Futebol Sustentável vira projeto insuperável nos estádios e cidades de São Paulo
Após sucesso na Segundona, a expectativa é por pedidos de clubes nas quartas de final da Copa Paulista
Após sucesso na Segundona, a expectativa é por pedidos de clubes nas quartas de final da Copa Paulista
Campinas, SP, 13 (AFI) – Depois do grande sucesso do projeto FUTEBOL SUSTENTÁVEL no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a expectativa é de que s campanhas possam ser repetidas a partir das quartas de final da Copa Paulista. A competição vai ter domingo cedo a sexta e última rodada da segunda fase.
Como já aconteceu em anos anteriores, o FUTEBOL SUSTENTÁVEL tem sido um sucesso em vários sentidos. O principal mesmo é a volta dos torcedores aos estádios, principalmente as famílias, com presenças de mulheres e crianças.
O ‘case’ mais recente foi mesmo a final da Segundona, quando o Manthiqueira recebeu o EC São Bernardo no estádio Dario Rodrigues Leite, na cidade de Guaratinguetá. Foram mais de seis mil torcedores e uma festa ampla, coroada com a distribuição de bexigas laranjas (cor do time da casa) para a torcida carente após os desmandos do antigo Guaratinguetá, que seguidos rebaixamentos.
APOIO DA FEDERAÇÃO
Criado e idealizado pelo presidente da federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, o Sustentável já ultrapassou a marca de um milhão de torcedores nos estádios do Estado de São Paulo, principalmente no Interior.
“No total já visitamos mais de 80 cidades e a nossa equipe já ultrapassou a marca de 100 mil quilômetros rodados” – assegura Edivaldo Ferraz, da empresa E&L Marketing, responsável pela execução do programa.
Ele não tem dúvida em apontar o presidente da FPF como grande responsável pelo projeto, que visa resgatar o torcedor dentro da nova gestão imposta há dois anos na entidade máxima do futebol paulista.
“O presidente Reinaldo está fazendo um trabalho sério e importante para os clubes em sua nova gestão. O projeto atende a clubes filiados independente da divisão a que ele pertença. É, portanto, um projeto democrático” – concluiu Ferraz.
PRESIDENTES DÃO APOIO
A reação também reflete na opinião dos dirigentes dos clubes. Como o presidente Dado, do Manthiqueira, que de repente viu a sua cidade se transformar na torcida do Manthiqueira – ‘Laranja Mecânica’.
“Infelizmente a cidade ficou órfão do Guaratinguetá. E o Manthiqueira está, aos poucos, preenchendo este vazio. Fomos campeões e vamos disputar a Série A3 e tenho certeza de que nada seria possível se não aderíssemos ao Futebol Sustentável. O projeto movimentou a cidade e encheu nosso estádio” – atestou.
Um dos clubes que mais sentiu a força do SUSTENTÁVEL nesta temporada foi o Mirassol, que levou grandes públicos durante o Campeonato Paulista.
“A casa ficou cheia e vencemos jogos importantes, que no final nos garantiram na elite estadual em 2018” – afirma Edson Emergenildo, presidente do Mirassol.
QUAL O SEGREDO ?
O que alguns dirigentes ainda não entenderam é que a presença do Sustentável na cidade é uma ação, acima de tudo, de marketing, que movimenta com sua população e sua torcida, além de promover o jogo a ser disputado.
Durante a semana, uma equipe especializada chega na cidade com carros de som, espalhando cartazes e abrindo pontos de troca de garrafas pets por ingressos. Além disso, é investido na Imprensa Local que divulga o evento (o jogo) e não há como não ter torcida no estádio.
MAIS BENEFÍCIOS

Aliado a tudo isso, há ainda o benefício gerado ao clube que recebe em torno de R$ 5 por ingressos distribuído. Os jogos da Segundona, por exemplo, tiveram um aumento entre 600 e 700%. Alguns passaram de 500 em média para até cinco mil torcedores.
Há ainda o benefício ambiental, porque já foram retirada do meio ambiente mais de um milhão de garrafas pets. Toda a arrecadação é destinada a entidades ou associações da cidade. A venda d produto é revertido para estas entidades.
COMO PARTICIPAR
É muito fácil participar do FUTEBOL SUSTENTÁVEL. É apenas necessário solicitar, pessoalmente ou através de ofício, um pedido à presidência da FPF. Isso é o que alguns clubes da Copa Paulista devem fazer rapidamente. Mesmo porque a competição entra na sua reta final e todos querem ser finalistas.
Caberá aos finalistas uma vaga na Copa do Brasil e outra no Brasileiro da Série D.





































































































































