Grupo A: Curiosidade! Tequila e pimenta temperam cultura mexicana

Civilizações pré-hispânicas deram origem ao povo dos sombreiros e dos mariachis

Civilizações pré-hispânicas deram origem ao povo dos sombreiros e dos mariachis

0002050002235 img

São Paulo, SP, 12 (AFI) – Um povo alegre, apaixonado pelos brasileiros desde a Copa do Mundo de 1970, quando o Brasil levou ao mundo o talento de Pelé, Tostão, Gérson Jairzinho, Rivelino e muitos outros craques. O México tem uma população superior a 120 milhões de habitantes e a Cidade do México, capital do país, é uma das maiores do mundo.

Sua cultura reflete a complexidade da mistura do país, desde as civilizações astecas até os dias atuais. Na música, na culinária, no cinema, na literatura (que tem Octávio Paz, Prêmio Nobel, como um de seus maiores expoentes), o México é um caldeirão de influências. A divisa com os Estados Unidos faz muita gente sonhar – e tentar – romper as fronteiras para alcançar um outro mundo. Por ali também nasceu a lenda de Zorro, o herói mais mexicano do mundo.

0002050002235 img

A bebida nacional é a Tequila, um destilado de cactos cuja maneira de se tomar pode variar de país para país. O sal e o limão são os acompanhantes prediletos, na ordem que o torcedor desejar. No México é sal antes e limão depois. No Brasil sal e limão antes. Na Irlanda, sal e limão fora… só Tequila!

A pimenta é indispensável na culinária, seja nos Tacos ou na Barbacoa Mole. E depois da pimenta, haja uma boa “cerveza” mexicana… ou mais tequila. A moeda é o peso mexicano e a paixão número um são as canções com os grupos de mariachis. E despois, claro, o futebol.