GRÉCIA: Venceu a Euro, parou CR7, qual será a próxima obra dos Deuses?
Há dez anos, os gregos conquistavam o título mais importante de sua história
Há dez anos, os gregos conquistavam o título mais importante de sua história
Aracaju, SE, 11 (AFI) – Grécia, pais que é composto em 80% de sua estrutura por montanhas, sendo uma delas o monte Olimpo, considerado por muitos, na mitologia grega, como a moradia dos doze Deuses do Olimpo, estará na Copa do Mundo no Brasil, o país do futebol. Zeus, Hades, Poseidon, Afrodite, Cronos, Dionísio, e muitos outros, inclusive Hércules, figura presente nos desenhos da Disney, tem a missão de ajudar os gregos a conquistar um lugar ao sol, ou melhor, no próprio Olimpo.
Local, este, que já estiveram em uma única oportunidade, e doeu na pele do nosso treinador, o senhor Luiz Felipe Scolari. Obra divina, ou não, a Grécia conseguiu um feito inédito em sua história ao se tornar campeão da Eurocopa em 2004. Passou por adversários consagrados como Espanha e França e derrotou na grande final, em plenas terras portuguesas, Portugal, de ninguém menos do que o atual melhor do mundo, ele mesmo, Cristiano Ronaldo. Na época, era apenas um menino, mas marcou o seu primeiro gol pela seleção contra a própria Grécia, ainda na fase de grupos, na vitória por 2 a 1.
Na final, o resultado foi totalmente diferente. Cristiano Ronaldo ainda não era um astro, teve a oportunidade dada pelo técnico Felipão, hoje no comando da Seleção Brasileira, que colocou Portugal nos holofotes. Montou um time competitivo, que tinha jogadores como Deco e Figo. Eles, porém, não fizeram diferença perante uma Grécia, que estava disposta a estragar a festa. Era o raio de Zeus caindo em terras portuguesas e a comemoração, no melhor estilo Dionísio, com muito vinho.
Na vitória, por 1 a 0, na grande decisão, os gregos levantaram a taça, esta que nunca será esquecida, mas que pode ser repetida, desta vez na Copa do Mundo. Com técnica? Muito improvável. Mas, com uma defesa sólida e muita raça. Esta que sempre esteve presente nas guerras de Ares, e nas próprias eliminatórias. Competição em que os gregos tomaram apenas seis gols em doze jogos e venceu cinco das nove partidas pelo placar mínimo de 1 a 0. Seria essa uma premonição de que 2004 poderia se repetir? Ou a retranca enfim será furada por adversários que jogam o fino da bola? Até porque, no Mundial só estão os melhores!
Se as histórias dos Deuses gregos são lendas, a Grécia quer virar uma, como a grande surpresa a conquistar a Copa do Mundo no país do futebol e lógico, com aquela ajudinha dos personagens místicos do Olimpo, aqueles mesmos que seguraram o futuro melhor do mundo e deram um empurrãozinho para o gol de Charisteas. As chances, porém, são extremamente pequenas.
Daquela seleção que conquistou a Europa, existem ainda dois remanescentes. Os meias Costas Katsouranis e GiorgiosKarangounis estão na lista dos 23 convocados pelo técnico Fernando Santos pela a Copa do Mundo e podem fazer a diferença.
HISTÓRIA
Com exceção da milagrosa conquista da Eurocopa de 2004, a Grécia nunca se destacou no meio do futebol. Os gregos estiveram em apenas duas Copas do Mundo e não passaram de um 24º lugar, “conquistado” em 1994. Já a segunda participação foi em 2010, onde venceu apenas uma partida, foi eliminada ainda na primeira fase e ficou na 25ª colocação.
No Mundial passado, a Grécia caiu em um grupo considerado fraco, onde tinha apenas a Argentina como grande potência. Os gregos, porém, não brilharam, venceram apenas a Nigéria, por 2 a 1, e ficaram na terceira colocação, sendo superadas pela Coreia só Sul, vice-líder, somente atrás dos Hermanos.
Neste ano, parece que a Grécia teve mais sorte. Está em um dos grupos considerados mais fracos do Mundial, o Grupo C, que tem a Colômbia como cabeça de chave, além de Costa do Marfim e Japão, todos postulantes a zebra, assim como os próprios gregos.
Para chegar ao Mundial, a Grécia enfrentou Israel, Suíça, Moldávia, Letônia e Luxemburgo nas eliminatórias. Acabou terminando a fase de grupos na segunda colocação, assim, classificando-se para a Segunda Fase e conseguindo a vaga contra a Ucrânia.
FICHA TÉCNICA
Federação Grega de Futebol- Grécia (Hellas)
O craque: Kostas Mitroglou, 26 anos, é a grande esperança da Grécia na Copa do Mundo. O atacante vem fazendo grande temporada no Fulham, da Inglaterra, e foi o responsável por colocar os gregos no Mundial. Foi dele três dos quatros gols na repescagem das Eliminatórias Europeias contra a Ucrânia. Forte e bom finalizador de longa distância, o artilheiro é um dos poucos dos jogadores que não voltam para marcar. Sua meta é apenas empurrar a bola para as redes, enquanto o sistema defensivo faz um verdadeiro ferrolho.
Olho Nele: Georgios Samaras, 29 anos, considerado por muitos o grande craque da Grécia. O atacante não é mais o astro que teve boas atuações na Inglaterra e na Holanda, porém, é a maior referencia do Celtic, seu atual clube. Com toda experiência, joga mais recuado na equipe do português Fernando Santos, formando o quinto homem de meio campo e ajudando a abastecer Mitroglou.
Ranking da Fifa: 12°
Melhor colocação em copas: 24º (1994)
Copas disputadas: 2
Colocação no último mundial: 25°
CT: Lourival Baptista, o Batistão, em Aracaju, Sergipe.
Palpite: Luta pela classificação
Time base: OrestisKarnezis; VassilisTorosidis, Costas Manolas, SokratisPapastathopoulos e Jose Cholebas; YiannisManiatis, Giorgos Karagounis, Salpingidis, AlexandrosTziolis e GeorgiosSamaras; Kostas Mitroglou. Técnico: Fernando Santos.
OS 23 CONVOCADOS
Goleiros: OrestisKarnezis (Granada), PanagiotisGlykos (PAOK) e StefanosKapino (Panathinaikos).
Defensores: VassilisTorosidis (Roma), LoukasVyntra (Levante), SokratisPapastathopoulos (Borussia Dortmund), Costas Manolas (Olympiacos), Vangelis Moras (Hellas Verona), Jose Cholebas (Olympiacos), Giorgos Tzavellas (PAOK) e YiannisManiatis (Olympiacos).
Meio-campistas: AlexandrosTziolis (Kayserispor), Costas Katsouranis (PAOK), Giorgos Karagounis (Fulham), Andreas Samaris (Olympiacos), PanagiotisTachtsidis (Torino), PanagiotisKone (Bologna), YiannisFetfatzidis (Genoa) e LazarosChristodoulopoulos (Bologna).
Atacantes: GeorgiosSamaras (Celtic), Kostas Mitroglou (Fulham), FanisGekas (Konyaspor) e Dimitris Salpingidis (PAOK).
O PAÍS
Nome oficial: República Helênica
Capital: Atenas
População: 11.100.000 milhões
PIB: US$ 294.000.000.000 bilhões
Língua oficial: Grego
Moeda: Euro





































































































































