GOIANO: Atlético-GO bate Vila Nova e conquista o tri pela primeira vez

O atlético se sagrou campeão em 2020, 2022, 2023 e agora 2024, faturando seu 18º Goianão, no ano em que retorna à Série A do Campeonato Brasileiro

O Atlético recebeu o Vila Nova no Antônio Accioly, pelo segundo e decisivo jogo da final estadual e fez o dever de casa ao bater o rival por 3 a 1

Atletico GO vence Vila Nova e conquista o Campeonato Goiano
Foto: Ingryd Oliveira / Atlético-GO

Goiânia, GO, 07 (AFI) – O Atlético-GO é tricampeão do Campeonato Goiano. Na tarde deste domingo (07), o Dragão recebeu o Vila Nova, no Antônio Accioly, pelo segundo e decisivo jogo da final estadual e fez o dever de casa ao bater o rival por 3 a 1, conquistando a competição três anos consecutivos pela primeira vez em sua história.

Ente foi o quarto título goiano do Dragão nos últimos cinco anos, dominando a década no estado. O atlético se sagrou campeão em 2020, 2022, 2023 e agora 2024, faturando seu 18º Goianão, no ano em que retorna à Série A do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Vila, que não é campeão estadual desde 2005, amargou seu 11º vice

No jogo de ida, o Atlético havia derrotado o rival por 2 a 0 fora de casa, e chegou para a partida decisiva, em seus domínios, com uma vantagem considerável. Por isso, conseguiu controlar a partida desde o apito inicial.

Atletico GO e Campeao Goiano
Jogadores comemoram o título goiano – Foto: Ingryd Oliveira / Atlético-GO

DRAGÃO NA FRENTE

A partida em Goiânia começou muito agitada. Jogando em casa e com vantagem, o Dragão chegou com perigo duas vezes aos oito minutos. Na primeira, Tubarão chutou forte e parou em Roberto, que salvou o Vila. Segundos depois, Emiliano Rodríguez recebeu lançamento na área, mas de frente para o gol, desviou para fora.

O gol dos mandantes, porém, não demorou para sair. Aos 10, Alejo cruzou na área, Anderson Conceição tentou cortar, mas acabou mandando a bola contra o próprio travessão. No rebote, a bola sobrou na medida para Luiz Fernando, que sem marcação, abriu o placar para o Dragão e assumiu a artilharia do Goianão, com 11 gols.

Após o gol, o Atlético diminuiu o ritmo, dando mais espaços ao Vila Nova. Aos 24, a equipe da casa teve a chance de ampliar com Luiz Fernando, que recebeu de Shaylon na entrada da área e chutou de primeira, parando em grande defesa de Dênis. Entretanto, quem acendeu a esperança foi o torcedor do time visitante.

Aos 27, Roberto cobrou falta na cabeça de Alesson, que mandou para o fundo do gol e deixou tudo igual no Antônio Accioly. O jogo então esfriou e parecia que iria empatado para o intervalo. Porém, aos 50, Shaylon puxou contra-ataque com Luiz Fernando, que conduziu até a entrada da área e serviu Emiliano Rodríguez. O camisa 9 ajeitou a bola e tocou na saída de Dênis Júnior, ampliando a vantagem no agregado.

É CAMPEÃO!

Na volta para a segunda etapa, o Dragão passou a administrar o resultado e não criou muitas chances de perigo nos minutos iniciais. Precisando do resultado, quem chegou primeiro perto do gol foi o Vila. Aos 15, Naninho lançou Henrique Almeida na área e chutou para uma grande defesa de Ronaldo.

A investida do Vila, entretanto, não durou muito. Aos 22, Baralhas chutou para um milagre de Dênis. Apenas um minuto depois, o paredão visitante defendeu mais uma em cabeçada de Sahylon, mas no rebote, Emiliano Cruz, também de cabeça, ampliou o placar e garantiu a vitória do Dragão, que foi tricampeão pela primeira vez em sua história.

MUDANÇA DE FOCO

Com o término do estadual, os rivais agora se preparam para a disputa do Campeonato Brasileiro. O Dragão retorna à Série A com um duelo em casa, diante do Flamengo. A bola rola no próximo domingo (14), a partir das 16h, no Antônio Accioly.

Já o Vila estreia na Série B diante do Guarani, no OBA. A data e horário da partida ainda não foram definidos pela CBF. Antes disso, entretanto, o Tigre volta a campo na próxima quarta-feira (17), quando encara o Cuiabá, no jogo de ida da semifinal da Copa Verde, às 20h, também em seus domínios.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO
Atlético-GO
3 1
Vila Nova
Vila Nova
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
07/04/2024
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Wílton Sampaio (FIFA)
Fase Assistentes:
Bruno Pires (FIFA) e Fabrício Vilarinho (FIFA)
Fase VAR:
Pablo Ramon (FIFA – RN)
Fase Cartões Amarelos:
Atlético-GO: Baralhas, Shaylon
Vila Nova: Fernandão
Fase Cartões Vermelhos:
Vila Nova: Igor Bolt
Fase GOLS:
Atlético-GO: Luiz Fernando – 10’1T, Emiliano Rodríguez – 50’1T, 23’2T
Vila Nova: Alesson – 27’1T
Fase Estádio:
Antônio Accioly
Fase Local:
Goiânia (GO)

Confira também: