Futebol do Corinthians assusta

Futebol do Corinthians assusta

Tudo bem que a Fiel ficou mais aliviada com o empate diante do Atlético Paranaense. Tudo bem que a crônica esportiva paulistana achou ótimo este resultado e o elogiou como se fosse uma vitória. Mas que a situação do Corinthians continua péssima e o futebol que seu time vem jogando assusta, não há nenhuma dúvida. O atual time corintiano é o pior dos últimos vinte anos. Chego a dizer que é pior até do que aquele time que foi apelidado de “Faz me rir”. Na verdade, o Corinthians de hoje só tem um grande goleiro (que vem se transformando na salvação da lavoura) e um centro-avante que tem fome de gols. Fora isso, se juntarmos tudo, não dá meio time. É fragilidade e ruindade demais para um time só.

Exatamente por isso é que consideramos o empate diante do Atlético em pleno Pacaembu um autêntico desastre. Em casa o Corinthians tem obrigação de vencer. Mas como o time saiu da zona de rebaixamento, todo mundo comemorou e já considera o time de Nelsinho Baptista fora da ameaça de rebaixamento. Ledo engano. Basta uma derrota diante do Goiás, em Goiânia e tudo voltará à estaca zero. E o que é pior. À partir daí faltarão apenas dois jogos para terminar o campeonato. Um contra o Vasco em casa e outro diante do Grêmio no Olímpico. Duas pedreiras. Por isso, coloco a situação no seguinte pé: o Corinthians precisa vencer o Goiás. Se o fizer, está salvo. Caso contrário, dificilmente deixará de ser rebaixado. Podem acreditar.

Fi 01 200*FINAZZI é um atacante tosco, meia boca. De bola ele não sabe nada. Aliás, basta assistir seus jogos para perceber como ele tem dificuldade em dominar a bola. Ele apanha dela.

*AINDA ASSIM devemos reconhecer que ele sabe fazer gols. É um predestinado. E talvez venha até a ser a tábua de salvação do Corinthians nesta fase final do campeonato.

*INDEPENDENTE do rebaixamento ou não, acho que a diretoria do Corinthians vai precisar fazer uma limpeza geral no elenco. Boa parte dos jogadores que ali estão não merecem vestir essa gloriosa camisa.

*NO GOL não há problemas. Felipe é um dos melhores do Brasil e deve ficar. Mas à partir da linha de zagueiros já é fácil indicar quem deve sair.

*COMEÇO por Betão, Zelão e companhia bela. São todos muito fracos. Inclusive Gustavo Nery que não tem jogado nada. Fosse presidente do clube e mandaria todos embora assim que a temporada chegasse ao fim.

*NO MEIO de campo talvez Moradei possa ser aproveitado. Mas Vampeta, um ex jogador, precisa ser mandado embora o mais depressa possível. Ele é máster e não tem mais condições físicas de acompanhar o ritmo do futebol de hoje.

*NA FRENTE não ficaria nem com o Finazzi. Mas manteria os jovens Lulinha e Dentinho, que são pratas da casa e ainda podem evoluir.

*QUANTO ao técnico, tudo vai depender do resultado final do campeonato. Se o Corinthians cair, é melhor trocar tudo. Caso contrário, dá para renovar os contratos de todos os integrantes da comissão técnica.

*ANDRES Sanchez deu brilhante entrevista a TV Gazeta domingo passado. Já disse aqui que não gosto muito dele e o considero um paraquedista. Ainda assim, ele me impressionou por tudo que falou.

*MAIOR destaque de sua entrevista foi sua franqueza e sua transparência. Ele não teve medo de dizer o que pensa e o que vai fazer. Isso é muito bom. Numa dessas, pode até arrumar o clube e se transformar no presidente ideal. Vale à pena aguardar.

*ALGUNS dos ex-integrantes da diretoria corintiana serão presos. Vai ter gente deixando sua casa algemado. Assim como ocorreu com o polêmico Paulo Maluf.

*ACHO QUE é o mínimo que deve acontecer com aqueles que roubaram ou clube. Não admito dirigente desonesto. Se ficar provado que na diretoria anterior existia mesmo gente desse tipo o ideal é que paguem pelo que fizeram.

*CARLA DUALIB, neta do ex-presidente corintiano, não tem mais nada a ver com o Corinthians. Em razão disso, mudou seu foco. Agora tenta trabalhar para outros clubes na área de propaganda e marketing.

*NO MOMENTO ela trabalha para arrumar patrocinadores para a camisa do Palmeiras. Pode até conseguir. Apesar das críticas que recebeu, Carla é competente dentro desta área.

*QUANTO a Alberto Dualib e Nesi Cury vão esperar o resultado final dos processos em que estão envolvidos. No Corinthians, haverá reunião futura do Conselho para expulsa-los definitivamente do clube. Pode acontecer.

*NO PALMEIRAS há séria preocupação com a possibilidade do clube ficar fora da Libertadores 2008. Se não ganhar o próximo jogo, a vaga vai ficar longe demais do Verdão. Não dá para bobear.

*GILBERTO CIPULLO deu cheque seu para assegurar a contratação de Thiago Neves, do Fluminense. Como Thiago resolveu ficar no Flu, Cipullo pode perder o dinheiro. E daí, será que ele vai pedir ressarcimento do clube do qual é diretor?

*JUSTIÇA não aceitou processo de Richarlysson, meia do São Paulo, contra o diretor José Cyrillo Junior, do Palmeiras, Gostei da decisão. Seria injusta uma punição a Cyrillo. Ele é homem do bem e não quis prejudicar Richarlysson.

Manuel 0002 130*PRESIDENTE Manuel Da Lupa, da Portuguesa, disse que seu clube lança moda no mercado e ninguém fala nada. Só fala quando outro dos grandes clubes coloca a novidade na praça.

*O QUE Lupa quis dizer é que a tal de bolsa de jogadores lançada no Palmeiras já tinha sido utilizada para manter o elenco da Portuguesa. Além disso, garante que antes do São Paulo criar seu Refis, a Lusa já tinha feito algo parecido.

*NO QUE se refere a Bolsa de Jogadores eu não sei. Mas no que se refere ao Refis, posso garantir que a Portuguesa jamais teve algo parecido com o que criou o São Paulo.

*O REFIS tricolor é referência internacional e conta com grande número de aparelhos de última geração que a Portuguesa nunca teve. Então, como é que a Lusa fez um Refis antes do São Paulo? Só mesmo o presidente luso para falar uma besteira dessas.

*MAS JÁ que falamos da Portuguesa, devemos reconhecer que o trabalho que vem sendo feito no futebol do clube é de excelente nível. Tanto que a Lusa que já subiu para a série A do Paulistão, também vai subir para a série A do Brasileirão.

*MAS VOLTEMOS ao Palmeiras. Time atual não é nenhuma maravilha. Diretoria precisa contratar e reforçar o time para 2008. Caso contrário, não vai ganhar nenhum título de expressão.

*QUANTO ao técnico Caio Junior sou favorável a sua permanência. Ele é competente. Mas vai precisar de um bom elenco para ganhar alguma coisa.

*DUNGA é fraco como técnico e turrão como pessoa. Na convocação que fez para os próximos dois jogos das Eliminatórias, manteve algumas aberrações como Doni, Afonso e outras figuraças do futebol europeu.

*NO LUGAR de Doni o certo seria convocar Rogério Ceni. Trata-se do melhor goleiro do futebol brasileiro. Está no auge de sua forma e merecia vaga como titular na Seleção Brasileira.

*E TEM mais. Rogério foi indicado para disputar a Bola de Ouro da revista France Football. Foi indicado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol como o mais famoso goleiro do mundo na atualidade.

*NO SITE da Fifa foi indicado como um dos quatro melhores goleiros do mundo ao lado de Buffon, da Juventus, Cech, do Chelsea e Van Der Sar, do Manchester United.

*MURICI RAMALHO, técnico do São Paulo, disse que Rogério Ceni atravessa sua melhor fase e é hoje o melhor do País. Opinião avalizada por alguns dos melhores técnicos do Brasil.

*ROGÉRIO nos últimos três anos foi bicampeão brasileiro, campeão da Libertadores e campeão do mundo inter-clubes. Será que é preciso dizer mais sobre ele para convencer Dunga a convoca-lo?

*MARCELO Teixeira será mesmo candidato à reeleição como presidente do Santos. Seu principal objetivo é renovar o contrato de Wanderley Luxemburgo, independente do Peixão se classificar ou não para a Libertadores.

*DOS ATUAIS titulares do Santos, um vai mesmo sair. Falo do ala Kleber, que também joga na meia. Quanto a Petkovic, que não jogou nada até agora, é possível que ele seja dispensado.

*INSISTO: atual elenco santista é limitado. Teixeira precisa contratar. Ficar só com o atual elenco mais os jovens revelados pelo departamento amador do clube é pouco.

*HÁ QUEM ainda acredite que a Vila poderá ser palco de jogos da Copa de 20014. Sem chance. Único estádio que terá jogos da Copa será o Morumbi. E ponto final.

*FUTEBOL de Campinas está no fundo do poço. O Guarani não tem time e a Ponte tem um elenco meia boca. Que saudades dos tempos em que Campinas era chamada de “a capital do futebol brasileiro”…

*RECEBI a senha para votar nos Melhores do Ano da Aceesp. Aproveito para fazer um apelo aos meus companheiros de crônica esportiva. Votem no site FUTEBOL INTERIOR. Sem falsa modéstia, é disparado o melhor do País.

*COMO bom cronista esportivo fui ao jogo São Paulo e América RN que confirmou o bicampeonato do Tricolor paulista. Comprei ingresso e fui na arquibancada.

*O ESPETACULO foi bonito mas houve alguns senões. Na hora de entregar a taça, jogadores foram obrigados a subir num tablado que só tinha frente para o setor das Tribunas Especiais do estádio. Resultado: torcedores que estavam do lado oposto nada viram. Um absurdo.

*NA SAIDA, os maloqueiros da Torcida Independente quiseram brigar com a Polícia. Erraram. O Batalhão de Choque foi chamado e deram uma surra nos malacos.

*PROBLEMA é que pessoas de bem que estavam saindo sofreram as conseqüências. Vi torcedor comum ser agredido por policial e algumas atitudes inaceitáveis dos homens de farda.

*PIOR AINDA é que eles soltaram bombas de efeito moral e quase acabaram com os tímpanos desses torcedores que nada tinham a ver com a bagunça criada pela Independente.

*ERRARAM os uniformizados e errou feio a PM. Fizeram do Morumbi uma verdadeira praça de guerra. Torcedores comuns, mulheres e crianças foram os grandes prejudicados. Lamentável.

*ESTIVE também no jogo Corinthians e Atlético Paranaense. De novo, nas arquibancadas. As uniformizadas só foram lá para gritar e fazer bagunça. Maioria de seus integrantes não viram o jogo e não apoiaram o time.

*E TEM MAIS. O estádio não lotou como se esperava. Tinha muitos espaços vazios, numa prova de que a tal de fiel não é tão fiel como dizem alguns. É uma torcida igualzinha as outras, sem tirar nem por.

*ALIAS, já passou do tempo das autoridades afastarem de vez essas uniformizadas dos estádios. Quem é sério não entra para um grupo desses. Mas parece que não existe Promotor, Juiz ou policial com coragem de meter a mão nessa cumbuca.