Gaúcho: Homem acusado de prática racista contra goleiro do Grêmio é identificado

Adriel sofreu injúrias durante a partida do Grêmio contra o Brasil-RS pelo Campeonato Gaúcho

Brasil emitiu nota e informou que já passou a identidade às autoridades cabíveis

Gremio Racismo Brasil Torcedor
Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Pelotas, RS, 01 (AFI) – O Brasil-RS identificou o torcedor que proferiu injúrias raciais ao goleiro reserva do Grêmio Adriel, durante o confronto entre os times pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho, no Bento de Freitas.

O Xavante não informou as medidas adotadas internamente, mas excluiu o homem do quadro de sócios e passou a identidade à polícia. Em nota, o Brasil relata “que tomou todas as providências em relação às acusações”.

MANDOU MUITO MAL

O caso veio a público quando o jogador do Grêmio, por meio do Instagram, afirmou ser vítima de ofensas racistas junto dos companheiros e acusou um dos torcedores. Momentos depois, um vídeo de uma suposta imitação de macaco, por um homem na arquibancada, também ganhou força na Internet.

“Hoje ouvi muitas ofensas da torcida adversária, tanto eu como meus companheiros. E ofensas racistas e de baixo calibre: ‘Ei negão, vira servente de pedreiro’. Triste isso”, escreveu na rede social.

E AGORA?

Adriel abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil e o TJD iniciou uma investigação sobre o ocorrido para esclarecer os fatos. Ainda não sabe se o Brasil será punido, porém, deveria de acordo com o Artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Esportiva:

“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”

A pena pode ser uma multa entre R$ 100 a 1.000 ou, caso seja mais grave, com perda de pontos e mando de campo.