Ninguém quer reconhecer, mas que o futebol brasileiro está no fundo do poço, não há como negar. O nível técnico é fraco. Os esquemas táticos estão superados, a falta de aplicação de alguns jogadores assusta (eles não justificam o que ganham) e os erros de passes, principal fundamento do futebol são assustadores. Culpa de quem?
Na maior parte, dos nossos treinadores. Seja das equipes de base, seja das equipes principais. Ninguém mais dá treino para melhorar o passe, o arremate, as cobranças de bola parada, a velocidade. Nosso futebol ficou lento, chato e previsível.
Mano Menezes comemora o empate sem gols com o fraco Coritiba
É assim com o Corinthians de Mano, com o São Paulo de Muricy, com o Inter de Abel Braga, com o Santos, de Oswaldo de Oliveira (só para citar alguns). Talvez apenas o Cruzeiro, de Marcelo Oliveira e o Fluminense de Cristovão, ainda façam alguma coisa melhor em termos de futebol bem jogado. Não por acaso, são dois dos times que brigam fortemente pela primeira colocação e surgem como principais candidatos ao título da temporada.
Aos principais treinadores brasileiros falta humildade para reconhecer que pararam no tempo. Eles não admitem ouvir falar que seus times jogam mal, mesmo quando vencem. Isso é arrogância, é prepotência. Eles tinham, na verdade que tomar um banho de humildade, reformular seus conceitos e partir para novos rumos.
Mesmo que copiem o que se faz na Europa. Não é vergonha nenhuma. Mas se mantiveram o atual estado de coisas, poderão até ganhar campeonatos locais, mas vão ter sérios problemas para ganhar a Libertadores (neste ano não há um brasileiro classificado para a final) e jamais conseguirão conquistar um título internacional de importância. Em resumo: ou eles ousam, ou morrem. A opção é deles.
C * U * R * T * A * S
* LEIO TUDO sobre futebol. Vários companheiros de crônica esportiva já chegaram a mesma conclusão que eu. Eles também estão assustados com a falta de qualidade do nosso futebol. Todos pregam mudanças.
* ENTRE os leitores que conseguem deixar de lado o clubismo, também sinto decepção em relação ao futebol que seus times estão jogando. Também pedem mudanças. Mas elas não acontecem apesar da gritaria.
A bola anda correndo dos pés dos nossos jogadores
* A IDEIA dos nossos técnicos hoje é a seguinte. Marquem, marquem, marquem. Ordem é não tomar gols. Se a bola chegar perto da área, chutar para qualquer lado. No passado, os zagueiros não davam chutões.
* HOJE, no entanto, a ideia é a de que o melhor resultado é não perder. O empate sempre serve. Vencer, só se uma série de fatores favoráveis acontecerem. No fundo, com o empate todos estarão satisfeitos.
* PIOR é que para “modernizar” e “reformular” o futebol brasileiro, a CBF chamou Dunga. Aquele mesmo que é o rei da retranca, que no seu tempo de jogador gostava era de defender e discutia com quem não o fazia.
* E PARA concluir. Aqueles 7 a 1 que levamos da Alemanha, é exatamente a diferença entre a qualidade do futebol que hoje se pratica na Europa e no futebol brasileiro. Por isso estamos fora da Libertadores.
* A ULTIMA vez que ganhamos a Libertadores foi com o Atlético Mineiro de Ronaldinho gaucho. Mas tinha o Ronaldinho para desequilibrar. Hoje, sem seu principal valor, o Galo mineiro é um time comum. Sem talentos.
* MUITO azar teve o jovem Rodrigo Caio que estourou o joelho e vai ficar parado quase seis meses. Ele seria um dos jogadores básicos da Seleção Olímpica do Brasil. Uma pena. Vamos torcer para que ele se recupere.
Torcida do São Paulo renova as esperanças com Kaká, mas o time não engrena com Rogério Ceni e Muricy Ramalho
* COM AS mais de 46 mil pessoas presentes ao jogo entre São Paulo e Criciúma, o tricolor paulista passou a liderar o ranking de média de público no Brasileirão. São 29.936 pagantes contra 29165 do Corinthians.
* O TRICOLOR também é dono do maior público acumulado do campeonato. Já são 209.549 pessoas. O Corinthians tem 130.919. É bom lembrar que São Paulo e Corinthians já disputaram sete em suas casas.
* NO PRÓXIMO domingo o Tricolor pode aumentar essa média, já que foi oficializado que Kaká fará sua reestreia com a camisa tricolor diante do Vitória, da Bahia. Time baiano está em alta e pode até surpreender.
* CURIOSO é que o Cruzeiro, que é líder indiscutível do campeonato, não chega nem perto de São Paulo e Corinthians no que diz respeito à presença de público. E mesmo o Mengão não aparece nesta pesquisa.
* AO SABER que Nilmar quer voltar para o Brasil, Mano Menezes procurou a diretoria do Corinthians para tentar sua contratação. Acho uma boa. É um atacante de excelente nivel. Poderia até jogar com o Guerrero.
* SÉRIE A terá sequência no final de semana com a disputa da sua décima quarta rodada. No sábado, três jogos. Bahia x Goiás, Criciúma x Cruzeiro e Fluminense x Coritiba. Cruzeiro e Flu são os grandes favoritos.
* DOMINGO a rodada prevê Flamengo x Sport, Santos x Corinthians, Atlético Paranaense x Botafogo, Inter x Grêmio, São Paulo x Vitória, Atlético Mineiro x Palmeiras e Chapecoense x Figueirense. Vai ser uma guerra.
* NO CLÁSSICO paulista, o Santos por jogar em casa leva alguma vantagem. Já o Corinthians, com seu estilo defensivo de jogar vai até a Vila buscar um empate. Não deve ser um bom jogo tecnicamente. É só correria.
* O PALMEIRAS visita o Atlético Mineiro. O Galo não é mais o mesmo. Se jogar um pouco melhor que nos últimos jogos, o Verdão pode arrancar um bom resultado. A vantagem do Atlético é jogar em seu estádio.
Luis Fabiano, Kaká e Rogério Ceni são atrações no São Paulo
* O SÃO PAULO fará uma grande festa no Morumbi. Será a reestreia de Kaká no estádio onde começou a jogar. O Vitória começa a melhorar e pode complicar o Tricolor que não tem conseguido vencer em casa.
* A RENDA e o público deverão ser recordes. Aliás, o Tricolor tem mantido bom público em seus jogos dentro ou fora de casa. Desta vez não será diferente. O São Paulo, de qualquer forma, tem mais chance de vencer.
* OUTRO clássico regional é o que será disputado entre Internacional e Grêmio. Bom lembrar que o tricolor gaúcho não ganhar de seu eterno rival há dois anos. Vai ser um jogo de estádio cheio de muita emoção.
* NO MOMENTO o Cruzeiro é o grande líder do campeonato com 29 pontos ganhos. Seguem o Fluminense e o Inter com 25 pontos e o Corinthians com 24. São os quatro melhores times do Brasileirão até esta data.
* JÁ NA parte baixa da tabela de classificação, Coritiba, Figueirense, Bahia e Flamengo são os que estão no desespero. O Flamengo é o último, é o que carrega a lanterna e tem doze gols negativos. Difícil de recuperar.
* NA SÉRIE B o campeonato prossegue nesta sexta-feira com Icasa x América de Minas, Atlético GO x Ceará e Ponte Preta x Braga. No sábado jogam Paraná x Vila Nova, Santa Cruz x Náutico e ABC x Vasco da Gama.
Ceará, de Magno Alves, lidera o Brasileiro da Série B e dá pinta de acesso
* COMPLETAM a rodada Oeste x Avaí e Boa Esporte x América RN. No momento o Ceará é disparado o melhor time do campeonato. É o meu favorito para ganhar o título. Depois vem América MG, Luverdense e Joinville.
* JÁ ENTRE aqueles mais ameaçados de cair estão Paraná, Bragantino, Portuguesa de Desportos e Vila Nova. Este, em particular, atravessa fase das mais negras. Também a Lusa do Canindé está seriamente ameaçada.
* SANTOS insiste. Quer Robinho à qualquer custo. Um erro grave. Serão mais despesas para um clube que já está com o pires nas mãos. Além disso, Robinho tem sido reserva por onde passa. Será que vale à pena?
* JÁ O PALMEIRAS correu atrás do William José, que estava no Real Madrid. Jogador meia boca. Onde passou, não conseguiu vencer. Será assim também no Verdão. Vão gastar dinheiro para William enganar. É isso aí.
* TENHO um profundo respeito por Rogério Ceni. Ele merece todos os adjetivos possíveis para definir sua condição de ídolo e grande goleiro. Mas já está na cara que seus reflexos começam a ficar mais lentos.
* EM OUTRA ocasião, ele defenderia aquela bola chutada de longe contra seu gol no jogo diante do Criciúma. Dessa vez, rebateu para os pés de um adversário que fez o gol. Começa a passar da hora de Ceni aposentar.
* TAMBÉM quero deixar claro que minhas criticas a qualquer profissional da bola não são pessoais. Não são à figura humana. Como respeito Ceni, também respeito muito Muricy Ramalho. Mas que ambos estão mal, estão.
* VEJAM só como age o dirigente do futebol brasileiro quando está no poder. Alcides Zaniratto, que foi presidente do América de São José do Rio Preto, fez uma dívida em sua gestão que hoje chega a mais d 1 milhão de reais.
*ANTES de sair ele deveria ter colocado isso no balanço. Não colocou. O resultado é que a dívida apareceu agora e Zaniratto acabou confessando que ela existe. Existe? E quem vai pagar? Ele não está à fim de faze-lo.
* É POR essas de outras que o Congresso Brasileiro deveria aprovar uma lei de responsabilidade que obrigue o dirigente que fez besteiras, pagar pelos seus erros. Dizem até que a lei existe mas ninguém a põe em prática.
* DIANTE do exposto, fica a pergunta? E agora, como é que o atual presidente Zé Branco vai pagar mais essa dívida entre as muitas que o clube já possui? Quem vai ajudar? De onde o dinheiro vai sair? Faltam respostas.
Andres Sanches abre mão de comandar o “elefante branco” do Itaquerão, que gera prejuízo mensal de R$ 12 milhões
* AO CONTRÁRIO do que dizia Andres Sanchez, o Itaquerão não está terminado. Tem ainda muita coisa a ser feita. Só que falta dinheiro. O prejuízo mensal é de mais de doze milhões. Diretoria está bastante assustada.
* O TAL DO Naming Right, que seria um nome fantasia de um patrocinador de alto nível, até hoje não foi conseguido. Ninguém quer pagar para colocar seu nome no estádio corintiano. Isso aumenta a preocupação.
* A VERDADE é que o Corinthians tem um estádio novo que não é dele. É da Oderbrech, que construiu o Itaquerão e nada recebeu até agora e do BNDES que abriu empréstimo mas o clube nada pagou até agora.
* POR ISSO, o corintiano dizer “o nosso estádio”, não condiz com a verdade. O estádio só será do clube quando ele pagar quem de direito. Até lá, terá outro ou outros donos. E há quem diga que o clube nunca vai pagar.
* SÓ MANO Menezes não percebe ou finge que não vê. O Corinthians está em queda livre. Seu futebol é ridículo e neste ritmo não terá nenhuma chance de brigar por algum título na atual temporada. Fiel está preocupada.
* NA NOITE de quarta-feira o Timão encarou o Bahia em Salvador pela Copa do Brasil e perdeu por 1 a 0. E perdeu com justiça, porque seu time não jogou nada. Ainda assim, garantiu vaga na próxima fase da Copa.
* SERIA bom lembrar que o Corinthians não perdia há dez jogos e o Bahia não ganha há dez. Assim, a aplaudida invencibilidade do time de Mano Menezes também foi para o espaço. Parece que só o técnico não percebe isso.
Palmeiras ao estilo argentino para tentar engrenar numa temporada de pouca alegria à torcida
* JÁ O PALMEIRAS fez sua lição de casa. Depois de vencer o Avaí lá em Santa Catarina, voltou a vence-lo no Pacaembu. Com o resultado garantiu vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Futebol verde deu para o gasto.
* A VERDADE é que aos trancos e barrancos, o técnico argentino Gareca começa a arrumar seu time. Pode não ser um time que passe confiança para o torcedor palmeirense, mas, pelo menos, tem feito muito bem sua parte.
* TAMBÉM pela Copa do Brasil o Fluminense, um dos melhores times do Brasil nesse momento, goleou o América do Rio Grande do Norte sem se esforçar muito. O Tricolor carioca de Cristovão, sobrou em campo. Está em alta.
* AINDA sobre o Corinthians. No jogo diante do Bahia até sua defesa mostrou falhas. Tanto que o gol do Bahia foi contra. Se continuar assim, o Timão perde para o Santos, domingo que vem, em Vila Belmiro. Olho vivo, fiel!!!
* MANO Menezes criticou a imprensa pelo excesso de cobrança e por considerar que o futebol brasileiro está em baixa. Ele acha que os jornalistas esportivos estão exigentes demais. Será? E o que ele diz do jogo na Bahia?