Futebol da Seleção Brasileira ainda não é de campeão
Há dúvidas, oscilações e ainda falta de qualidade para conquistar uma competição ao nível de uma Copa do Mundo.
Há dúvidas, oscilações e ainda falta de qualidade para conquistar uma competição ao nível de uma Copa do Mundo.
A Seleção Brasileira de Futebol disputou mais dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo nos últimos sete dias. Um diante do Equador, quando jogou mal mas venceu e outro contra a Seleção da Colômbia, em Barranquilla, onde além de mostrar um futebol deficiente só empatou pela contagem mínima (1 a 1) na última terça feira.
Isso só vem provar que o time orientado pelo competente Tite ainda não está preparado para disputar um título mundial. Há dúvidas, oscilações e ainda falta de qualidade para conquistar uma competição ao nível de uma Copa do Mundo.
Ainda bem que o Mundial da Rússia só será disputado no meio do ano que vem e há tempo de sobra para o técnico do time aparar arestas e definir não só quais os onze jogadores que merecem ser titulares e qual o esquema tático mais apropriado para essa disputa.
A verdade é que não dá para avaliar o time brasileiro com base nos resultados conquistados nesta Eliminatória Sul Americana. Todos os adversários estão em fase técnico abaixo da brasileira e até os seus grandes adversários atravessam péssima fase técnica (vide a Argentina que na última rodada empatou em casa com a limitada Venezuela!).
De qualquer forma, se os atuais titulares do time de Tite mantiverem o ritmo, podemos sim considerar o Brasil como um dos cinco ou seis favoritos grandes ao título mundial de 2018. Num passado distante éramos considerados o MAIOR favorito. Desta vez, não é o caso.
Mas a atual seleção já é bem melhor do que aquele time dirigido por Felipão ou aquele que, antes de Tite, era dirigido por Dunga. O atual é muitas vezes superior a esses dois e dá muito mais esperança à torcida brasileira.
Mas ainda será preciso fazer um trabalho mais pesado e consistente para fazer deste time um grande favorito do próximo Mundial de 2018. Para completar fazemos um alerta: ou essa Seleção melhora, ou vai ficar pelo caminho na próxima Copa. Não há alternativas!!
C * U * R * T * A * S
* CONTRA a Colômbia o Brasil teve altos e baixos. Esteve próximo de fazer mais gols, mas também de sofrê-los. É a prova de que esse ainda não é um time consistente, que mantém sua regularidade. De qualquer forma, aconteceram coisas boas durante a partida. A boa atuação do goleiro Allisson foi uma delas. Eu não confiava nele.
* NAS LATERAIS, Daniel Alves fez pouco. Não está em sua melhor forma mas ainda tem muita lenha para queimar. Na esquerda, Felipe Luiz é um bom reserva. Marcelo, na verdade, é o grande e definitivo titular. No miolo de zaga Thiago Silva, outra vez, não me passou segurança. Miranda é, sem dúvida, muitas vezes superior a ele.
* MARQUINHOS manteve a média. Boa atuação. Na cabeça de área Fernandinho fez um bom trabalho. Não decepcionou. Mas Renato Augusto não produziu o esperado. Como Daniel Alves, está em fase descendente. Paulinho foi discreto. William teve bons momentos. Correu demais. Firmino foi figura apagada. Não aproveitou a chance.
* NEYMAR voltou a não ser objetivo. Exceto pelo passe medido dado a William que fez o gol brasileiro na partida, o atual jogador do PSG oscilou muito. Até se esforçou, deu piques fantásticos, mas sem objetividade. É um dos que mais preocupa porque está longe de seu melhor futebol. Lembramos que ele é o único craque desse time.
* PHILLIPPE Coutinho entrou no segundo tempo. Assim como Gabriel Jesus. O ex centro avante do Palmeiras teve bons momentos. Coutinho não jogou o mesmo futebol do jogo diante do Equador. Uma demonstração que também é um jogador que não tem grande regularidade. É por irregularidades como essas que a Seleção se complica.
* NOS DOIS jogos o melhor futebol do Brasil aconteceu no segundo tempo diante do Equador. No mais, teve altos e baixos e uma Seleção que almeja ganhar mais um título mundial não pode oscilar. Deve jogar sempre num padrão alto e sem muitas alternâncias de produção. Agora só faltam dois jogos para o Brasil nesta Eliminatória.
* UM DELES será disputado no dia 5 de outubro, em La Paz, contra a Bolívia. O outro será no dia 10, contra o Chile, na Allianz Arena, do Palmeiras, em São Paulo. Será o jogo do adeus da Seleção às Eliminatórias Sul Americanas. Depois dele, alguns amistosos (um contra a Alemanha) e, finalmente, a disputa da Copa do Mundo 2018.
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO
* TODOS os resultados da décima sexta rodada das Eliminatórias da América do Sul. Bolívia 1 x Chile 0, Colômbia 1 x Brasil 1, Equador 1 x Peru 2, Argentina 1 x Venezuela 1 e Paraguai 1 x Uruguai 2. A Seleção uruguaia assumiu a vice liderança da competição. Ainda assim não conseguiu garantir a sua classificação.
* O BRASIL é o líder das Eliminatórias com 37 pontos ganhos. O Uruguai vem em segundo com 27. A Colômbia é terceira com 26. O Peru é o quarto colocado com 24. A Argentina também tem 24 em quinto lugar (iria para a repescagem). Maior reação nesse momento é da Seleção peruana. Dizem que Cueva tem jogado muita bola.
* O PARAGUAI é o sétimo colocado com 21 pontos ganhos. O oitavo é o Equador, com 20. O nono colocado é a frágil Bolívia com 13. Último a Venezuela com 8. Próxima rodada será dia 5 de outubro. Jogam Argentina x Peru, Colômbia x Paraguai, Venezuela x Uruguai, Chile x Equador e Bolívia x Brasil, lá na altitude de La Paz.
CLÁSSICO NA VILA
* SANTOS e Corinthians disputam neste domingo Às 4 da tarde um importante clássico pelo Brasileirão 2017. O jogo será na Vila onde o Peixe sempre joga muito. Dificuldades para o líder Corinthians que não começou bem o returno do campeonato. Como é clássico, não há um favorito destacado. É jogo onde tudo pode acontecer.
* A RODADA que será a vigésima terceira do campeonato começa neste sábado com dois jogos importantes. O Atlético MG encara o Palmeiras as 16 hs em BH. Os dois precisam dos pontos. Jogo bem difícil e sem um favorito destacado. O São Paulo joga à noite, 19 horas, no Morumbi diante da Ponte Preta. Dureza para o Tricolor.
* BOM LEMBRAR que o São Paulo é penúltimo colocado do campeonato e se não começar a reagir agora pode ser rebaixado no final da competição pela primeira vez em sua história. Daí a importância deste jogo contra a Ponte. A Macaca tem oscilado demais e não dá para saber o que ela vai produzir. Não dá para indicar um favorito.
ATLE-TIBA E MUITO MAIS
* NO DOMINGO, além do clássico entre Santos e Corinthians, jogam Atlético Paranaense disputa um clássico contra o Coritiba. Tudo pode acontecer. O Vasco da Gama encara o Grêmio, no Rio. Tricolor gaúcho ,se jogar completo, é favorito. O Sport enfrenta o Avaí e é favorito. O Vitória recebe o Flu e precisa vencer a qualquer custo.
* AS 19 HORAS dois jogos. o Botafogo faz clássico contra o Flamengo, em seu estádio. Tem chance de vencer, apesar do Mengão ter melhor time. A Chapecoense encara o Cruzeiro em seu estádio. Também precisa da vitória para ficar distante do rebaixamento. Na segunda feira, o Atlético GO recebe o Bahia. Ambos em fase bem ruim.
* NO MOMENTO o Corinthians é líder isolado com 50 pontos ganhos. O Grêmio tem 43. O Santos 38. O Palmeiras, 36. O Flamengo, 35 e o Cruzeiro, 31. Na Zona de Rebaixamento estão Chapecoense com 25. Avaí, também com 25. São Paulo com 23 e Atlético GO com 18. Mesmo se vencer segunda, time goiano continua lanterna.
GUARANI NÃO ENGRENA
* O GUARANI de Campinas abriu a vigésima terceira rodada da Série B na segunda-feira com empate diante do Vila Nova. Com isso, deixou de se aproximar mais do grupo de frente e está em sétimo lugar. Nesta sexta-feira mais dois jogos serão disputados. O Boa Esporte pega o Figueirense enquanto o Paysandu encara o América-MG.
* NO SÁBADO, o restante da rodada com mais 5 jogos. Criciúma x Luverdense. Juventude x Inter (que é líder nesse momento). Londrina x Ceará, ABC x Santa Cruz e CRB x Oeste. O Inter lidera com 42 pontos. O América MG tem 41. O Vila Nova, 39 e o Ceará 37. O Figueirense está com 24 pontos entre os quatro piores do campeonato.
* O SANTA CRUZ está com 23 pontos. O Náutico com 20 e o ABC com 16. Encerrada esta rodada ainda vão faltar vinte e cinco para o campeonato chegar ao seu final. A briga pela liderança está no momento mais entre Inter, de Porto Alegre, América de Minas e Vila Nova. Mas o Inter me parece melhor preparado para ser o campeão.
* JÁ COMENTEI isso aqui mas vou repetir. O Mundial Inter clubes vai ter seu número de clubes ampliado pela Fifa. Serão 24 participantes. A Conmebol terá 5 vagas. A UEFA, 12. A África e a Ásia, 2. A América do Norte, a Central e a Oceania, 1. e o clube do país sede terá sua vaga garantida. Esse formato começa em 2021.





































































































































