Grêmio x Internacional - A primeira vez a gente nunca esquece...

O clássico deste domingo será o primeiro Gre-Nal da história da Arena do Grêmio

O Tricolor recebe o arquirrival Internacional tentando evitar um repeteco do trágico primeiro clássico do “aposentado” Estádio Olímpico, que contou com vitória colorada por 6 a 2. O Imortal espera começar a escrever uma história diferente.

0002048092358 img

Porto Alegre, RS, 03 (AFI) – A primeira vez a gente nunca esquece. O velho ditado dará o tom do primeiro Gre-Nal da história da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor recebe o arquirrival Internacional tentando evitar um repeteco do trágico primeiro clássico do “aposentado” Estádio Olímpico, que contou com vitória colorada por 6 a 2. O Imortal espera começar a escrever uma história diferente, neste domingo, às 16 horas, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Depois da derrota para o Corinthians, por 2 a 0, o Tricolor perdeu contato com o pelotão de elite. E, agora, espera contar com a força de sua casa para encostar nos líderes. Até o momento, o Grêmio fez cinco jogos na Arena, neste Brasileirão, sendo que venceu quatro e empatou um. Ou seja, conquistou 13 do total de 15 pontos em seus domínios.

0002048092358 imgGre-Nal número 397 será quente

Por outro lado, o Inter tenta dar uma resposta aos seus torcedores, após a inesperada goleada sofrida contra o Náutico, por 3 a 0, na Arena Pernambuco. Como seu jogo com o Santos, que aconteceria no meio de semana foi adiado, o Colorado teve a semana inteira para treinar, mas também perdeu posições com a rodada e caiu para o quinto lugar, com 18 pontos.

Retrospecto
Este será o Gre-Nal de número 397 em toda a história. E, pelo menos por enquanto, o Colorado tem uma certa folga na vantagem. São 149 vitórias do Inter, 125 do Grêmio e 122 empates. São 562 gols colorados e 523 tricolores, de um total de 1.085 gols já anotados.

No Brasileirão, a vantagem é do Imortal, que venceu 19 dos 46 jogos disputados, até hoje. São 11 empates e 16 vitórias do Inter. No Olímpico, o Tricolor venceu 41 jogos, empatou 48 e perdeu 34. No Beira-Rio, foram 42 vitórias do Inter, 40 empates e 27 derrotas.

Nada de torcida única
Depois de várias ameaças da Brigada Militar de fazer jogo com torcida única, uma reunião realizada na quarta-feira, na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, acabou com a determinação da polícia. Assim, os torcedores do Inter terão direito a 1,5 mil ingressos para o clássico de domingo, sendo que o clube será responsável por eventuais estragos que sua torcida fizer no estádio gremista.

Por questões de segurança, principalmente no acesso dos torcedores do Inter ao estádio do Grêmio, a Brigada Militar tinha determinado na terça-feira que o Gre-Nal de número 397 seria o primeiro da história com torcida única. A decisão da polícia desagradou os dirigentes dos dois clubes, que tentaram, então, contornar a situação.

0002048092360 imgZé Roberto está fora de combate

Mistério de um lado…
O técnico Renato Gaúcho não quer mesmo dar pistas para o Internacional da escalação com que levará o Grêmio a campo. Pelo segundo dia consecutivo, o treinador fechou o treino da equipe à imprensa e só revelará os 11 jogadores que serão titulares momentos antes da partida.

Os profissionais de imprensa só tiveram acesso ao treinamento deste sábado uma hora após seu início, quando os jogadores já disputaram um rachão, sem nenhuma indicação da equipe titular. Depois desta atividade, Kléber, Elano, Barcos e Alex Telles ainda treinaram cobrança de pênaltis.

O lateral Pará concedeu entrevista coletiva e colaborou para o mistério armado por Renato Gaúcho. “Vai ser um grande clássico, um jogo histórico. Independentemente da formação que entrar em campo, vamos estar ligados. Temos ainda hoje e amanhã para conversar. Espero que a torcida faça uma grande festa e a gente conquiste a vitória.”

Para o clássico deste domingo, o Grêmio já tem os desfalques certos do meia Zé Roberto e do atacante Vargas, ambos lesionados. O uruguaio Maxi Rodríguez é o favorito para substituir Zé Roberto, mas Renato também pode optar pela escalação de três volantes, o que abriria espaço para a entrada do paraguaio Riveros. No ataque, Renato deve manter a dupla formada por Kleber e o argentino Barcos.

… Mistério do outro!
Se Renato Gaúcho fez treino secreto, o técnico Dunga também aposta no mistério. Assim como ocorreu na sexta-feira, neste sábado, o treinador voltou a fechar os portões do resort onde a delegação do Inter está hospedada, em Viamão. Ele não confirmou o time, mas também não deve fazer grandes modificações.

0002048092362 imgÍndio reforça o Colorado

A principal novidade será o zagueiro Índio. Na terça-feira, na reapresentação do elenco, ele reforçou o time Sub-23 em um jogo-treino contra o São José, de Porto Alegre, e aumentou as suas chances de entrar em campo no fim de semana na vaga de Ronaldo Alves.

Índio não atua desde o dia 17 de julho, quando o Inter empatou por 1 a 1 com o América Mineiro em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Recuperado de dores musculares, ele deve voltar a formar a dupla de zaga do time com Juan.

A outra modificação será no meio-campo. Após cumprir suspensão na derrota para o Náutico, o meia D’Alessandro retorna aos titulares. Alan Patrick é quem perde a vaga. Também existe a possibilidade do volante Airton ganhar vaga de Josimar.