Francisco Diá é o novo coordenador técnico do Piauí

Com passagens por Altos e ABC, Francisco Diá assume função de coordenação técnica no PEC para a temporada 2026.

IMG 1976
Experiente treinador chega ao PEC para liderar planejamento de elenco e captação de atletas da base. (Reprodução/Piauí)

Teresina, PI, 14 (AFI) – Com um calendário cheio pela frente em 2026, o Piauí Esporte Clube acertou a contratação de Francisco Diá como coordenador técnico. O experiente profissional será um dos responsáveis pela montagem do elenco profissional e também atuará na captação de talentos das categorias de base, do sub-15 ao sub-20.

Diá já está em Teresina, onde iniciou o planejamento da equipe ao lado do executivo de futebol Almir Dionísio. O anúncio oficial deve ocorrer nos próximos dias, após reunião presencial com o presidente do PEC, Jackson Nogueira.

EXPERIÊNCIA E RETORNO AO PIAUÍ

Aos 69 anos, Francisco Diá volta ao futebol piauiense após passagem como treinador do Altos, no primeiro semestre de 2025. No comando do Jacaré, teve como destaque a vitória de virada sobre o Fortaleza, pela Copa do Nordeste, mas acabou deixando o clube após a eliminação na semifinal do estadual para o Fluminense-PI.

Neste sábado (12), o treinador foi visto no estádio Lindolfo Monteiro, acompanhando a vitória do Altos na Série D e conversando com dirigentes locais, incluindo Warton Lacerda, presidente do Jacaré.

Em 2024, Diá também exerceu a mesma função de coordenador técnico no ABC, onde foi responsável pela captação de jogadores para a disputa da Série C. Na atual temporada, teve uma breve passagem como treinador do Sousa, da Paraíba, com duas derrotas em dois jogos na Série D.

PLANEJAMENTO PARA 2026

Campeão piauiense nesta temporada, o PEC terá quatro competições pela frente em 2026: o Campeonato Piauiense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. A chegada de Diá é vista como um passo importante para a estruturação do elenco e fortalecimento das categorias de base, com o objetivo de montar um grupo competitivo e sustentável para o ano.

Confira também: