Gol de Placa

100% parceira
Sobre a parceria que está na iminência de ser celebrada entre o União Barbarense e a empresa Gold Price, prefiro esperar um pouco mais para emitir uma opinião. Ela deu toda pinta de que não aconteceria, mas novos entendimentos entre as partes, com aval do Conselho Deliberativo do clube, mudaram o panorama. Os portugueses reafirmaram que desejam uma parceria 100%, futebol e área social, e acenam com o saneamento das dívidas – hoje na casa dos R$ 5 milhões.

A essa altura do campeonato, uma coisa é certa: só com os poucos recursos do clube e com as forças da cidade, é um sofrimento administrar o União. Assim, para que o show não pare e as dívidas não inviabilizem tanto o futebol como o clube inteiro, os dirigentes e conselheiros estão dispostos a arriscar numa nova parceria. Que Deus ilumine os caminhos dos unionistas e dos portugueses.

A nave e os casulos
Na semana passada, trabalhei na Arena Barueri. O novo estádio paulista é uma obra fantástica, um dos melhores palcos para jogar, assistir e transmitir futebol. Tudo parece ter sido feito com esmero: gramado, arquibancadas, vestiários, cabines de rádio e televisão, climatização dos ambientes, estacionamento… Mesmo sem estar concluída, o que só deve acontecer em 2010, a Arena Barueri já está entre os melhores estádios do país.

Tudo isso contrasta com o que vemos em volta. Dona de uma geografia bastante acidentada, cheia de morros, a cidade de Barueri nos causa a sensação de estar eternamente em construção. De dentro do estádio é impossível não notar as centenas, talvez milhares de casas e sobradinhos sem reboque. A Arena Barueri parece uma grande nave que pousou num planeta superlotado de casulos.

Mural da Bola
() O torcedor do União, André Pompeu, enviou a seguinte mensagem sobre a parceria que o clube está prestes a concretizar: “Sinceramente, me assustei com a ansiedade em fechar contrato com a Gold Price, a qualquer preço, muito semelhante à época da UB. Não seria a hora de uma parada momentânea do futebol profissional do União até a casa ser arrumada, para não se jogar no lixo, como está sendo jogada, sua gloriosa história? Será a parceria a única e final salvação do União Barbarense? Se até agora não foi paga a folha salarial de um elenco barato (e fraquíssimo!), como pagarão os R$ 5 milhões das dívidas do clube? Que mágica farão para recuperar este investimento inicial e gerar lucro em cinco anos se o União vem “patinando” há décadas sem conseguir que seu futebol se torne rentável o suficiente para se manter independente de ajuda externa? Segundo o ditado, ´quando a esmola é demais o santo desconfia`. Particularmente, sinto que o futebol profissional do União Barbarense está próximo de uma paralisação, cabe a todos nós decidirmos se será por um período apenas ou para sempre…”

() Já o torcedor Hélio José está preocupado com o uniforme do União: “(…) Faça uma campanha para que o União desapareça com esse uniforme ridículo e que só traz lembranças horríveis… Pelo amor de Deus… Esse uniforme ninguém agüenta mais!”

() O leitor Pedro Luz, de Osasco, nos convida para visitar o seu blog sobre a Loteca: “Assim como milhões de brasileiros, também sou “tarado” por futebol. Curto tanto o futebol que o meu hobby é a famosa Loteca (antiga loteria esportiva), na qual jogo todas as semanas e tenho até um blog com conteúdo exclusivo voltado para seus concursos e jogos. Nesse espaço, faço análises jogo a jogo, registro meus palpites e recebo os comentários e críticas de muitos amigos por todo o Brasil.” Na sexta-feira, o maior favorito do concurso do final de semana era o Criciúma que enfrentaria o CRB: 88% apostavam na vitória do time catarinense. O Goiás tinha a preferência de quase 40% dos apostadores contra aproximadamente 35% do Corinthians. O endereço para acesso dos “lotequeiros” é http://analise14pontos.blog-br.com.

Fl. 01/02

“Tenho Dito”
“O futebol brasileiro é suficientemente organizado para realizar uma Copa do Mundo.” Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Troféu Apagão
Para a fraca campanha do União Barbarense no 1º Turno da Copa Federação Paulista de Futebol. Assim, não irá além da 1ª Fase.

Troféu Gol de Placa
Para o Rio Branco Esporte Clube que completou 94 anos no sábado. A situação não permite muita festa, mas é sempre bom pensar que dias melhores virão.