Goleiro de gigante europeu é suspenso pela Uefa até 2022

O clube holandês lamentou a decisão da Uefa e informou que irá recorrer à decisão da instituição

O clube holandês lamentou a decisão da Uefa e informou que irá recorrer à decisão da instituição

0002050526660 img

Campinas, SP, 05, (AFI) – Após testar positivo em um teste de doping realizado pela Uefa no fim do ano passado, o goleiro André Onana, do Ajax, foi punido pela instituição europeia de futebol e não poderá jogar por pelo menos 12 meses.

RECURSO

O clube holandês lamentou a decisão da Uefa e informou que irá recorrer à decisão da instituição, alegando que o goleiro apenas se confundiu e tomou um remédio de sua esposa, para dor.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Onana não se sentia bem e queria tomar um comprimido para aliviar o desconforto. Sem saber, porém, ele tomou Lasimac, um medicamento que sua esposa havia recebido anteriormente. Esta confusão de Onana resultou na medida tomada pela Uefa. O órgão disciplinar da associação de futebol declarou que Onana não tinha intenção de trapacear. No entanto, a Federação Europeia de Futebol acredita, com base nas regras antidoping, que um atleta tem o dever, em todos os momentos, de garantir que nenhuma substância proibida entre no corpo”, disse a nota oficial do Ajax.

PUNIÇÃO PESADA?

Ídolo do clube e hoje diretor do Ajax, o ex-goleiro Van der Sar lamentou a dura punição da Uefa e afimrou que esperava um período muito menor.

“Renunciamos explicitamente às drogas que melhoram o desempenho e, obviamente, defendemos um esporte limpo. Esta é uma decisão terrível para o próprio André, mas certamente também para nós como clube. Ele é um grande goleiro que há anos prova seu valor para o Ajax e é muito popular entre os torcedores. Esperávamos uma suspensão condicional ou uma suspensão muito mais curta do que esses doze meses, porque sem dúvida não se destinava a fortalecer seu corpo”, lamentou o ex-goleiro.

O Comitê Disciplinar da Uefa declarou que Onana não tinha a intenção de melhorar a sua performance. Porém, com base nas regras antidoping, o atleta tem o dever de sempre garantir que nenhuma substância proibida entre em seu corpo.

Hoje com 24 anos, o goleiro foi formado nas categorias de base do Barcelona. Ele chegou ao Ajax em 2015. Desde então, conquistou uma vez o Campeonato Holandês, uma edição da Copa da Holanda e um título da Supercopa Holandesa. Ele disputou 26 jogos na atual temporada e sofreu 22 gols.