Gaucho: Quinze anos após conquista inédita pelo Caxias, Paulo Turra estreia como técnico
Ao lado de Matheus Bachi, filho de Tite e auxiliar, ídolo do Grená ficará à beira do campo pela primeira vez neste sábado
Ao lado de Matheus Bachi, filho de Tite e auxiliar, ídolo do Grená ficará à beira do campo pela primeira vez
Caxias do Sul, 28 (AFI) – O técnico Paulo Turra fará, neste sábado, seu primeiro jogo oficial no comando do Caxias. A partida contra o Brasil de Pelotas, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, será válida pelo Campeonato Gaúcho, competição que o treinador venceu como zagueiro e capitão do mesmo clube, no ano 2000. Foi o maior título grená em 80 anos de história. O novato à beira do campo disse que está ansioso, mas não ficará nervoso quando a bola rolar.
“É um prazer muito grande ser um ex-jogador, torcedor, sócio, a comandar o clube. Estou preparado e tranquilo. O planejamento foi bem feito. O Caxias está pronto para a estreia.”, afirma.
Contratado após a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2014, Turra começou a trabalhar com o grupo de jogadores do Caxias no início de Dezembro. Foram quatro jogos-treinos: vitórias contra Sindicato dos Atletas do RS e Inter de Lages-SC, empate com o Cruzeiro-RS, e derrota para o São José-RS.
COM O FILHO DE TITE
Paulo Turra tinha 27 anos quando ergueu, como capitão do Caxias, a taça de campeão gaúcho, num time comandado por Tite. O destaque, naquela campanha, valeu ao zagueiro uma transferência para o Palmeiras, um pedido do técnico Felipão – conquistaria a Copa dos Campeões de 2000. O Grená oficializou, esta semana, a contratação do filho de Tite, Matheus Bachi, 26 anos, como um dos auxiliares técnicos de Turra. Matheus foi zagueiro de Cruzeiro-RS e Três Passos-RS. Depois, formou-se em Ciência do Exercício, nos Estados Unidos.
CARREIRA
Paulo Turra, 41 anos, iniciou a carreira de técnico em 2009, no Novo Hamburgo. Passou por clubes dos três estados do Sul: Esportivo-RS, Brasil de Farroupilha-RS, Brusque-SC, Marcílio Dias-SC, Avaí-SC, Cianorte-PR e Operário-PR. Seus melhores resultados foram obtidos nos clubes paranaenses. Com o Operário, foi finalista do campeonato do interior. No Cianorte, além da final do interior, obteve classificação para a Copa do Brasil e chegou às quartas-de-final da Série D do Brasileiro.
No Caxias, Turra trabalha com dois ex-parceiros no Caxias dos anos 90: o centroavante Washington “Coração Valente”, vice de futebol, e o ex-lateral esquerdo Luciano Almeida, observador técnico.
TABU DA ESTREIA
Um pequeno tabu estará em jogo em Caxias x Brasil. O Caxias não conseguiu estrear com vitória nos dois últimos Campeonatos Gaúchos. Em 2014, empatou em 2 a 2 com o Veranópolis. Em 2013, ficou no 0 a 0 com o Canoas. Em 2012, última vez que estreou em casa, derrotou o Ypiranga, 2 a 0.






































































































































