Literatura, para orgulho do alegre e festivo povo chileno. A capital é Santiago e a língua oficial o Castelhano.

0002050002601 img

Antes da chegada dos europeus no século XVI, o norte do Chile estava sob o domínio Inca, enquanto os índios mapuches (também conhecidos como araucanos pelos colonizadores espanhóis) habitavam o centro e o sul do território. Embora o Chile tenha declarado independência em 1817, a vitória decisiva contra o controle espanhol não foi alcançada até 1818.

Na Guerra do Pacífico (1879-83), o país venceu o Peru e a Bolívia e conquistou as regiões do norte. O Chile, que até então parecia estar relativamente livre da instabilidade política e do surgimento de governos autoritários que atingiam o resto do continente sul-americano, suportou 17 anos de uma rígida ditadura militar (1973-1990).

Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul.