Futebol Feminino: Saad vence e fecha parceria de sucesso

Itapira, SP, 12 (AFI) – As equipes de Futebol Feminino do Saad/Bioleve de Itapira e da Ferroviária, de Araraquara, disputaram uma partida de excepcional nível técnico na tarde do último sábado, no Estádio Municipal Cel. Francisco Vieira, em Itapira. Já desfalcado das cinco craques que cedeu para a Seleção Brasileira, que inicia nesta segunda, dia 13 de Agosto, a preparação visando a Copa do Mundo da China.

Com isso, o Saad teve na veterana craque Roseli seu expoente máximo, desequilibrando a partida com lances geniais e motivando o elenco do azul e branco a disputar uma das suas melhores partidas nesta temporada. Para não quebrar a tradição de rivalidade e equilíbrio entre as equipes, as jogadoras da Ferroviária também não pouparam esforços na busca por um resultado positivo.

Jogo!
No primeiro tempo o equilíbrio de ações foi nítido, resultado direto da dura marcação no meio de campo, quebrada com certa freqüência por jogadas velozes pelas laterais de ambos os times. Pelo lado do Saad/Bioleve Roseli era que mais preocupava a defensiva adversária, muito bem auxiliada pelos rápidos contra-ataques puxados com habilidade pela ala Patricinha e pela atacante Giovânia. Angélica supria com muita garra e talento a ausência da companheira de zaga Tânia Maranhão, e na organização das jogadas a meia Suzana voltava ao time titular após sete meses de ausência, mostrando a habitual competência nos lançamentos e cobranças de faltas e escanteios.

Pelo lado da Ferroviária, a zagueira Andréia disputou um primeiro tempo perfeito, organizando todo o setor defensivo com muita competência, bem auxiliada pelo ótimo trabalho desenvolvido pela volante Claudinha. No setor de criação, a meia Bia também se destacava, municiando com raro talento o sistema ofensivo da equipe. Após perder duas chances claras, com Bárbara e Giovânia, o Saad/Bioleve saiu em desvantagem no marcador, quando Cisne aproveitou um rebote da zaga para colocar a equipe da Morada do Sol na frente, fazendo 1 a 0.

No intervalo o técnico do Saad/Bioleve, José Roberto da Silva, fez sua primeira substituição, retirando a volante Tessa para a entrada da atacante Ritinha. A craque Roseli foi deslocada então para o setor de meio campo, onde lembrando seu início de carreira no Juventus, infernizou a vida do adversário, com lances simplesmente geniais. Logo aos 15 minutos veio o gol de empate, quando Ritinha aproveitou lançamento de Roseli para vencer a zaga na velocidade e fuzilar contra a meta defendida pela Ferroviária, sem chances de defesa.

Sabendo que precisava da vitória para chegar à liderança, o treinador do Saad arriscou sua segunda alteração, trocando a veloz Giovânia pela estreante Elaine Magrão, atacante com estilo bem parecido ao do craque Evair, nos tempos em que atuou por Guarani e Palmeiras. Foi ela que aos 35 minutos recebeu passe primoroso de Angélica no meio da zaga adversária, dominou no peito e bateu forte, de pé direito, para colocar o representante de Itapira na frente do marcador: 2 a 1.

O competente técnico Paulinho Taiúva, da Ferroviária, buscou tornar a sua equipe mais ofensiva e tentou todos os recursos para motivar seu grupo na busca pelo empate, mas acabou prevalecendo o melhor entrosamento da defesa do Saad, que conseguiu segurar a vantagem até o final da partida. Festejada pela torcida e pelas companheiras de equipe, Roseli provou mais uma vez que teria lugar na Seleção Brasileira comandada por Jorge Barcelos. As zagueiras Angélica, do Saad, e Andréia, da Ferroviária, também tem futebol suficiente para merecer um lugar na lista de convocadas, mesma situação da meia Bárbara que acaba de regressar da Espanha e defende as cores do representante de Itapira, e da meia Bia, craque da equipe da Morada do Sol.

O Saad/Bioleve lidera o Grupo I da Copa Integração com quatro pontos ganhos, seguido por Santos, São José e Ferroviária que somaram apenas um ponto até aqui. O Santos enfrenta o São José na tarde deste domingo, em Itapira, e pode se igualar ao Saad na liderança em caso de vitória. O próximo compromisso do Saad/Bioleve ocorre nesta segunda-feira, dia 14 de Agosto, em Itapira, no Estádio Cel. Francisco Vieira, exatamente diante do Santos, em jogo marcado para as 20h00, com entrada franca. A Ferroviária lutará pela classificação diante do São José na preliminar, a partir das 18h00 horas, mas precisará de uma combinação de resultados caso o Santos vença o representante do Vale do Paraíba na partida deste domingo.

Pelo Grupo II, o Campeão Carioca CEPE/Caxias chegou a abrir uma vantagem de três gols no clássico diante do Botucatu, mas a equipe do interior bandeirante lutou bravamente, e conseguiu diminuir a diferença para apenas um gol, sendo derrotada por 3 a 2. Com a vitória, o representante de Caxias já está classificado à semifinal. O AJA-Jaguariúna enfrenta Sorocaba na noite deste domingo e em caso de vitória continuará viva na disputa pela segunda vaga, que será decidida nesta segunda-feira no confronto diante do Botucatu.

Parceria com o Projeto Pedra Azul!
A atacante Elaine Magrão chegou ao Saad/Bioleve na última segunda-feira após a assinatura de um acordo de cooperação ente o clube de Itapira e o Projeto Pedra Azul, que vem revelando jovens talentos no Interior Paulista há mais de uma década. O Projeto Pedra Azul é resultado direto da preocupação social e abnegação do desportista Edmundo Trevisan, que tem auxiliado dezenas de craques de todo o País a manterem vivo o sonho de atingir o estrelato tanto no futsal como no futebol feminino.

Elaine tem apenas 22 anos, mas já passou por diversas equipes de ponta, como o Palmeiras, a Unisantana e o São Caetano. Com uma estatura de 1,74 m e ótimo domínio de bola, a atacante impressionou as companheiras e membros da comissão técnica do Saad/Bioleve desde o primeiro treino, mostrando ser uma centro-avante com ótima presença de área, num estilo bastante raro no futebol feminino brasileiro.

A atleta venceu o drama de passar por duas cirurgias de joelho, mas já se encontra recuperada e mostrou competência ao marcar o gol da vitória do Saad no clássico diante da Ferroviária, logo na sua estréia. Elaine Magrão tem seus salários pagos pelo Projeto Pedra Azul e permanece emprestada ao Saad até o final da temporada. A empolgação do clube com a atacante é tão grande, que as negociações para garantir a permanência da craque na temporada 2008 já começaram.

Para o Presidente do Saad, Romeu de Castro, a parceria com o Projeto Pedra Azul chega num momento excelente, já que novos projetos prometem impulsionar o futebol feminino com rapidez. O dirigente negocia agora com Edmundo Trevisan o empréstimo da craque Índia, outra atleta que vinha defendendo o São Caetano que seria bastante útil ao Saad na atual temporada.

Elaine se disse emocionada em defender as cores do Saad, clube que concentrou as maiores craques do País nas últimas duas décadas, e agradeceu o apoio de Edmundo para a concretização da negociação.