Futebol Americano: Jogadores do Cuiabá Arsenal são campeões distritais em Nebraska

Os jogadores receberam a oportunidade de estudar fora do país por meio da empresa CSEducacional

Três jogadores do Cuiabá Arsenal, que estudam e jogam nos Estados Unidos, conquistaram o titulo de campeão distrital do estado de Nebraska, pela Nebraska Evangelical Lutheran High School. Eles venceram a equipe , que foi campeã nos

Campinas, SP, 30 (AFI)- Três jogadores do Cuiabá Arsenal, que estudam e jogam nos Estados Unidos, conquistaram o titulo de campeão distrital do estado de Nebraska, pela Nebraska Evangelical Lutheran High School. Eles venceram a equipe Parkveiw Christian, que foi campeã nos últimos três anos, sendo que, no ano passado, venceu por 73×12. Com a vitória, a equipe disputa o título estadual. André Malvezzi, Alec Irigaray e Wesley Jardim deixaram o Brasil no ano passado ao conquistarem bolsas para o exterior. Além deles, os jogadores Luiz Constantino, Daniel Borges e Giovanni Trevizan também jogam pelo time da escola de St. Thomas More em Oakdale.

Esta foi a melhor temporada da escola em 17 anos, e boa parte do sucesso veio graças aos atletas brasileiros. Jardim, que foi o grande destaque do jogo, marcou dois touchdown e uma interceptação. A partida terminou com uma vitória de 48×12. Para ele, jogar a final de um torneio como este, ainda mais no país do futebol americano, é indescritível.

“Essa foi a minha primeira experiência de jogar a final de um torneio nos EUA. Os jornais esportivos previam a vitória do time adversário, que era favorito, mas conseguimos surpreender com uma bela vitória”.

PRATICAR
Segundo ele, praticar o esporte não é fácil. A preparação é sempre muito pesada. Os atletas começam a treinar duas semanas antes das aulas começarem, em agosto. O período é chamado de training camp e exige dos jovens uma dedicação em tempo integral, já que os treinamentos ocorrem em dois períodos. Quando as aulas começam, os estudantes saem da sala direto para o campo no horário das 15h40 às 19h.

“A oportunidade que tenho de estudar e jogar aqui nos EUA e ótima, não apenas pela prática do esporte. O estudante atleta, depois do high school (ensino médio), tem grande chance de receber bolsas em universidades renomadas, por conta do esporte. Essa é a minha meta. Mas pra isso eu tenho que colocar o estudo em primeiro lugar”, pontua.

Os jogadores do Cuiabá Arsenal receberam a oportunidade de estudar fora do país por meio da empresa CSEducacional, que pertence ao ex-treinador da equipe Clayton Lovett. De acordo com ele, é pré-requisito para quem deseja conquistar a bolsa o desempenho nos treinos e, principalmente, nos estudos.

“Notas são muito importantes. Eu diria que tudo começa no empenho em sala de aula. Os atletas também devem fazer vídeos de suas melhores jogadas. Muitas pessoas acham que é indispensável ter fluência no inglês, sim o inglês é muito importante, mas há oportunidades para pessoas que não falam inglês. Basta enviar um e-mail para [email protected]”.