Gama 1 x 2 Portuguesa - Ai se não fossem os gols relâmpagos!

Brasília, DF, 27 (AFI) – Com gols de Clayton e Vaguinho logo no início do segundo tempo, a Portuguesa venceu o Gama por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na abertura da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Verdão perdeu sua invencibilidade e o aproveitamento de 100% em casa – havia vencido os seis jogos. Com o resultado, Lusa chegou aos 24 pontos e assumiu o quarto lugar, provisoriamente na zona de classificação. Essa foi a terceira derrota seguida da equipe do Distrito Federal, que caiu para o oitavo lugar com 21 pontos.

Depois de um primeiro muito equilibrado, a Lusa aproveitou um momento de instabilidade para construir a vitória logo no início da etapa final. Após o gol, porém, o time perdeu várias oportunidades de ampliar e por pouco não cedeu o empate no final.

Poderia ser mais emocionante
Tanto que uma das poucas jogadas de perigo no começo do confronto aconteceu somente aos 15 minutos. O atacante Val Baiano lançou o meia Ésley em velocidade pela direita, mas o goleiro Tiago interceptou bem a finalização na grande área. O Verdão sentia muitas dificuldades para superar a retranca adversária.

A partida começou bastante movimentada, com o Gama buscando mais o ataque e a Portuguesa imprimindo uma forte marcação na saída de bola. Apesar de demonstrarem vontade no início, ambas as equipes sentiam dificuldades para concluir a gol.

Apostando nos contra-ataques pelas pontas, a Lusa quase abriu o placar aos 22. O lateral Leonardo cruzou pela esquerda, o atacante Vaguinho ajeitou de cabeça, mas Clayton bateu em cima da zaga. Sem criatividade no meio-campo, os dois times conseguiam chegar ao ataque apenas na base dos cruzamentos e bolas paradas.A última grande oportunidade do primeiro tempo aconteceu aos 40 minutos. E novamente com a dupla Ésley e Val Baiano. Mas desta vez foi o meia quem serviu. Ele dominou na área pela direita e cruzou na medida para o matador que cabeceou por cima do gol de Tiago.

Vitória graças aos gols relâmpagos
E logo aos dois minutos, a equipe do Distrito Federal teve a chance de abrir o placar. Val Baiano foi derrubado na área pelo zagueiro Luiz Henrique e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o próprio atacante bateu, mas o goleiro Tiago espalmou.

Na tentativa de dar mais velocidade e deixar o time mais ofensivo, o técnico Roberto Cavalo tirou o lateral-esquerdo Rodrigo Ninja para a entrada do meia Raul. Com isso, o atacante Bebeto passou a jogar como ala pela esquerda e Saulo como terceiro zagueiro.

O gol desperdiçado foi um ducha de água fria aos donos da casa. Tanto que em três minutos a Portuguesa marcou dois gols. Aproveitando ausência de um lateral efetivo no lado esquerdo adversário, o volante Rai tocou na área pela direita para o atacante Clayton, que bateu com categoria no ângulo direito de Juninho aos três.Três minutos depois, o mesmo Clayton cruzou pelo lado esquerdo e Vaguinho aproveitou o espaço livre pela direita deixado por Bebeto para desviar para as redes. Com desvantagem no placar, não restou outra alternativa ao Verdão a não ser atacar. Para tanto, Cavalo tirou o lateral-direito Ralfh para a entrada do atacante Gavião.

Apesar de partir para o ataque em busca do empate e pressionar a todo custo, o Gama só conseguiu diminuir aos 44 minutos. O meia Ésley bateu da entrada da área e acertou o canto esquerdo do goleiro Tiago.Próximos Jogos
No próximo sábado, às 16 horas, o Gama volta a campo para enfrentar o Ipatinga, no Estádio Ipatingão, no interior de Minas Gerais. Enquanto isso, a Portuguesa jogará contra o Barueri, na próxima sexta-feira, às 20h30, na Arena Barueri, na cidade de mesmo nome.

Ficha Técnica

Gama 1 x 2 Portuguesa

Gama
Juninho; Ralfh (Gavião), Fabrício, Gilvan e Rodrigo Ninja (Raul); Saulo (Chiquinho), Coracine, Naves e Ésley; Bebeto e Val Baiano.
Técnico: Roberto Cavalo

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília – DF
Árbitro: Cleiber Elias Leite – GO
Cartões Amarelos: Rodrigo Ninja, Fabrício e Saulo (Gama); Preto, Dias, Bruno Rodrigo e Luiz Henrique (Portuguesa)
Gols: Ésley aos 44’/2T (Gama); Clayton aos 3’/2T e Vaguinho aos 6’/2T (Portuguesa)

Portuguesa
Tiago; Marco Aurélio, Bruno Rodrigo e Luiz Henrique; Wilton Goiano, Rai, Dias, Preto (Joãozinho) e Leonardo; Vaguinho (Alexandre) e Clayton.
Técnico: Vágner Benazzi.