Grêmio 0 x 0 Santos - Muitos erros dos dois lados e vaias para Aranha, o melhor em campo

Mas Aranha foi infeliz em suas declarações, tentando generalizar um fato que já passou e custou caro ao Grêmio, a sua eliminação da Copa do Brasil

“O Jogo do Aranha”. Assim vai ficar marcado o empate sem gols entre Grêmio e Santos, nesta quinta-feira à noite, na Arena Olímpico, que fechou a 22.ª rodada do Brasileiro.

0002050030021 img

Porto Alegre, RS, 18 (AFI) – “O Jogo do Aranha”. Assim vai ficar marcado o empate sem gols entre Grêmio e Santos, nesta quinta-feira à noite, na Arena Olímpico, que fechou a 22.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcou a volta do goleiro a Porto Alegre da polêmica gerada com a injúria racial sofrida na Copa do Brasil, que acabou resultado numa medida exagerada do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de eliminar o Tricolor dos Pampas da competição. O mesmo zero a zero aconteceu no primeiro turno, na Vila Belmiro.

E Aranha foi o jogador mais exigido neste jogo. Com grandes defesas, ele garantiu o empate que manteve o Grêmio fora do G4, em quinto lugar, com 36 pontos. Atrás do Corinthians, com 37, Internacional, com 38, São Paulo, 42 e do Cruzeiro, líder isolado, com 49 pontos. O irregular Peixe continua em posição intermediária, em nono lugar, com 30 pontos.

Aranha fez muitos grandes defesas para o Santos e saiu bravo de campo com as vaias da torcida do Grêmio

Aranha fez muitos grandes defesas para o Santos e saiu bravo de campo com as vaias da torcida do Grêmio

Este jogo foi transmitido, ao vivo, pela Rádio FUTEBOL INTERIOR, com narração de Júlio Nascimento, comentários de Rodolfo Leme e reportagens de Thiago Farias. E também pela Rádio Gre-Nal, que acompanhou tudo dos rivais em Porto Alegre. Ela é parceira da Rádio FI.

Personagem do jogo, Aranha ainda se mostrou revoltado com as vaias que recebeu desde os momentos em que pisou no gramado para o aquecimento. E depois durante todo momento que pegava a bola.

“É muito triste, porque isso mostra que a maioria da torcida (do Grêmio) aprova o ato ( de injúria racial) que aconteceu”, afirmou de forma equivocada, numa generalização errada. Na verdade, as vaias eram por causa de tudo que causou ao Grêmio, com a eliminação na Copa do Brasil.

BOM E MAU RETROSPECTO
Embora tivesse vencido o Grêmio, por 2 a 0, pelas quartas da Copa do Brasil, o Santos tem péssimo retrospecto fora de casa no Campeonato Brasileiro. Após a Copa do Mundo foram seis jogos e seis derrotas. No total, em 10 jogos, apenas oito pontos conquistados, com duas vitórias – sobre Figueirense e Bahia, ambos por 2 a 0 – e dois empates. Só 26% de aproveitamento.

De outro lado, o Grêmio tem 76% de aproveitamento diante de sua torcida, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota – 3 a 2 para o Coritiba, que derrubou o técnico Enderson Moreira, agora, por coincidência, no Santos.

JOGO NERVOSO
O jogo foi de muito nervosismo, disputado sob clima tenso pelo retorno do goleiro Aranha para a Arena Olímpico. Por conta disso, os dois times erraram muitos passes, mas o Grêmio foi mais perigoso ao ataque. Aranha fez uma grande defesa e depois foi salvo pela sorte com uma bola na sua trave esquerda.

Aos 18 minutos, Lucas Coelho, substituto de Barcos, que sentiu uma lesão à tarde e foi vetado, chuta de fora da área em diagonal. Aranha se estica todo, toca na bola e manda para escanteio. Dois minutos depois outra chance de ouro. De novo com Lucas Coelho. Ele chutou, agora de pé esquerdo, do lado esquerdo do ataque e cruzado, a bola resvalou na mão de Aranha e, caprichosa, tocou na trave esquerda.

O Santos se defendia bem, com uma linha de quatro zagueiros e ainda com a proteção de três jogadores de meio-campo. Curiosamente, apesar de estar escalado com três atacantes – Robinho, Gabriel e Leandro Damião – o Peixe praticamente não deu um chute a gol.

E nos últimos minutos, quando foi pressionado, várias vezes Robinho apareceu dentro da área aliviando e dando chutões. Foi um chute do Santos, contra seis do Grêmio.

SEGUNDO TEMPO
O time gaúcho fez apenas uma mudança, com a entrada de Riveros na vaga de Fellipe Bastos. Quase no segundo minuto, a primeira grande chance gremista. Lucas Coelho tocou em diagonal para Dudu que bateu de esquerda, de virada. Aranha caiu na bola, perto da trave, e mandou para escanteio.

Mas o jogo caiu muito de produção, apesar das mudanças nos dois times. Só nos últimos minutos, sentindo o Grêmio desgastado de tanto atacar,, o Santos tentou encaixar algum contra-ataque. Mas não conseguiu. Os times erraram demais: 38 passes do Grêmio e 33 do Santos. Vaias merecidas no final.

PRÓXIMOS JOGOS
No domingo, os dois times vão jogar em casa, domingo, a partir das 18h30. O Grêmio vai receber a Chapecoense, que empatou com o Corinthians, por 1 a 1, no Itaquerão. O Santos vai receber na Vila Belmiro o Figueirense, que quarta-feira, empatou o clássico com o Criciúma, por 1 a 1.