Futebol Feminino: Saad vence USP e é campeã da Liga Nacional

Itapira, SP, 17 (AFI) – A equipe de Futebol Feminino do Saad/Bioleve conquistou o título de Campeã do Campeonato Paulista de Futebol Feminino promovido em conjunto pela FPFA e LINAF (Liga Nacional de Futebol), ao bater a representação da USP por 2 X 1 em partida disputada na tarde de sábado no Estádio Municipal Cel. Francisco Francisco Vieira, em Itapira, diante de uma torcida que soube apoiar o time durante toda a partida.

Sob o forte sol do meio dia e com um índice de umidade relativa do ar bastante baixo, as atletas das duas equipes tiveram que se esforçar muito além do normalmente exigido na prática do futebol para lutar pelo título de 2007, num jogo que foi transmitido ao vivo, para todo o Brasil, pelo SporTV 2, canal brasileiro que vem apoiando com sucesso o futebol feminino desde a conquista da medalha de prata nos Jogos de Atenas.

Jogando pelo empate após vencer por 4 X 0 o jogo de ida, realizado em Águas de Lindóia na última quinta feira, o Saad usou a experiência de craques como Roseli e Suzana para controlar a partida e não dar chances de reação à jovem e lutadora equipe da Universidade de São Paulo.

O representante de Itapira perdeu Ritinha, jovem craque revelada pela AJA/Jaguariúna por contusão ainda nos minutos iniciais da primeira etapa, mas inaugurou o marcador ainda no primeiro tempo, com um belo gol de cabeça da zagueira Simone aproveitando cruzamento perfeito da meia Bárbara. O clube ainda teve mais três chances claras de gol nesta etapa, a melhor delas num belo chute da atacante Giovânia que se chocou contra a trave defendida pela goleira da USP.

No segundo tempo o Saad perdeu a volante Thessa, expulsa logo aos cinco minutos de partida, após cometer uma falta desnecessária no meio campo, que lhe rendeu aquele que seria o seu segundo cartão amarelo na partida. Inferiorizado numericamente e sentindo o desgaste provocado pelo calor, o Saad passou a prender a bola no meio de campo e gastar o tempo, enquanto a USP, muito bem orientada pelo técnico Arthur Elias, passava a se arriscar com maior freqüência no campo de ataque.

Aos 36 minutos a atacante Elaine Magrão, confirmando sua vocação de artilheira, recebeu bola no canto esquerdo da grande área da USP, passou por duas marcadoras e, de canhota, acertou uma bomba contra o gol da USP, marcando o gol do título. Já nos últimos minutos de partida a USP foi recompensada com um belo gol da atacante Vanessa, que aproveitou passe de Vanessa para se livrar da marcadora e marcar um belo gol.

Ao final da partida, o Saad pode comemorar mais um título para a sua vasta galeria de conquistas, além de estabelecer marcas históricas nas estatísticas da competição. O Saad foi Campeão com doze vitórias em 12 jogos, ou seja, 100% de aproveitamento. O ataque somou 85 gols, média de 7,08 por jogo, e a defesa sofreu apenas 3, média de 0,25 por partida. A cerimônia de premiação contou com as presenças do Prefeito Municipal de Itapira, Toninho Bellini, do Presidente da LINAF, Dr. Luiz Carlos Picolo, pelo Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol Amador, Dr. Elcio Roberto Lopes Ribeiro, do Secretário Municipal de Esportes de Itapira e grande mentor do acordo entre Saad EC e Prefeitura de Itapira, Luiz Domingues, do Diretor de Esportes de Águas de Lindóia Antônio Henrique Corsi, e do Presidente do Conselho deliberativo do Saad EC, Romeu Faria de Castro, além de representantes do legislativo de Itapira e do Presidente do diretório PCdoB de Itapira, Luiz Henrique Ferrarini.

A craque Roseli, de 38 anos, foi a artilheira máxima da competição, com 23 gols, e a goleira Shirlei a menos vazada, sofrendo apenas dois gols. Para o técno Campeão, José Roberto da Silva, a conquista foi conseqüência do trabalho desenvolvido nos últimos três meses, da estrutura oferecida pelo Saad às suas atletas, reconhecidamente a melhor do País, e principalmente do talento de jogadoras como Roseli, Suzana, e Michael Jackson, veteranas que emprestam seu talento e experiência para fazer a diferença ao lado de jovens promessas garimpadas pelo Clube por todo o país.

O Saad/Bioleve atuou na decisão com: Shirlei (Cris), Tamires, Simone (Juliana), Bruna e Suzana; Thessa, Bárbara, Teka (Tatiana) e Roseli (Olívia); Ritinha (Elaine Magrão) e Giovânia (Michael Jackson).

A equipe volta aos treinos já nesta terça feira, visando a participação na Copa Sul-Sudeste.