Futebol Feminino: Saad goleia Paulista por 8 a 0

Itapira, 15 (AFI) –
A equipe de Futebol Feminino do Saad/Bioleve soube aproveitar bem o regresso de três das cinco craques que cedeu à Seleção Brasileira que conquistou o Vice-Campeonato Mundial na Copa da China, Tânia Maria, Maycon e Daniela Alves. Apresentando um futebol técnico e envolvente, o Saad goleou o Paulista de Jundiaí por 8 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo no Estádio Municipal Cel. Francisco Vieira, em Itapira, e que teve transmissão ao vivo da SporTV.

O Jogo marcou o lançamento do projeto desafio, série de jogos com craques do futebol feminino que comemora os 25 anos de transmissões do futebol feminino pela TV brasileira. As primeiras partidas da modalidade foram ao ar nas tardes de domingo. através da TV Bandeirantes, no início dos anos 80. Craques como Roseli, Marisa, Pelezinha, Meg, Russa e Michael Jackson foram reveladas nacionalmente nestes jogos; que marcaram o surgimento de clubes como Radar e Saad.

Voltando ao jogo deste domingo, o primeiro tempo terminou com vitória parcial do Saad por 3 A 0, sobre a jovem equipe de Jundiaí. A zagueira Bruna, de cabeça, abriu o marcador aos 15 minutos. A meia Bárbara fez um belo gol por cobertura aos 25, e a eterna artilheira Michael Jackson marcou o terceiro aos 39 minutos.

Na segunda etapa o saad marcaria o quarto gol logo aos 8 segundos, numa bela jogada de Giovânia, que driblou a goleira Ana Paula para marcar o quarto gol do representante de Itapira. A própria Giovânia marcaria o quinto gol quatro minutos depois, em lance idêntico ao gol anterior. Aos 18 minutos a meia Daniela Alves, candidata ao prêmio de melhor jogadora do mundo pela FIFA, tentou marcar de cabeça. Após grande defesa de Ana Paula, Maycon, outra craque que brilhou na China, aproveitou o rebote e chutou forte, no ângulo, fazendo o sexto gol do Azul e Branco.

Aos 39 minutos a capitã Roseli fez grande jogada individual, invadiu a área e marcou um golaço, fazendo 7 a 0 para o representante de Itapira. Aos 46 minutos, já nos acréscimos, a jovem atacante Giovânia marcou seu terceiro gol em nova jogada de velocidade pelo setor esquerdo do ataque do Saad, mas ao invés de tentar o drible, acabou enganando a jovem goleira Ana Paula com um chute bem colocado, da entrada da grande área.

Para o técnico José Roberto da Silva, do Saad, esta foi uma exibição que agradou sobretudo pelas belas trocas de passe, lançamentos e jogadas de efeito tentadas pelos dois times. José Roberto destacou ainda alguns valores individuais do adversário, como a goleira Ana Paula e da ala Juliana Souza, capitã da equipe.

Já o treinador do Paulista, Zacarias Rodrigo da Silva Pinto, destacou o aprendizado que as suas meninas tiveram a enfrentar uma equipe formada por verdadeiras lendas do futebol feminino, destacando que a partida serviu ainda para testar novas alternativas para a disputa dos Jogos abertos do interior. Ele lembrou que após a partida várias meninas do Paulista foram pedir fotos e autógrafos para jogadoras como Daniela Alves, Roseli, Michael Jackson, Maycon e Tânia Maria, o que demonstra o tratamento especial dado à partida.

Após o jogo, as duas equipes receberam os troféus comemorativos ao lançamento do Projeto Desafio, que homenageou o fundador e Presidente do EC Radar do Rio de Janeiro, Eurico Sansoni Lyra Filho, falecido em 1997 após ser vítima de um assalto à sede do clube, em Copacabana. Eurico foi um dos pioneiros do futebol feminino do Brasil, tendo criado além do Projeto Desafio, a primeira edição da Taça Brasil de Futebol Feminino, realizada em 1983 nas areias e Copacabana. O dirigente carioca também teve ativa participação na montagem do primeiro elenco da Seleção Brasileira, em 1984.

O Saad deve disputar a segunda partida Projeto Desafio nesta sexta-feira, dia 19 de Outubro, a partir das 21 horas, novamente no Estádio Municipal de Itapira. Na ocasião, a Prefeitura local estará homenageando as craques do clube que disputaram a Copa da China, num evento que promete reunir mais de seis mil pessoas.

O Saad/Bioleve formou com: Shirlei (Jéssica); Tamires (Thessa), Bruna, Tânia Maria e Susana (Jamile); Simone, Maycon (Teka), Daniela Alves (Janaína) e Bárbara (Elaine Magrão); Michael Jackson (Giovânia) e Roseli. DT – José Roberto da Silva.

O Projeto Desafio é organizado pela Linaf (Liga Nacional de Futebol) em parceria com a Federação Paulista de Futebol Amador. Os direitos de televisionamento exclusivo são da SporTV.