Gramado do Mineirão assusta, mas envolvidos rebatem: 'Trabalho feito é para manter jogabilidade'

Moderno estádio apresenta uma aparência bem distinta do esperado

Equipe técnica ainda problematiza o calendário do futebol brasileiro

mineirao

Belo Horizonte, MG, 28 – O aspecto do gramado do Mineirão vem chamando a atenção por conta da grande área. A grama amarelada resultou questionamentos diversos sobre as condições para receber jogos. A equipe técnica e de manutenção do Gigante da Pampulha garante: “apesar da aparência, o trabalho feito aqui é para que a jogabilidade seja mantida”, afirma Otávio Goes, gerente técnico do Mineirão.

ESTRELA DO VÔLEI E DAS REDES SOCIAIS LAMENTA DERROTA BRASILEIRA

AH, O CALENDÁRIO…

O calendário do futebol brasileiro é sempre uma das grandes discussões no meio futebolístico. A sequência de jogos é sempre comentada e, para esta temporada, o Mineirão encontrou uma situação inédita: os campeonatos de 2020 acabaram tendo sua reta final em 2021. Desta forma, o gramado não teve tempo de recuperação.

“É comum vermos treinadores, jornalistas e jogadores falando sobre o calendário e a sequência pesada de partidas. Para o Mineirão, é a primeira vez que temos Atlético e Cruzeiro jogando simultaneamente e, ainda, tivemos o calendário apertado por conta da pandemia. Montamos uma operação para que o impacto no jogo, em si, seja o menor possível”, diz Goes.

TEM QUE PENSAR NOS GOLEIROS

O setor norte no inverno não bate sol e está com auxílio das Máquinas de Fotossíntese para acelerar o processo de recuperação da grama. Já a pequena área recebeu um replantio devido ao tipo de jogo do goleiro.

“O replantio foi feito como forma de não interferir na jogabilidade. Como o goleiro fica parado naquela área específica, e ainda tem a sobrecarga com os aquecimentos, optamos em fazer o processo para que não haja nenhuma interferência do gramado no jogo”, completa Bárbara Freitas, coordenadora ambiental do Mineirão.

Bárbara também afirma que o processo de recuperação está ainda mais intenso em função da sobrecarga dos jogos, dando continuidade no tratamento com luzes artificiais, fortificantes, adubos, fechamento de buracos, irrigação e descanso. Para manter a qualidade, vale ressaltar que a arena promove anualmente um overseeding, ou seja, o replantio do campo com sementes adaptadas para o inverno, processo que foi adiantado neste ano para março.

SOBRE O GRAMADO DE INVERNO

O procedimento para o plantio da grama de inverno é realizado em três etapas. Primeiro ocorre o corte vertical, que retira o excesso de material que se acumula no campo de jogo. O segundo procedimento é um corte mais rente ao solo, deixando o gramado uniforme. Na última etapa é aplicada a semente de inverno.

O MINEIRÃO

Com 55 anos de história, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, o estádio é palco de eventos e conquistas esportivas.

Confira também: