Fifa confirma que Mundial de Clubes será no Catar em fevereiro de 2021

Torneio que reúne os campeões continentais terá início somente dois dias após a final da Copa Libertadores

por Agência Estado

São Paulo, SP, 17 - A Fifa anunciou nesta terça-feira as datas do Mundial de Clubes de 2020. Por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus, a competição será disputada no Catar entre 1º e 11 de fevereiro de 2021.

A entidade resolveu adiar o começo da disputa para compensar a mudança de datas de todas competições continentais que dão vaga o torneio. Pelo cronograma inicial, o Mundial seria disputado em dezembro deste ano. Assim como em edições anteriores, serão sete participantes.

Em comunicado, a Fifa explicou que escolheu o mês de fevereiro de 2021 porque justamente em janeiro se encerra uma das competições que dá vaga ao Mundial. A Copa Libertadores, por exemplo, tem a decisão marcada para o estádio do Maracanã no dia 30 de janeiro, somente dois dias antes da abertura do torneio. Os demais representantes de cada continente devem sair ainda neste ano.

Fifa vai realizar o Mundial de Clubes em fevereiro (Foto: Ibraheem Al Omari/Reuters)
Fifa vai realizar o Mundial de Clubes em fevereiro (Foto: Ibraheem Al Omari/Reuters)

CONFIRMADOS

Até agora estão confirmados neste Mundial de Clubes o Bayern de Munique, vencedor da Liga dos Campeões, e o Al-Duhail, campeão nacional do Catar. Todos os outros continentes ainda vão indicar os representantes. O próximo participante a ser conhecido virá da final da Liga dos Campeões Africanas. No dia 27 os dois grandes rivais do futebol egípicio Al Ahly e Zamalek vão se enfrentar no Cairo.

Caso algum brasileiro ganhe a Libertadores e se classifique para o Mundial, o calendário ficará ainda mais apertado. Para o mês de fevereiro está previsto o fim do Campeonato Brasileiro e ao mesmo tempo o início das competições válidas pela temporada de 2021. O País tem como representantes nas oitavas de final da Libertadores seis equipes: Inter, Grêmio, Athletico Paranaense, Santos, Palmeiras e Flamengo.

No mesmo comunicado, a Fifa oficializou que por causa da pandemia cancelou para 2020 as disputas de dois torneios femininos: o Mundial sub-20, que estava marcado para a Costa Rica, e o Mundial sub-17, previsto para a Índia. A tendência é as duas competições serem disputadas somente em 2022 e com as respectivas sedes mantidas.