GANA: Chegou a hora de uma seleção africana ser campeã mundial?

Gana entra na competição como a melhor seleção africana e sonha alto

Gana entra na competição como a melhor seleção africana e sonha alto

0002050001647 img

Campinas, SP, 11 (AFI) – Acostumados a fazer verdadeiros estragos nas Olimpíadas, os africanos não conseguem repetir os mesmo feitos quando atuam com suas seleções principais. Na história de todas as Copas do Mundo, a seleção africana que chegou mais longe foi Senegal, em 2002, que chegou até às quartas de final e terminou na sexta posição. Na Copa passada, Gana fez uma campanha parecida e terminou em sétimo. Será que dessa vez ela tem chances de ir até o título?

Para a maioria dos analistas de futebol, nenhuma seleção africana da atualidade é tão boa quanto a de gana. Com uma mescla de bons jogadores jovens e experientes, como Prince Boateng, Essien e Gyan, o time esteve a um passo das semifinais em 2010 e deixou a chance escapar. Agora, com a lição já levada, os ganeses esperam não cair em facilitismos.

0002050001647 imgO Grupo da primeira fase não é nada fácil. Além da poderosa e uma das favoritas Alemanha, Gana ainda terá pela frente Portugal, do melhor do mundo, Cristiano Ronaldo e Estados Unidos, que costuma avançar para as oitavas. Por outro lado, ao passar para as oitavas, o time ganha ainda mais força e confiança para ir mas longe na competição.

As apostas são as mesmas. No banco de reservas está o treinador James Appiah, ganês que dirigia a seleção olímpica e desde 2012, após o término das Olimpíadas, assumiu a seleção principal. Entre os titulares aparecem os experientes Prince Boateng, Essien, Afful, Gyan e uma novidade que pode ser crucial na campanha ganesa: Jordan Ayew, atacante de 22 anos com grande faro de gol.

HISTÓRIA
Considerada atualmente a melhor seleção africana, Gana demorou muito para disputar uma Copa do Mundo. A primeira foi em 2006, na Alemanha, quando chegou para ser um saco de pancadas e acabou fazendo bonito. Os ganeses foram os únicos africanos a passarem para a Segunda Fase e acabaram eliminados pelo Brasil nas oitavas de final, por 3 a 0.

No Copa seguinte, em 2010, na África do Sul, Gana mostrou que realmente tem um futebol que cresce a cada ano e fez uma campanha ainda melhor. Novamente melhor africana, ela chegou nas quartas de final e só não avançou para as semifinais após perder na disputa de pênaltis para o Uruguai. Detalhe: Restando dois minutos para o término do tempo regulamentar de jogo, Gyan desperdiçou uma penalidade máxima.

Ficha Técnica

Associação de Futebol de Gana – Gana

0002050001650 imgO craque: Michael Essien,volante, de 31 anos pode não estar na melhor fase de sua carreira, mas continua sendo o maestro no meio-campo de Gana. Mais experiente, o jogador não tem a mesma precisão que tinha na marcação, mas compensa isso com um bom passe, lançamentos precisos e acima de tudo liderança de um jogador que já vestiu camisas importantes como as de Chelsea, Real Madrid e Milan.

Olho Nele: Jordan Ayew, atacante, de 22 anos não é aquele que formava a dupla de ataque ganesa na última Copa do Mundo ao lado de Gyan, mas tem um faro de gol ainda maior. Mesmo jovem, o jogador é uma arma ofensiva interessante da seleção africana, aliando velocidade e precisão nas finalizações. No último amistoso de Gana antes do Mundial, contra a Coreia do Sul, ele balançou as redes três vezes na vitória por 4 a 0.

Ranking da Fifa: 37º

Melhor colocação em copas: 7º (2010)

Copas disputadas: 2

Colocação no último mundial:

CT: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)

Palpite FI: Pode surpreender.

Time base: Kwasarey; Afful, Akaminko, John Boye e Opare; Kwadwo Asamoah, Essien, Boateng e Muntari; Jordan Ayew e Gyan.
Técnico: James Appiah.

23 convocados

Goleiros: Adam Kwarasey (Stromsgodset-NOR), Fatau Dauda (Orlando Pirates-RSA), Stephen Adams (Aduana Stars-GHA)

Defensores: Samuel Inkoom (Platanias-GRE), Daniel Opare (Standard Liege-BEL), Harrison Afful (Espérance-TUN), John Boye (Rennais-FRA), Jonathan Mensah (Évian-FRA), Rashid Sumaila (Sundowns-RSA)

Meio-campistas: Michael Essien (Milan-ITA), Mohammed Rabiu (Kuban Krasnodar-RUS), Agyemang Badu (Udinese-ITA), Kwadwo Asamoah (Juventus-ITA), Sulley Muntari (Milan-ITA), Albert Adomah (Middlesbrough-ING), Wakaso Mubarak (Rubin Kazan-RUS), Christian Atsu (Vitesse-HOL), Afriyie Acquah (Parma-ITA)

Atacantes: Andre Ayew (Marseille-FRA), Asamoah Gyan (Al Ain-EAU), Kevin-Prince Boateng (Schalke 04-ALE), Majeed Waris (Valenciennes-FRA), Jordan Ayew (Sochaux-FRA)

O País

Nome oficial: República de Gana

Capital: Acra

População: 25,9 milhões

PIB: $40,71 bilhões

Língua oficial: Inglês

Moeda: Cedi