Grêmio x Cruzeiro - De olho na ponta, Imortal pode bater recordes!
Tricolor pode ter seu melhor início na "Era dos Pontos Corridos" do Campeonato Brasileiro
Grêmio e Cruzeiro jogam nesta quarta-feira, às 22 horas, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela décima rodada do Brasileirão.
Porto Alegre, RS, 30 (AFI) – Embalado por três vitórias consecutivas, o Grêmio quer fazer história. Uma vitória sobre o Cruzeiro garantirá ao Tricolor o melhor início na “Era dos Pontos Corridos” do Campeonato Brasileiro, além de poder colocá-lo na ponta dependendo da combinação de resultados. E tudo isso com possibilidade de recorde de público. Portanto, ingredientes não faltam para o duelo desta quarta-feira, às 22 horas, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela décima rodada.
Desde que o Brasileirão começou a ser disputado no sistema de pontos corridos, os melhores inícios do Imortal – considerando os dez primeiros jogos – aconteceram em 2008, sob o comando de Celso Roth, e em 2012, com Vanderlei Luxemburgo. Em ambas as oportunidades, o time conquistou 18 pontos. Agora, soma 17 e ocupa a quinta posição. Perde para Atlético-MG, São Paulo e Fluminense, todos no G4, apenas no saldo de gols. O líder é o Sport, com 19.
Do outro lado, estará um Cruzeiro “ferido”. O atual bicampeão brasileiro faz apenas uma campanha medíocre. Após emplacar três vitórias sob o comando de Luxemburgo, a Raposa vem de duas derrotas inesperdas contra times que estão na parte debaixo da tabela, Chapecoense e Coritiba, ambas por 1 a 0. Os protestos já começaram por parte da torcida, já que o time é o 13º colocado, com dez pontos.
NÚMEROS
A expectativa é tanta que a torcida do Grêmio promete a quebra de recorde de público no Brasileirão neste Brasileiro. A esperança é de que mais de 30 mil torcedores encham a Arena. Até o momento, o maior público do time tricolor na competição aconteceu há duas rodadas, quando 22.896 pessoas assistiram à vitória sobre o Palmeiras, por 1 a 0.
Para fazer a festa dos torcedores, o Imortal terá de superar o tabu adverso contra o Cruzeiro. Nos últimos três confrontos, os mineiros levaram a melhor. A sequência aumentou a vantagem no retrospecto geral. Em 41 duelos pelo Nacional, são 19 vitórias celestes, dez empates e 12 vitórias gremistas.
PAREDÃO DE VOLTA
De volta após a decepcionante campanha da Seleção Brasileira que terminou nas quartas de final da Copa América, o goleiro Marcelo Grohe deve ser titular do Grêmio já diante do Cruzeiro. Pelo menos foi o que indicou o técnico Roger Machado no treino da véspera da partida, que acontecerá em Porto Alegre.
Grohe atuou entre os titulares na atividade em campo reduzido comandada por Roger nesta terça. O dono da posição, no entanto, não esqueceu do bom serviço prestado por Tiago enquanto ele esteve ausente.
“Fiquei muito feliz pelo o que o Tiago fez e pelo trabalho do professor Rogério (Godoy, preparador de goleiros)”, comentou.
Mas o retorno de Grohe não será a única novidade do Grêmio para a partida. Roger também confirmou as escalações dos laterais Rafael Galhardo e Marcelo Oliveira, que não enfrentaram o Avaí no último sábado porque cumpriam suspensão. Assim, Lucas Ramon e Marcelo Hermes voltam para a reserva.
MISTÉRIO NA RAPOSA
Ausente na derrota do Cruzeiro para o Coritiba, no último domingo, por causa de uma virose, o atacante Marquinhos treinou nesta terça-feira e garantiu que terá condições de entrar em campo nesta quarta, quando o time vai encarar o Grêmio. Embora Luxemburgo não tenha confirmado quem joga, ele deve entrar na vaga de Allano.
“Ficar fora é muito mais difícil. A pior coisa é ficar fora torcendo porque você sente mais. Vi o jogo contra o Coritiba no banco e é muito ruim. Por isso estou fazendo de tudo pra ter condições de entrar contra o Grêmio e ajudar meus companheiros”, disse Marquinhos.
Há a possibilidade de várias outras mudanças. Entre elas, a entrada do zagueiro Bruno Rodrigo na vaga de Paulo André, bem como o próprio Allano em lugar do uruguaio De Arrascaeta. O certo é que o volante Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será substituído por Charles, recuperado de contusão.





































































































































