Freguesia? Lusa tenta acabar com jejum de uma década contra o Timão

A última vitória aconteceu em outubro de 2000, quando bateu o rival, por 3 a 2, no Pacaembu

Quando entrar em campo, neste domingo, a Portuguesa tentará encerrar um jejum que já dura mais de uma década. É que a Lusa não vence o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro a quase 13 anos.

0002048110317 img

São Paulo, SP, 25 (AFI) – Quando entrar em campo, neste domingo, a Portuguesa tentará encerrar um jejum que já dura mais de uma década. É que a Lusa não vence o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro há quase 13 anos. A última vitória aconteceu em outubro de 2000, quando bateu o rival, por 3 a 2, no Pacaembu, pela primeira fase da Copa João Havelange.

0002048110317 imgLusa amarga jejum há um longe tempo

Desde então, os dois times se enfrentaram apenas em mais cinco oportunidades, com duas vitórias alvinegros e três empates. Curiosamente, os três últimos jogos terminaram empatados. O último deles no primeiro turno deste Brasileirão, quando houve um 0 a 0 no Pacaembu.

A última vitória lusitana saiu em uma virada emocionante. O atacante Luizão abriu o placar para o Timão, aos 41 minutos do primeiro tempo. O empate saiu dos pés do atacante Edson Araújo, aos 43. O próprio jogador fez o segundo, aos 17 do segundo. O zagueiro Vinícius liquidou a vitórias aos 45 e o meia Luís Mário ainda diminuir aos 48.

No retrospecto geral, a Lusa também vive um pequeno jejum. A última vitória sobre o Alvinegro foi em 22 de janeiro, de 2006, quando venceu por 2 a 1, no mesmo Pacaembu, pela primeira fase do Campeonato Paulista.

No histórico geral, o Corinthians leva grande vantagem contra a rival. Até hoje, os dois times se enfrentaram em 253 oportunidades, com 141 vitórias corintianas, 53 empates e 58 vitórias lusitanas. São 509 gols alvinegros e 330 rubro-verdes.

Campo Grande
Originalmente, a partida deveria acontecer no Canindé, mas ela foi transferida ao Estádio Morenão, em Campo Grande. Os dirigentes lusitanos quiseram aproveitar o fato de enfrentar o clube de segunda maior torcida do país para lucrar, já que o local tem capacidade para mais de 25 mil pessoas.

A diretoria da Portuguesa ainda não se pronunciou, contudo, alguns torcedores já começaram a protestar nas redes sociais por conta da mudança. O argumento usado pelo clube é que financeiramente será mais vantajoso jogar em Campo Grande, já que a média de público no Canindé é de apenas 2.849 pagantes, a pior do Brasileirão.

Os organizadores e o time paulistano não revelam os valores da “compra” do mando. No entanto, especula-se que o time do Canindé tenha recebido uma quantia de aproximadamente R$ 750 mil.