Gauchão: Mesmo com derrota, Juventude é o segundo finalista

Caxias do Sul, RS, 22 (AFI) – O Juventude fez valer o regulamento e garantiu sua vaga para decisão do Campeonato Gaúcho 2007. Mesmo com a derrota de 2 a 1 para o Veranópolis, na tarde deste domingo, em pleno Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, tirou a classificação do time alviverde, que na partida de ida havia vencido por 2 a 0.Agora, o Ju tentará evitar o bicampeonato do Grêmio, que na noite da última sexta-feira garantiu vaga ao conquistar uma das maiores viradas da história do Gaúchão. Após perder por 3 a 0 no jogo de ida, o Tricolor conseguiu golear por 4 a 0, no Olímpico.

Essa será a quarta vez na história que Grêmio e Juventude se enfrentam em decisões estaduais. Nas outras três o time da capital levou a melhor e se sagrou campeão (1965, 1996 e 2001). O time de Caxias também enfrentou o Internacional em outras duas finais: venceu em 1998 – quando conquistou seu único título – e perdeu em 94.Ao contrário do Ju, o Grêmio tentará seu 35º título e, assim, diminuir um pouco a hegemonia do rival Inter. O Colorado é o principal campeão do Estado com 37 canecos. As finais acontecerão nos próximos dois domingos. O primeiro jogo será em Caxias do Sul, enquanto o segundo no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Classificação com derrota
O Veranópolis quase complicou a vida do Juventude. O time visitante saiu na frente no marcador, com um gol do atacante Dinei aos 24 minutos do primeiro tempo. O artilheiro Vitor Hugo ampliou aos 50 segundos da segunda etapa. O resultado estava levando o jogo para os pênaltis, mas aos 12 Gabriel diminuiu e garantiu os donos da casa na decisão.