Grêmio Barueri é acusado de manipulação de resultados e vira caso de polícia

A pedido de apostadores asiáticos, o time barueriense teria 'entregado' uma partida na quarta rodada da terceira divisão estadual

A pedido de apostadores asiáticos, o time barueriense teria 'entregado' uma partida na quarta rodada da terceira divisão estadual.

0002050149244 img

Barueri, SP, 08 – O Grêmio Barueri não cansa de ser alvo de polêmicas. Em meio a derrotas por WO, más condições de trabalho, jogadores insatisfeitos, protestos e uma grande bagunça administrativa, agora o time está envolvido em um escândalo de manipulação de resultados. Segundo reportagem publicada pelo jornal Diário de São Paulo, existem fortes evidências de que o time ‘entregou’ uma partida da quarta rodada da Série A3 do Campeonato Paulista, quando perdeu por 4 a 0 para o Rio Preto, no dia 11 de fevereiro.

Na ocasião, os jogadores do clube teriam sido pressionados por Jaci Martino de Oliveira, que começou a temporada como investidor do Barueri, mas viu a parceria chegar ao fim após um atrito com a diretoria. Um atleta que não quis ser identificado revelou ao jornal que o antigo parceiro do time entrou nos vestiário e pediu que os atletas perdessem o jogo. Caso contrário não haveria dinheiro para pagar os salários.

“Hoje tem de entregar o jogo para poder pagar o salário de todo mundo, para poder melhorar o alojamento. Se não acontecer isso, vai ser todo mundo mandado embora… Não quer entregar, não atrapalha”, foram as palavras de Jaci, segundo o atleta.

Sem vencer nenhuma partida na Série A3, agora o Grêmio Barueri pode se complicar mais ainda fora dos gramados.

Sem vencer nenhuma partida na Série A3, agora o Grêmio Barueri pode se complicar mais ainda fora dos gramados.

Sócio de Jaci, Matheus Soares dos Reis era o técnico do time no confronto com o Rio Preto. Ele explicou que a proposta chegou na noite anterior ao jogo e que deixou a decisão nas mãos do elenco. À reportagem do Diário de S.Paulo, Reis ainda confirma que a oferta teria sido feita por um apostador asiático e corria na casa dos US$ 25 mil (cerca de R$ 93 mil). O pedido era que o time perdesse pó mais de três gols de diferença, mas os jogadores não teriam aceitado.

Até os 37 minutos da partida, o Grêmio Barueri perdia por 3 a 0. Então, um pênalti em condições bastante estranhas foi cometido pelo jogador Gustavo Martino, coincidentemente filho de Jaci Martino. A atitude do jogador irritou os próprios companheiros e gerou algumas desconfianças dentro do elenco. Após a saída do pai, Gustavo também deixou o time.

Depois de muitos desentendimentos entre investidor e diretoria, a parceria acabou justamente após da partida contra o Rio Preto, no dia 13 de fevereiro. No momento, a situação do clube segue mais nebulosa do que nunca. Na última semana, o time teria sido vendido elo presidente Alberto Ferrari a um empresário não identificado.

CASO DE POLÍCIA

O caso já está sendo investigado pelo promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro, responsável pela investigação da Máfia do Apito no Campeonato Brasileiro de 2005. Para ele, os indícios de fraude são muito fortes. O Sindicato dos Atletas também já está romando providências. O presidente da entidade, Rinaldo Martorelli vai solicitar uma apuração à Policia Federal e até a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal)

No momento, o Grêmio Barueri é o lanterna da Série A3, sem nenhum ponto somado e com 50 gols sofridos.