Paulista A3: Em crise, União São João completa 32 anos

Time não apresentou grandes reforços e arrisca a permanência

por Ederaldo Poy

Araras, SP, 14 (AFI) - O União São João Esporte Clube de Araras completa nessa segunda-feira 32 anos sem badalação e sem festa, pois o clube atravessa um momento de crise e disputará pela primeira vez o Campeonato Paulista da Série A3, nesse ano.

Apesar do pouco tempo a Ararinha se tornou um clube do interior do estado de São Paulo muito tradicional no futebol brasileiro, isso devido as suas conquistas e pela revelação de vários craques, entre eles o lateral esquerdo Roberto Carlos, ex-Real Madri e Seleção Brasileira.

Fundado com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João e com as cores verde e branco, a equipe surgiu para preencher uma lacuna que havia se instalada no futebol profissional ararense, após a desativação de alguns clubes tradicionais da cidade, como a Associação Atlética Ararense, Comercial FC, o Atlético FC, entre outros.

O empresário Hermínio Ometto (já falecido), que empresta o nome ao estádio do clube, então dono da Usina São João foi o realizador do sonho ararense de ter uma equipe que representasse bem o município.

Time do União São João veice-campeão Paulista, em 2002. F: Arquivo USJ

No mesmo ano de fundação, 1981, a equipe disputou seu primeiro torneio de forma oficial: o Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A3). No ano seguinte, o time foi convidado a participar da Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A2).

Em 1987, veio o primeiro título importante, o da Segunda Divisão (atual A2), levando o clube a participar da divisão de elite, fato inédito na cidade. Em 1994, tornou-se o primeiro clube-empresa do Brasil, com a criação da União São João S/A, controladora do União São João Esporte Clube.

Duas vezes campeão brasileiro
Poucos clubes do futebol brasileiro ostentam uma história de sucesso semelhante a do União de Araras que alcançou a Série A1 do futebol de São Paulo, ao conquistar o Campeonato Paulista da Série A2, em 1987. Em 2002 o time foi vice-campeão paulista.

As categorias de base do clube sempre foram muito forte chegando a conquistas duas vezes o Paulista Sub-20 (1996 e 2001), o Paulista Sub-17 (2005) e o Paulista Sub-13 (2003 e 2004).

No cenário nacional o clube conquistou o Brasileiro da Série C, em 1988; e o Brasileiro da Série B, em 1996. O União disputou por quatro vezes a principal divisão do Futebol Brasileiro (Série A), nos anos de 1993, 1994, 1995 e 1997.

Na competição estadual, o União São João conseguiu manter-se na elite até 2005, quando foi rebaixado para a Série A2, divisão que permaneceu até 2012, quando foi rebaixado para a Série A3.

 
 
" />