Goiás 2 x 1 Grêmio - Virada e vice-liderança garantida!

por Agência Futebol Interior

Goiânia, GO, 27 (AFI) – No duelo por um lugar no G4 do Brasileirão, Goiás e Grêmio ficaram no empate, por 1 a 1, no Estádio Serra Dourada, pela 27ª rodada. No primeiro tempo, os times mostraram o porquê estão lutando por uma vaga na Libertadores de 2010 e marcaram os gols. O Tricolor abriu o placar com Souza e o Verdão empatou com Léo Lima. O segundo tempo foi fraco, principalmente devido ao forte calor e os times produziram muito pouco.

Com o resultado, o Goiás assumiu a segunda colocação, com 45 pontos. Isso foi possível graças aos empates do Inter diante do Flamengo e do São Paulo contra o Corinthians. O time Esmeraldino soma a mesma quantidade de pontos do Sampa, mas com uma vitória a mais (13 a 12). chegou aos 43 pontos, ocupando a quarta colocação, dentro do G4 do Brasileirão. Por outro lado, o Grêmio segue na cola e com 39 pontos ocupa a sexta posição.

Cuidado com o show... za!
O primeiro tempo no Serra Dourada começou com os dois time buscando o campo de ataque, pois estava em disputa um lugar entre os quatro melhores da competição. O time visitante teve a primeira boa chance logo aos três minutos, quando Souza chutou rasteiro e mandou a bola na rede pelo lado de fora. A resposta do Goiás foi no minuto seguinte. Após ótimo cruzamento de Júlio César, o atacante Iarley tocou de cabeça e mandou a bola à esquerda de Victor.

O Goiás ainda ficou reclamando penalidade aos 15 minutos. Após boa jogada de Iarley, o atacante invadiu a área e chutou, mas a bola teria batido no braço do lateral Thiego, mas o árbitro Heber Roberto Lopes ignorou a jogada. Dois minutos após o lance polêmico, o Grêmio abriu o placar com Souza. Melhor jogador no elenco gremista, o meia recebeu lançamento em profundidade, driblou Harlei e tocou para o gol vazio.

Após sofrer o gol, o Goiás tentava equilibrar o jogo, mas a marcação do Grêmio estava em cima do lance e impedia que os jogadores do time mandante tentassem algo. Com a marcação eficiente, o ataque gremista perdeu chances para ampliar. Aos 23, Jonas mandou para dentro da área, mas Máxi López não conseguiu tocar de cabeça. Cinco minutos mais tarde, foi a vez de Jonas errar o alvo. O atacante tentou de cabeça após levantamento de Adilson, mas a bola foi à direita do gol.

Não ampliou? Levou o empate!
O Tricolor poderia ter ampliado o marcador e obrigar o Goiás a sair para buscar o empate, mas não foi bem isso que aconteceu. O time da casa encaixou um rápido contra-ataque e chegou ao gol de empate aos 33. Fernandão fez ótimo lançamento para Júlio César pelo lado esquerdo. O lateral avançou e cruzou na altura da marca de pênalti. O meia Léo Lima apareceu por trás da zaga e tocou de cabeça, a bola ainda bateu no chão antes entrar no canto esquerdo de Victor.

O gol não abalou o Grêmio, que no minuto seguinte teve a chance para voltar à ficar em vantagem, mas esbarrou em grande defesa de Harlei. Fábio Rochemback chutou forte da entrada da área, mas o goleiro esmeraldino fez uma defesa maravilhosa. Com Harlei em grande tarde e o Grêmio fazendo boa marcação, o empate acabou sendo justo na etapa inicial.

São Harlei!
No segundo tempo, o Goiás teve um santo em campo. Isso mesmo, pois o goleiro Harlei salvou logo aos quatro minutos e impediu o segundo gol gremista. Adilson recebeu pelo lado esquerdo da grande área e poderia ter ampliado, isso se Harlei não deixasse a meta para pegar a bola nos pés do volante do time gaúcho.

Com a defesa segura, o ataque do Goiás continuou errando e perdeu grande oportunidade de fazer o gol da virada aos 18. Fernandão dominou dentro da área e chutou forte, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora. O lance tirou alguns gritos de gol do torcedor goiano no Serra Dourada. O time da casa seguia perdendo gols. Aos 25, Léo Lima cruzou da direita, mas o chute de Júlio César ficou fácil para Victor fazer a defesa.

Entrou e decidiu!
O técnico Hélio dos Anjos resolveu vencer o jogo e colocou em campo o atacante Felipe sacando de campo Fernandão. Com cinco minutos em campo, aos 35, o atacante marcou o gol da vitória do time da casa e deixou o Serra Dourada em festa. Após jogada de Iarley, a bola sobrou para o atacante Felipe, que chutou forte e colocou o time da casa em vantagem e com mais três pontos na classificação.

Próximos Jogos!
Pela 27ª rodada, os times voltam a campo no próximo domingo, às 16 horas. O Goiás recebe o Botafogo, no Estádio Serra Dourada, enquanto o Grêmio recebe o Sport, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Ficha Técnica

Goiás 2 x 1 Grêmio

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Heber Roberto Lopes-PR (Fifa)

Renda - R$ 208.570,00.
Público - 12.644 pagantes. Cartões amarelos: Rafael Marques e Réver (Grêmio)
Gols: Léo Lima 33'/1T e Felipe 35’/2T (Goiás); Souza 17'/1T (Grêmio)

Goiás
Harlei; Ernando, Valmir e João Paulo; Vítor, Everton, Fernando, Léo Lima (Romerito) e Júlio César (Amaral); Iarley e Fernandão (Felipe).
Técnico: Helio dos Anjos.

Grêmio
Victor; Thiego, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço; Adílson (Lúcio), Fábio Rochemback, Tcheco (Túlio) e Souza; Jonas (Herrera) e Máxi López.
Técnico: Paulo Autuori.