Futebol Feminino: Copa Integração empolga cidade de Itapira

Itapira, SP, 10 (AFI) – A abertura da Copa Integração de futebol feminino realizada nesta quinta feira, mostrou que o torcedor brasileiro despertou para a importância da modalidade. Pelas ruas da bela cidade de Itapira, um público superior a dez mil pessoas vibrou com a apresentação das craques do Saad/Bioleve que conquistaram a medadalha de ouro nos Jogos Panamericanos.

Dois carros do corpo de bombeiros, conduzindo atletas e dirigentes do Saad, e devidamente escoltados por dezenas de automóveis, formaram a carreata que anunciou a chegada das craques do futebol feminino à cidade, merecendo os aplausos entusiasmados da população, que se aglomerava em frente ao movimentado comércio da região central da cidade.

Ao descerem dos carros, as craques foram saudadas por centenas de crianças e adolescentes, em busca de um autógrafo ou fotos com as meninas de ouro do Brasil. Para a zagueira Tânia Maria, a comemoração superou em muito as expectativas criadas em torno do evento, mostrando que o futebol feminino conquistou um lugar muito especial no coração do torcedor.

As craques Maycon e Daniela Alves também se emocionaram com a demonstração de carinho pelos fãs, que praticamente pararam o comércio na região central de Itapira entre 14:30 e 16:00 horas. Duas das cinco medalhistas do representante de Itapira não puderam comparecer à festa. A goleira Andréia, que encontra-se na Europa tratando da sua transferência definitiva para o Zaragozza, e a meia Formiga, que teve o vôo que a traria de Belém do Pará cancelado.

Na seqüência, as atletas subiram a um palanque montado na principal praça da cidade, onde foram saudadas pelo Prefeito Toninho Belini, acompanhado por diversas autoridades do município, e receberam placas de prata em reconhecimento à conquista do título Panamericano conquistado no Maracanã.

Dentro do campo de jogo, quatro partidas movimentaram oito das melhores equipes do País. Pela manhã, em Jaguariúna, aconteceram os jogos do Grupo II. O Botucatu até que encontrou alguma resistência na primeira etapa, mas acabou goleando Sorocaba por 7 X 1. Na partida de fundo, a equipe anfitriã, AJA-Jaguariúna, acabou goleada pelo CEPE/ Caxias, atual Campeão Carioca, por 4 X 1.

Já nos jogos de Itapira, válidos pelo Grupo I, a empolgação vista das ruas centrais no período da tarde, se transferiu para o Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira, onde Santos e Ferroviária disputaram uma partida bastante equilibrada, que terminou num empate por 1 a 1.

Na partida de fundo, Saad/Bioleve e São José colocaram quatro medalhistas do Pan em campo, disputando uma das melhores partidas da temporada. Mais experiente, e comandado pelas craques Roseli, Maycon, Tânia Maranhão e Daniela Alves, o Saad/Bioleve tomou a iniciativa do jogo, mas esbarrou no ótimo posicionamento defensivo da equipe do Vale do Paraíba, que ainda levava perigo nos contra-ataques puxados pela excelente atacante Cristiane. No final, o empate por 2 gols acabou premiando o publico presente com belos gols e muitos lances de perigo.

Para o novo técnico do Saad/Bioleve, José Roberto da Silva, a estréia do time na Copa Integração agradou pelo volume de jogo e pela plasticidade do futebol apresentado. A equipe criou 14 oportunidades de gol ao longo da partida, marcando dois e tendo um gol anulado por impedimento, além de acertar o travessão do adversário em duas oportunidades. Já o São José criou apenas três oportunidades claras durante toda a partida, mas foi mais feliz nas conclusões, segurando o empate. Isto mostra que o nosso time está no caminho certo, faltando apenas um melhor índice de acerto nas finalizações.

Além do desempenho das craques mais experientes, o técnico ainda destacou as ótimas atuações da zagueira Angélica e da ala Patricinha na partida de ontem. Roseli, autora do primeiro gol do Saad/Bioleve, e Dani Alves, que marcou um belo gol olímpico, contudo, foram as atletas mais festejadas pelos torcedores.

A Copa Integração prossegue neste sábado, com mais duas partidas: Em Itapira, Saad/Bioleve e Ferroviária disputam o clássico mais aguardado da primeira fase a partir das 10:00 horas da manhã, no Estádio Coronel Francisco Vieira. Desde que decidiram o título Paulista de 2005 os clubes tem disputados jogos empolgantes, numa rivalidade bastante saudável ao desenvolvimento do esporte. Pelo Grupo II, outro clássico de peso, promete reviver toda a rivalidade entre Paulista e Cariocas, reunindo o Botucatu FC e o CEPE/Caxias, em jogo que começa às 09:00 da manhã, no Estádio Santa Maria.

A direção do Saad/Bioleve confirmou a liberação das cinco craques que teve convocadas para a disputa da Copa do Mundo da China a partir desta segunda-feira, dia 13 de Agosto, o que impede que o técnico José Roberto da Silva possa contar com Andréia, Maycon, Formiga, Dani Alves e Tânia Maria nos demais jogos da Copa Integração.