Grêmio receberá taça da CBF pelo título da Supercopa do Brasil
A iniciativa partiu do presidente da entidade, Samir Xaud, que será recebido na Arena do Grêmio nesta quarta-feira (29)
A Confederação Brasileira de Futebol homenageará o Grêmio com a entrega do troféu da Supercopa do Brasil de 1990.
Porto Alegre, RS, 28 (AFI) – A Confederação Brasileira de Futebol homenageará o Grêmio com a entrega do troféu da Supercopa do Brasil de 1990.
A iniciativa partiu do presidente da entidade, Samir Xaud, que será recebido na Arena do Grêmio pelo presidente do Tricolor, Alberto Guerra, nesta quarta-feira (29).
A PRIMEIRA SUPERCOPA DO BRASIL
O Imortal foi campeão da Copa do Brasil em 1989 e, por isso, enfrentou o Vasco da Gama (campeão do Brasileirão de 1989) na primeira Supercopa do Brasil.
Uma segunda edição do torneio chegou a ser realizada em 1991, com título para o Corinthians, mas o campeonato só foi retomado pela CBF em 2020.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
ENTENDA A HISTÓRIA POR TRÁS DO TÍTULO
Por falta de datas, ficou definido em comum acordo entre os clubes e a CBF que os jogos das equipes válidos pela Libertadores valeriam como a disputa do título de Supercampeão em 1990. Vale destacar que, naquele ano, Grêmio e Vasco integraram o mesmo grupo na competição continental.
No jogo de ida, o Tricolor venceu por 2 a 0 no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS), com gols de Nilson e Darci. A partida de volta foi disputada em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), e terminou com um empate sem gols.
MOMENTO HISTÓRICO PARA O GRÊMIO

Acredita-se que houve uma confusão por parte dos detentores de direito da transmissão da partida e, por isso, não aconteceu a premiação.
Agora, a Confederação Brasileira de Futebol, através do presidente Samir Xaud, realiza esta reparação histórica, que entra para a história do Grêmio.
TROFÉU DIVULGADO PELA CBF

O troféu que será entregue é uma cópia exata daquele entregue ao Corinthians no ano seguinte. O escudo da CBF, inclusive, é o utilizado na época, com apenas três estrelas referentes aos títulos mundiais da Seleção masculina principal.
Uma homenagem semelhante aconteceu em agosto, quando a CBF finalmente entregou a ex-jogadores do Coritiba as medalhas pela conquista do Campeonato Brasileiro de 1985.






































































































































