Gauchão:Dupla Gre-Nal inicia disputa de olho na Libertadores
Gauchão promete em 2007. Internacional e Grêmio também terão que se preocupar com a Libertadores.
Porto Alegre, RS, 19 (AFI) – O Campeonato Gaúcho de 2007 terá a participação de 18 clubes (Gaúcho, Glória, Guarany, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, Santa Cruz, Ulbra e Veranópolis, 15 de Novembro, Brasil, Caxias, Esportivo, Grêmio, Guarani, São José de Cachoeira do Sul, São José de Porto Alegre e São Luiz) divididos em 2 chaves.
Os times jogarão entre si dentro dos grupos, em turno e returno. Os dois últimos colocados de cada chave estarão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2008. O primeiro de cada irá automaticamente para a Fase Semifinal, enquanto que o segundo de uma chave enfrentará o terceiro de outra na Segunda Fase, em jogo único. Os vencedores avançam à Fase Semifinal, em dois jogos. A Fase Final também será em jogos de ida e volta.
A princípio a dupla Grêmio (atual campeão) e Inter é a favorita para a conquista do título estadual, mas duas coisas podem atrapalhar: o fato de ambos disputarem a Copa Libertadores e também terem alguns jogos realizados no estádio municipal da cidade de Cidreira, o “Sessinzão”, localizada a 70 km de Porto Alegre e que está em péssimas condições, assim como estava o gramado, mas que foi trocado no último dia 9.
O Grêmio, campeão gaúcho 34 vezes, trouxe quatro reforços do exterior: o zagueiro argentino Schiavi (Hércules, Espanha), o volante Diego Souza (Benfica, Portugal), o lateral-direito Jucemar (Dínamo Tbilisi, da Geórgia) e o goleiro argentino Sebastián Saja (San Lorenzo, Argentina). Também vieram o zagueiro Teco (Cruzeiro), o meia Edmílson (Inter) e os atacantes Douglas (América Mineiro) e Tuta (Fluminense).
No Inter, campeão gaúcho 37 vezes e atual campeão mundial, nenhum reforço, apenas o lateral Chiquinho, retornando de empréstimo do Palmeiras. O Colorado disputará o 87º Campeonato Estadual da história com o seu time B, enquanto que os principais jogadores fazem a pré-temporada, mas nem por isso o elenco é formado por desconhecidos: jogarão, por exemplo, o meia Pinga e o atacante Márcio Mossoró. O zagueiro Rafael Santos, que estava no grupo, foi “pinçado” por Abel Braga para o time principal.Outro gaúcho na Série A do Brasileirão, o Juventude manteve só seis jogadores de 2006. Foram vários reforços, sendo os principais o lateral-direito Michel (ex-Cruzeiro), o zagueiro Wescley (ex-Corinthians), o meia Paulo Ramos (ex-Grêmio) e os atacantes Alex Alves (ex-Portuguesa) e Da Silva (vindo da Coréia do Sul). Ulisses (lateral-esquerdo), Radamés (volante) e Juliano (meia) vieram do Fluminense.
O São José, do técnico Hélio Vieira, aposta em jogadores do time vice-campeão gaúcho de juniores de 2006. Do atual elenco, 26 atletas foram formados no clube. As principais contratações foram o lateral Marcelo Müller, do Joinville, e o volante Júnior Negrão, do Moto Clube.
Juventude se reforçou
O principal reforço do Novo Hamburgo, do técnico Abel Ribeiro, é o lateral-esquerdo Fabinho, revelado pelo Paraná, com passagem pela seleção brasileira pré-olímpica e que estava no Cianorte. Também chegaram o goleiro Marcão, o lateral-direito Marcelo Baiano, o lateral-esquerdo Alex, os zagueiros Téio e Rodrigo Santos, o volante Éder Lazzari, os meias-atacantes Terrão e Kélson e os atacantes Washington e Maiquel.
Duas vezes campeão gaúcho (1920 e 1938), o Guarany faturou o título da Segunda Divisão em 2006 e volta à elite do futebol do Rio Grande do Sul após 24 temporadas, justamente quando completa 100 anos de existência.
O veterano e polêmico meia Arílson, de 33 anos, será o destaque do Glória. Do grupo de 2006 apenas três seguem: o goleiro Vinícius, o jovem zagueiro prata-da-casa Jean e o lateral-esquerdo Glaucius.
Caso de polícia
No Veranópolis o maior destaque foi o caso de polícia: na tentativa de conseguir uma contratação de impacto, o atacante Pena foi anunciado. Aos iniciar os treinamentos, a diretoria percebeu que o jogador sempre treinava com um boné e separado do resto do elenco. Era Carlos Alberto Gonçalves, conhecido como Edu Bala, que se apresentou ao clube gaúcho como sendo Pena. Ele teve que prestar depoimento à polícia, mas como apresentou documentos verdadeiros, não foi preso pelos policiais. No entanto teve que devolver os quatro mil reais pagos por sua contratação e ainda foi acompanhado por membros da comissão técnica até a rodoviária da cidade.
Se o Gaúcho foi o que formou o elenco mais tarde e lutará para não cair, a Ulbra, do técnico carioca Flávio Campos, terá dentre seus 26 jogadores no elenco, 17 reforços. Criada em 2001, em três anos saiu da Terceira Divisão para ser vice-campeã gaúcho da Primeirona, em 2004. Seus principais destaques são os laterais Barão (direito) e Émerson Ávila (esquerdo).
O Esportivo, o São José-CS, o Santa Cruz e o São Luiz apostam em desconhecidos, enquanto que o Guarani trouxe o atacante Pontes (ex-Juventude).
No Caxias chegaram o zagueiro Max (ex-Friburguense e Flamengo) e o volante Jorge Luis (ex-Avaí), mas seu maior reforço foi fora das quatro linhas: foi oficializada a parceria entre Caxias e a Metalcorte, que patrocinará a frente e as costas da camisa do clube, que foi remodelada pela Skyroad. O goleiro Márcio Angonese é o grande nome do 15 de Novembro para o Estadual de 2007. Outros jogadores conhecidos são o volante Márcio Hahn e o meia Leandro Alves. O clube de Campo Bom terá Kempes, que é brasileiro, no ataque e o uruguaio Claudio Elias na zaga.
O Brasil conseguiu renovar o contrato do atacante uruguaio Claudio Millar, o que foi anunciado como o maior reforço do clube de Pelotas. Outro uruguaio, o treinador Alberto Quintela, não resistiu aos maus resultados dos amistosos e foi demitido nesta quarta-feira. Em seu lugar assumiu Ney da Matta. As contratações de maior impacto foram a do volante Marcos Basílio e o lateral-direito Mineiro.
Primeira rodada:
Sábado, 20/01
São José-PA x Grêmio – Estádio Sessinzão, em Cidreira, às 16h.
Domingo, 21/01
Internacional x Novo Hamburgo – Estádio Sessinzão, em Cidreira, às 16h.
Guarany x Glória, em Bagé, às 17h.
Veranópolis x Juventude – Estádio Antonio David Farina, em Veranópolis, às 17h.
Gaúcho x Ulbra – Estádio Volmar Salton, em Passo Fundo, às 17h.
Esportivo x Guarani – Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves, às 17h.
Caxias x São José-CS – Estádio Centenário, em Caxias do Sul, às 17h.
15 de Novembro x Brasil – Estádio Sady Schmidt, em Campo Bom, às 19h.





































































































































