Jornalista lança livro contando a história do futebol em 200 páginas

Márcio Trevisan é autor de A História do Futebol para Quem Tem Pressa – do Apito Inicial ao Grito de Campeão

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 13 (AFI) - A literatura sobre o 'mundo da bola' vai ganhar mais um capítulo. O jornalista Márcio Trevisan lança, no próximo sábado, às 15h, na Livraria Saraiva do Shopping Santa Cruz, em São Paulo (SP), a obra A História do Futebol para Quem Tem Pressa – do Apito Inicial ao Grito de Campeão.

O livro faz parte da coleção História Para Quem Tem Pressa, da Editora Valentina. O projeto já abordou, sempre em 200 páginas para cada edição, outros temas, casos de Astrologia, Ciência, Mitologia, Brasil, Cinema, Mundo, Século 20 e Universo.

A intenção de Márcio Trevisan é abordar desde os primórdios do futebol, há 2.500 anos, entre povos chineses, maias e italianos; a consolidação do esporte no Reino Unido; a chegada ao Brasil, com o brasileiro de ascendência britânica Charles Miller; passando pelos grandes craques e os grandes eventos, como a Copa do Mundo. Outras histórias também terão destaque.

“É você, futebol, muito mais que um esporte. Nenhuma outra modalidade envolve tanta paixão, tanto sofrimento e, paradoxalmente, tanta emoção, tanta alegria. Para o Brasil, pátria que não o deu à luz, mas que o adotou como filho mais querido, você tem importância ainda maior: é o nosso cartão de visitas, é por intermédio de sua beleza que todo o mundo descobre que também somos vencedores. Você, futebol, não é somente um simples jogo: você é o espelho de todo um povo, que muitas vezes só encontra em seus times, em seus jogadores, o caminho para a felicidade”, afirma o autor logo na introdução.

Márcio Trevisan
Márcio Trevisan

QUEM É?
Márcio Trevisan é jornalista esportivo há mais de três décadas e ficou 12 anos no extinto jornal A Gazeta Esportiva, local onde começou a carreira. Ainda foi assessor de imprensa do Palmeiras e do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP).

Ele também escreveu As glórias de um campeão, Por que o futebol paulista cresceu (com Lucas Netto e Arnaldo Branco Filho), Arbitragem paulista – mais de um século de história e Mário Travaglini – da academia à democracia (com Helvio Borelli). Desde 2006, atua como apresentador, mestre de cerimônias e celebrante. No período, participou de mais de 450 eventos.

Capa do livro A História do Futebol para Quem Tem Pressa – do Apito Inicial ao Grito de Campeão
Capa do livro A História do Futebol para Quem Tem Pressa – do Apito Inicial ao Grito de Campeão