Futebol Interior no Agora: Poder sem alternância não é poder
Futebol Interior no Agora: Poder sem alternância não é poder
Toda terça-feira o Futebol Interior publica sua opinião no Jornal Agora. Ela é publicada no Portal Futebol Interior e reproduzida em dezenas de órgãos de imprensa. Confira!
O vergonhoso final de mandado de Alberto Dualib na presidência do Corinthians serve como lição para todo o futebol brasileiro. O poder exercido continuamente e sem alternância prejudica a instituição e aqueles que exercem este poder.
A Constituição Federal deu uma liberdade absoluta aos clubes e entidades, mas, infelizmente, a cartolagem brasileira não soube aproveitar esta liberdade e hoje é fundamental que o Estado intervenha, criando dispositivos para que não ocorra perpetuação de poder, seja em clubes, federações e confederações.
E Alberto Dualib não é um caso isolado. Um dos motivos que o Guarani está vivendo seu pior momento da história é que o ex-presidente Beto Zini não soube alternar o poder. Caso tivesse ficado um período, deixado a presidência para outros bugrinos, hoje ele poderia ser o presidente do clube e o Guarani não estaria em tão lamentável situação.
E a Ponte Preta está indo para o mesmo e equivocado caminho, com Sérgio Carnielli reinando absoluto faz mais de dez anos. Mogi Mirim e União de Araras têm o mesmo e desmotivado comando faz mais de 20 anos e o reflexo é que estes dois clubes caminham para o anonimato.
Em uma análise mais profunda, vê-se hoje o futebol paulista em um momento ruim. Apenas quatro equipes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e dentro das Séries B e C, os clubes de São Paulo não fazem as mesmas campanhas positivas de tempos atrás. Caso Eduardo Farah tivesse se alternado na presidência da Federação Paulista, hoje a situação do futebol de São Paulo estaria melhor.
Farah quis perpetuar-se na presidência e a forma que foi feita sua sucessão só atrapalhou o futebol paulista. Farah poderia, por exemplo, ter se alternado no poder com o vice Reinaldo Carneiro e, depois, retomado a presidência. Tudo simples, democrático e produtivo.
O problema é que os dirigentes são medrosos e se assustam com o confronto, sem perceber que o medo está diretamente ligado à burrice.
FBA presente
É positiva a atitude da diretoria da FBA, entidade gestora da Série B do Campeonato Brasileiro, em estar sempre presente nos jogos da competição. Na última semana, o presidente José Neves Filho (foto) esteve pessoalmente em Jundiaí, junto com outros dirigentes da entidade e viu a vitória do Paulista sobre o Criciúma, por 3 a 1.
Potência Paulista
Aliás, José Neves ouviu de Eduardo Palhares, presidente do Paulista, que a parceria feita pelo clube, transformará o time de Jundiaí em uma potência no futebol de São Paulo. Tomara!
José Teixeira no Chat FI
O consagrado treinador José Teixeira, que já trabalhou em vários clubes do Brasil e Exterior, estará hoje, a partir das 14 horas, no CHAT do Futebol Interior. Basta acessar www.futebolinterior.com.br e participar, fazendo perguntas.
Michael Robin é campeão
O técnico Michael Robin faturou seu primeiro título na temporada. De forma invicta levou o Guarani ao título do primeiro turno da Copa Federação Paulista de Futebol. Ele parece estar no caminho certo.
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Bom Dia Sorocaba
Correio de Lins
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































