FPF e Penalty desenvolvem bola do Paulistão 2026 com participação dos atletas
A nova bola marcará o início de um novo ciclo para o futebol paulista, mantendo o compromisso da FPF e da Penalty com a inovação
O projeto teve novos protótipos desenvolvidos, com tecnologias inovadoras e disponibilizados pela empresa para testes com atletas e especialistas
São Paulo, SP , 11 (AFI) – Em uma iniciativa inédita no futebol brasileiro, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Penalty realizaram uma série de visitas técnicas aos clubes participantes do Paulistão 2026 para avaliar os protótipos da nova bola oficial da competição.
As avaliações foram realizadas diretamente com atletas profissionais dos clubes que estavam em atividade -com elenco formado e treinando-, em uma ação que aproximou ainda mais o desenvolvimento do produto da realidade de quem vive o jogo no dia a dia.
PROJETO
O projeto teve novos protótipos desenvolvidos, com tecnologias inovadoras e disponibilizados pela empresa para testes com atletas e especialistas.
Durante os testes, os jogadores experimentaram no campo os modelos desenvolvidos pela Penalty com tecnologias exclusivas e alto desempenho. O objetivo foi entender a percepção dos atletas em relação a aspectos como controle, trajetória, aderência e resistência em diferentes condições de jogo.
MODELO FINAL
Com base nesse feedback direto dos atletas, a Penalty, com aval da FPF, definiu o modelo final da nova bola oficial do Paulistão 2026, que será revelada oficialmente no evento de lançamento da competição, no próximo dia 11 de novembro, em São Paulo.
A nova bola marcará o início de um novo ciclo para o futebol paulista, mantendo o compromisso da FPF e da Penalty com a inovação, a performance e o diálogo constante com os atletas.
AS VISITAS
As visitas aos clubes foram acompanhadas de perto por Renato Almeida, diretor de Integração e Desenvolvimento da FPF, Reginaldo Zunkeller, gerente de Desenvolvimento de Inovação e Tecnologia da Penalty, e Carlos Saraiva e Felipe Joseph, relações esportivas da marca.
“Tivemos pela primeira vez a possibilidade de contar diretamente com os atletas na escolha do modelo da bola do campeonato. Quando fizemos a proposta, a adesão dos atletas e das comissões técnicas foi de imediato, topando participar com a máxima atenção e dedicação em cada teste e em cada feedback. Eles foram incríveis”, diz Renato Almeida, diretor de Integração e Desenvolvimento da FPF.
“A nova bola representa o máximo de tecnologia e inovação, ela mantém a Penalty na vanguarda do esporte, ao ser produzida a seis mãos, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, atletas e especialistas, em uma ação inédita. Ela é o reflexo do nosso compromisso em transformar cada produto em uma experiência que fortalece a conexão emocional com o esporte, além de impulsionar nossa presença e consolidar nossa marca no mercado nacional e internacional”, afirma Roberto Estefano, fundador da Penalty, presidente do Conselho Administrativo e diretor de Relações com Investidores da Cambuci SA.
ATUAL CAMPEÃO
Atual campeão paulista e convocado para Seleção Brasileira, Hugo Souza, goleiro do Corinthians, falou sobre a experiência de escolher o modelo. “Nós que somos responsáveis pelo espetáculo, vamos dizer assim, e isso dá voz para nós. Acredito que o jogador precisa ter cada vez mais voz no futebol”, disse.
Rafael, goleiro do São Paulo, também comentou sobre a ação. “Ajuda a Melhorar ainda mais o nosso campeonato, fico feliz pela Federação estar nos escutando também”, afirmou.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Futebol Interior
Ponte Preta não é clube para pagar R$ 100 mil de salários
04/12/2025 -
Futebol Interior
Palmeiras 1 x 1 Ferroviária - Empate garante Verdão na final do Paulistão Feminino
04/12/2025 -
Futebol Interior
Com Neymar, Seleção FI da 37ª rodada do Brasileirão chega dominada por paulistas
04/12/2025 -
Futebol Interior
Série A3: Presidente do Rio Preto projeta elenco forte e convoca a torcida para a temporada 2026
04/12/2025






































































































































