Jovem promessa do Atlético-MG aguarda a sonhada estreia pelo Galo

Gabriel Veneno, destaque da base, segue no banco e aguarda chance no time principal.

Promessa de 16 anos, Gabriel Veneno ainda não tem data para estrear pelo Atlético-MG no profissional.

Atlético-MG
Jovem aguarda chance de estrear para brilhar pelo Galo. (Foto: Reprodução/Instagram/@_venenno11)

Belo Horizonte, MG, 17 (AFI) – O Atlético-MG vive a expectativa pela estreia de Gabriel Veneno no time profissional. Durante o clássico contra o Cruzeiro, a torcida atleticana pediu a entrada do jovem atacante de 16 anos, que ficou no banco pela segunda partida consecutiva. A estreia do garoto, no entanto, ainda não tem data definida.

Após a partida, o técnico Jorge Sampaoli foi questionado sobre a possível utilização de Veneno nesta temporada. O treinador respondeu:

“Não sei. Sinceramente, o ano está em um momento difícil para nós. A situação de jogo é um pouco complexa. Gabriel está tentando se inserir aos poucos nos treinamentos. Sem dúvida, nós vimos o comportamento dele em sua categoria menor. Vai ser no momento que acreditarmos que ele esteja preparado”.

BRASILEIRÃO

Considerado uma das principais joias da base atleticana, Veneno assinou seu primeiro contrato profissional em 2025, válido até 2028.

O atacante subiu rapidamente: do Sub-17 foi direto para o Sub-20 e, após lesões de Júnior Santos e Cuello, começou a treinar com o elenco principal no CT.

Sampaoli relembrou casos anteriores no clube, como a estreia de Savinho em 2020, também aos 16 anos, quando o Atlético-MG brigava pelo topo do Brasileirão.

Segundo o treinador, “Aconteceu com Savinho, com Calebe aqui… Sempre pensei que eu tenho que respeitar os momentos”.

HISTÓRIA E SUPERAÇÃO

Nascido em Ilhéus, Bahia, Gabriel Castro Santos ganhou o apelido de Veneno após ser picado por uma cobra na infância, episódio que resultou na amputação de parte do dedo anelar direito.

O atacante iniciou a carreira em escolinhas de sua cidade, passou pelo projeto Canarinhos e chegou a ser observado pelo Santos, mas acabou dispensado.

O jovem chamou a atenção do Atlético-MG ao se destacar na Copa Dois de Julho de 2023, defendendo a seleção de Santa Rita de Cássia.

O desempenho rendeu interesse de clubes europeus, mas o Galo apresentou um projeto e garantiu a permanência da promessa no clube mineiro.

COM HUGO SOUZA, TIMÃO ENCERRA TRABALHOS ANTES DE ENFRENTAR O ATLÉTICO-MG