Grêmio Ypiranga-RS
GAÚCHO: Grêmio vence Ypiranga e levanta o pentacampeonato

Com duas vitórias levantou o pentacampeonato seguido – 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. É seu 41.º título, mas atrás do rival, Internacional, com 45 títulos.

O Grêmio ainda segue atrás do Internacional no número de títulos do Gaúcho. O Colorado já foi campeão dos pampas por 45 vezes.

gremio bruno alves 2022 e1648934527359
Bruno Alves fez 1.º gol do Grêmio. Foto: Oficial GFPA

Porto Alegre, RS, 2 (AFI) – O Gaúcho terminou. O Grêmio conquistou o seu 41.º título do Campeonato Gaúcho ao vencer o Ypiranga, por 2 a 1, neste sábado à tarde, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O Imortal confirmou a vitória na ida, em Erechim, pela contagem mínima, e com duas vitórias levantou o pentacampeonato seguido – 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Mais de 43 mil torcedores viram a decisão, recorde de público na competição.  

O último penta tinha sido conquistado em 1989, quando o time contava com o meia Assis, irmão e atual empresário de Ronaldinho Gaúcho. Apesar do feito, o Grêmio ainda segue atrás do Internacional no número de títulos. O Colorado já foi campeão dos pampas por 45 vezes.

Esta conquista também empurra o Grêmio para buscar o acesso dentro do Campeonato Brasileiro da Série B, que já começa no próximo sábado. A estreia vai acontecer em Campinas, diante da Ponte Preta. O Erechim, dono da melhor campanha no Gaúcho, vai disputar a Série C do Brasileiro.

INÍCIO TENSO
O jogo começou tenso, como esperado numa final. O Grêmio mais agressivo, tentando achar espaços na bem armado esquema defensivo do Ypiranga. Aos sete minutos, Campaz chutou, a bola desviou e subiu exigindo um tapa do goleiro Edson por cima do travessão. Aos 13, o goleiro apareceu dividindo fora da área com Elias, que aproveitou o erro de Lorran na saída de bola.

O Ypiranga só assustou aos 21 minutos, após cruzamento da direita e que o goleiro Brenno não cortou, quase deixando a bola para o complemento do atacante Hugo Almeida. O gol saiu aos 45 minutos. Começou numa falta perto da área batida por Bitello, que acertou o travessão. No rebote, Rodrigues cabeceou em direção à pequena área, onde outro zagueiro, Bruno Alves, subiu e desviou de cabeça. O lance gerou dúvidas e só foi confirmado dois minutos pelo VAR.


SEM SAIR
Mesmo atrás no placar e precisando marcar, pelo menos, dois gols para levar a definição aos pênaltis, o Ypiranga, do técnico Luizinho Vieira, não abandonou o seu esquema defensivo. O Grêmio mostrou cautela, na expectativa de ampliar o placar sem se expor.

O Grêmio ampliou aos 32 minutos, num lance só validade pelo VAR. Nasceu numa falta do lado esquerdo cobrada por Campaz, que Villassanti desviou com o pé e Edson fez grande defesa. Mas no rebote, Rodrigues ajeitou e chutou firme. O auxiliar anotou impedimento e o gol só foi confirmado após três minutos.

A torcida, em seguida, soltou o grito de ‘é campeão’. Mas aos 34 minutos, o Ypiranga assustou ao diminuir com Erick. Na pequena área, ele esticou o pé e desviou o cruzamento de Gedeilson. Este foi o sexto gol de Erick, já confirmado como reforço do Vasco na Série B.

A partir dos 40 minutos a torcida se convenceu de que o título estava assegurado. E deu início à grande festa do título, renovando a esperança de ter muito mais sucesso na temporada 2022.

Confira também: