FPF estuda melhorias nos campeonatos propostas pelo Taubaté
Taubaté, SP, 13 (AFI) – Em reunião com membros da Federação Paulista de Futebol, a diretoria do Taubaté elaborou um projeto visando reverter o momento crítico em que a equipe passa. Aliás, a medida vale para a maioria dos times das Séries A-2 e A-3. Confira!
Prezados Senhores:
Um diagnóstico na história recente de nossos clubes, nos permite concluir que o empobrecimento das equipes do interior foi causado principalmente pelas mudanças da lei do passe ( lei Pelé ) e do calendário esportivo. De fato, o fortalecimento do campeonato brasileiro com a maciça transmissão dos jogos pela televisão, gerou uma concorrência desleal e predatória, criando a maior de todas as torcidas: “o torcedor da poltrona”.
Temos consciência que a má administração dos clubes contribui para a situação atual. Para reverter este quadro solicitamos implementação de medidas que possam fazer ressurgir o futebol nas grandes cidades do interior e por conseqüência, o fortalecimento do futebol paulista como um todo.
Seguem algumas sugestões, as quais solicitamos que sejam avaliadas e colocadas em discussão nas próximas assembléias de nossa federação:
1º – Revitalizar a Copa Federação, transformando-a em Copa Federação série A2 e série A3, com dois acessos para cada série. Desta forma os campeonatos paulistas das séries A2 e A3 seriam mantidos nos formatos atuais (para não conflitar com o calendário das séries A e B do campeonato brasileiro), porém com a redução de quatro para dois acessos em cada série. Os atuais benefícios ( participações na Copa do Brasil e série C do brasileiro) poderiam ser mantidos ou ampliados.
Vantagens:
– Manter as equipes das séries A2 e A3 em atividade o ano inteiro, permitindo um melhor planejamento técnico e financeiro.
– Maior empregabilidade para treinadores, preparadores, massagistas, jogadores, árbitros e outros profissionais do futebol.
– Permitir aos clubes manter em seu elenco, jogadores formados em suas divisões de base.
2º – Contratar pesquisas nas cidades do interior e definir novas datas e horários para os jogos das séries A2 e A3, fugindo da concorrência com os jogos da televisão.
3º – Estabelecer a primeira data do ano para jogos amistosos das equipes da série A1 com equipes da série A2 e A3. Isto permitirá grandes cidades verem equipes que há muito não visitam seus estádios e estreitar um contato dos grandes clubes com a torcida do interior. Por exemplo, Taubaté não recebe o Santos e o São Paulo há mais de 23 anos. Outras grandes cidades também passam por isto.
4º – Promover congresso técnico para que os clubes tenham conhecimento e possam usar adequadamente a “timemania” (no momento sendo regulamentada nos ministérios do trabalho, da fazenda e da previdência social) para a redução e/ou eliminação de suas dívidas com o governo federal.
5º – Promover congresso técnico, com a participação dos clubes do interior, para influenciar tecnicamente no conteúdo e politicamente na agilização para aprovação das mudanças da lei 5186 de 2005, “lei do clube formador” (alteração da lei Pelé).
6º – Dar suporte técnico e jurídico para que as divisões de base dos clubes possam implementar projetos utilizando os benefícios previstos pela lei de incentivo ao esporte. O fortalecimento das divisões de base é o caminho mais curto para o fortalecimento dos clubes do interior.
Como pode ser observado, não estamos pedindo dinheiro, mas sim, que a mais bem estruturada federação de futebol do pais, concentre uma parte dos seus esforços na aplicação de medidas que possam fortalecer os seus filiados, em especial os clubes de menor porte.
Estamos à disposição para participar e contribuir com o que for necessário para implementação destas e de outras medidas que venham a ser sugeridas, para o fortalecimento do futebol paulista.
Certos de V. apoio a sugestões e esforços que venham a contribuir com o fortalecimento de nossos clubes,
Atenciosamente
Elidemberg Nascimento (Presidente Executivo)





































































































































