Gaucho: Quinze anos após conquista inédita pelo Caxias, Paulo Turra estreia como técnico

Ao lado de Matheus Bachi, filho de Tite e auxiliar, ídolo do Grená ficará à beira do campo pela primeira vez neste sábado

Ao lado de Matheus Bachi, filho de Tite e auxiliar, ídolo do Grená ficará à beira do campo pela primeira vez

0002050055569 img

Caxias do Sul, 28 (AFI) – O técnico Paulo Turra fará, neste sábado, seu primeiro jogo oficial no comando do Caxias. A partida contra o Brasil de Pelotas, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, será válida pelo Campeonato Gaúcho, competição que o treinador venceu como zagueiro e capitão do mesmo clube, no ano 2000. Foi o maior título grená em 80 anos de história. O novato à beira do campo disse que está ansioso, mas não ficará nervoso quando a bola rolar.

Paulo Turra (direita) ao lado de Matheus Bachi, filho do treinador Tite

Paulo Turra (direita) ao lado de Matheus Bachi, filho do treinador Tite

“É um prazer muito grande ser um ex-jogador, torcedor, sócio, a comandar o clube. Estou preparado e tranquilo. O planejamento foi bem feito. O Caxias está pronto para a estreia.”, afirma.

Contratado após a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2014, Turra começou a trabalhar com o grupo de jogadores do Caxias no início de Dezembro. Foram quatro jogos-treinos: vitórias contra Sindicato dos Atletas do RS e Inter de Lages-SC, empate com o Cruzeiro-RS, e derrota para o São José-RS.

COM O FILHO DE TITE

Paulo Turra tinha 27 anos quando ergueu, como capitão do Caxias, a taça de campeão gaúcho, num time comandado por Tite. O destaque, naquela campanha, valeu ao zagueiro uma transferência para o Palmeiras, um pedido do técnico Felipão – conquistaria a Copa dos Campeões de 2000. O Grená oficializou, esta semana, a contratação do filho de Tite, Matheus Bachi, 26 anos, como um dos auxiliares técnicos de Turra. Matheus foi zagueiro de Cruzeiro-RS e Três Passos-RS. Depois, formou-se em Ciência do Exercício, nos Estados Unidos.

CARREIRA

Paulo Turra, 41 anos, iniciou a carreira de técnico em 2009, no Novo Hamburgo. Passou por clubes dos três estados do Sul: Esportivo-RS, Brasil de Farroupilha-RS, Brusque-SC, Marcílio Dias-SC, Avaí-SC, Cianorte-PR e Operário-PR. Seus melhores resultados foram obtidos nos clubes paranaenses. Com o Operário, foi finalista do campeonato do interior. No Cianorte, além da final do interior, obteve classificação para a Copa do Brasil e chegou às quartas-de-final da Série D do Brasileiro.

No Caxias, Turra trabalha com dois ex-parceiros no Caxias dos anos 90: o centroavante Washington “Coração Valente”, vice de futebol, e o ex-lateral esquerdo Luciano Almeida, observador técnico.

TABU DA ESTREIA

Um pequeno tabu estará em jogo em Caxias x Brasil. O Caxias não conseguiu estrear com vitória nos dois últimos Campeonatos Gaúchos. Em 2014, empatou em 2 a 2 com o Veranópolis. Em 2013, ficou no 0 a 0 com o Canoas. Em 2012, última vez que estreou em casa, derrotou o Ypiranga, 2 a 0.