Segundona: Torcida do XV de Jaú dá show e lota arquibancadas

Entre as 12 partidas com maior público na última divisão estadual, 8 pertencem ao Galo da Comarca

por Tiago Pavini - Jaú

Jaú, SP, 09 (AFI) - A torcida do XV de Jaú sempre foi reconhecida por seu fanatismo. E após quase 2 anos licenciado, com o retorno do Galo da Comarca aos gramados em 2016, a torcida pôde enfim matar a saudade e demonstrar sua paixão, conseguindo a incrível média de 5046 torcedores por partida no Campeonato Paulista Segunda Divisão. Desde os jogos treinos, antes do início do campeonato, o torcedor comparecia no estádio Zezinho Magalhães em bom número.

Quando começou o campeonato, a derrota na estreia para o Tanabi não afastou o torcedor: na primeira partida em Jaú, dia 24 de abril, 3.342 torcedores acompanharam a vitória por 3 a 1 sobre o Bandeirante.

Torcida do Galo lotou o Zezinho (Foto: Tiago Pavini/XV de Jaú)
Torcida do Galo lotou o Zezinho (Foto: Tiago Pavini/XV de Jaú)

Na rodada seguinte, novamente em Jaú, 4.126 torcedores vibraram com a vitória do Galo sobre o América por 2 a 0, e os gritos de “Vamos subir Galooo!” já ecoavam pelo estádio Zezinho Magalhães.

No total, a segunda divisão teve 285 partidas. Entre as 12 com maior público, 8 pertencem ao XV de Jaú. O pior público do Galo da Comarca foi contra o Bandeirante de Birigui, com “apenas” 3.342 torcedores. Em todo o campeonato, esse número só foi superado em duas ocasiões, sendo uma delas a decisão. Veja o gráfico:

INVASÕES
Em todos os jogos do XV de jaú, a torcida esteve presente, dentro ou fora de casa. Pelas quartas de final, após empate em 1 a 1 com a Santacruzense em casa, o galo precisava da vitória para se classificar. Cerca de 800 torcedores enfrentaram 140 km de distância entre Jaú e Santa Cruz do Rio Pardo, em uma das maiores invasões recentes do interior paulista. No estádio Leônidas Camarinha, fizeram a festa e assistiram o Galo da Comarca vencer por 2 a 0, conquistando a classificação.

No primeiro jogo da semifinal, diante do Desportivo Brasil, quase 9.500 torcedores transformaram o Zezinho Magalhães num caldeirão.

Mesmo com o apoio da torcida, o time saiu derrotado. Novamente, os torcedores se organizaram em uma caravana com 500 torcedores para Porto Feliz, distante 220 km de Jaú.

RECEBIMENTOS
Classificado para a fase mata-mata do campeonato, a torcida do Galo da Comarca resolveu dar um incentivo a mais para o time. Nos jogos em casa, os torcedores se reuniam no comecinho das manhãs de domingo para recepcionar a delegação no estádio Zezinho Magalhães, com bandeirões, rojões, fumaça e muita festa.

COMPARAÇÃO COM CAMPEONATOS NACIONAIS
Em comparação com as médias de público das 4 divisões nacionais, a média de público do XV de Jaú seria a 33ª dentre as 128 equipes. A média do XV de Jaú, de 5046 torcedores por partida, também supera os Campeonatos Brasileiros das Séries D (1631) e C (4033). Veja gráficos abaixo:

COMPARAÇÃO COM AS DIVISÕES ESTADUAIS DE SÃO PAULO
Comparando com as médias de público dos 92 participantes das séries A1, A2, A3 e B1 do campeonato paulista, o XV de Jaú possui a 10ª melhor média do estado de São Paulo. Inclusive, quase superando as médias de todos os clubes das séries A2, A3 e B1, ficando atrás apenas do Bragantino. Veja os gráficos comparativos:

aaa