Futebol Feminino: Projeto Desafio na TV no fim de semana
Itapira, SP, 12 (AFI) – O torcedor brasileiro terá a oportunidade de se reencontrar com algumas das craques que encantaram o mundo na Copa da China, a partir deste domingo, dia 14 de outubro, quando a SporTV transmite ao vivo o primeiro jogo do Projeto Desafio, entre as equipes do Saad EC e do Paulista de Jundiaí. A partida acontece no Estádio Municipal Cel. Francisco Vieira, em Itapira, a partir das 15 horas, com entrada franca.
O Projeto Desafio revive uma prática que marcou a história do futebol feminino no início dos anos 80, quando clubes de todo o país buscavam derrotar a incrível equipe do Radar. Após passar dois anos, de Julho de 83 a Agosto de 85 com 100% de vitórias nos jogos desafio, e revelar craques como Meg, Fanta, Michael Jackson, Roseli, Marisa, Fia, Russa e Cenira, o Radar conheceria seu primeiro empate na série desafio num confronto diante do Saad, disputado no CEFAM, na Capital Carioca. Foi neste contexto que as duas equipes deram início a uma rivalidade marcada por gols, craques e jogos fantásticos, que em muito contribuíram para a popularização do futebol feminino do Brasil. Passados quase 25 anos do início das transmissões do futebol feminino pela TV Brasileira, o mais antigo clube em atividade no País abre uma nova série de confrontos que, além de manter algumas das nossas principais craques em atividade, serve de incentivo à revelação de novos talentos pelas equipes desafiantes.
Vice-Mundiais em campo
Na partida deste domingo o Saad promete colocar em campo três das cinco craques que o clube cedeu à Seleção Brasileira na Copa da China. A experiente zagueira Tânia Maria, a meia Maycon e a craque Daniela Alves, já estão confirmadas no time titular pelo técnico José Roberto da Silva. Ao lado delas, outras estrelas do passado voltam a ocupar um merecido lugar na telinha, como as atacantes Michael Jackson, na plenitude de sua forma aos 43 anos e Roseli, medalha de prata com a Seleção em Atenas. Ambas foram reveladas para o Brasil na primeira versão do Projeto desafio, e não escondem a emoção ao falar do retorno dos jogos com TV nas tardes de domingo. Com lágrimas nos olhos, Michael Jackson se lembrou dos primeiros dribles e gols assistidos pela mãe, já falecida, e prometeu deixar sua marca nas redes neste domingo.
A meia Formiga continua gozando as férias solicitadas para visitar familiares no Pará e na Bahia, e não deve se apresentar a tempo de atuar no domingo. Dono de inúmeras marcas no futebol feminino brasileiro, o Saad/Bioleve pode se orgulhar agora de ser o único do planeta a possuir em seu elenco duas craques na disputa pelo prêmio de melhor jogadora do mundo, as meias Formiga e Daniela Alves. A goleira Andréia, quinta jogadora do Saad titular na China, se desligou oficialmente do clube no último dia 30 de setembro, já tendo solicitado o cancelamento do salário mensal de dois mil e quinhentos Reais que recebia pelo Bolsa Atleta, preferindo optar pela proposta financeira do zaragozza da Espanha.
O Saad deve formar com: Shirlei; Tamires, Tânia Maria, Simone e Suzana; Daniela Alves, Maycon, Bárbara e Roseli; Giovânia e Michael Jackson.
Esta será a primeira apresentação do Saad/Bioleve após a conquista do título paulista, na vitória por 2 X 1 frente a USP. O elenco passou por um pesado trabalho de inter-temporada, estando numa condição física já adequada à intensa programação prevista para os próximos 60 dias. Além de aguardar o convite para a disputa da Copa do Brasil prometida pela CBF, o Saad já tem presença assegurada na Copa Sul Sudeste e na Taça Brasil, competições previstas no calendário da LINAF (Liga nacional de Futebol)
O adversário
Escolhido como o primeiro desafiante, o Paulista de Jundiaí tem se destacado como um dos principais celeiros de craques do Estado de São Paulo. A equipe feminina não possui a estrutura profissional do Saad, mas tem os salários da comissão técnica pagos pela Prefeitura de Jundiaí, que também arca com as despesas de tratamento médico, transporte, alimentação e taxas federativas. Como a maioria das atletas estuda e trabalha, os treinamentos acabam restritos a duas vezes por semana, incluindo aí também as partidas oficiais.
Integrante da Primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol Feminino promovido pela Federação Paulista de Futebol, a equipe de Jundiaí teve uma participação regular na temporada 2007, somando onze pontos em oito jogos disputados. Já nos jogos Regionais o Paulista mostrou que estava em franca evolução, conquistando o Vice-Campeonato com uma grande Campanha, que lhe valeu a classificação para os Jogos Abertos do Interior. Na última competição realizada neste ano, o Paulista finalmente faturou o título, ao derrotar Itatiba na final da Copa Interior por 2 X 0.
Para o técnico da equipe, Zacarias Rodrigo da Silva Pinto, enfrentar as craques consagradas do Saad num jogo pela TV, é como a concretização de um sonho para muitas das jogadoras de Jundiaí. Ele destaca a meia Liu e a atacante Maria Daiane como alguns dos principais valores do elenco. Zacarias lembra ainda que o Paulista revelou três jogadoras que hoje integram o elenco do adversário deste domingo, a volante Thessa, a ala Tamires e a atacante Ritinha.
A primeira vez
É a primeira vez que Paulista e Saad se enfrentam no Futebol Feminino. No futebol profissional masculino a partida era marcada pela rivalidade entre as torcidas de Jundiaí e São Caetano do Sul, constituindo um verdadeiro clássico da então denominada Divisão Intermediária do Campeonato Paulista, realizando jogos memoráveis principalmente nas décadas de 70 e 80.
O próximo desafiante do Saad/Bioleve deve ser a equipe do Centro Olímpico de São Paulo, em jogo previsto para o dia 19/10, sexta-feira, também em Itapira.
O Projeto Desafio tem promoção e direitos exclusivos do SporTV, ficando a organização técnica a cargo da LINAF em conjunto com a Federação Paulista de Futebol Amador.





































































































































