FPF confirma novo formato da Série A2 de 2026
A partir da próxima temporada, a competição será realizada em turno único, e os oito melhores classificados na fase inicial avançarão para a segunda fase
Os detalhes da mudança foram definidos nesta quarta-feira (29), durante o Conselho Técnico realizado no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo
São Paulo, SP , 29 (AFI) – O Paulistão da Série A2 de 2026 terá um novo formato de disputa. A partir da próxima temporada (2026), a competição será realizada em turno único, e os oito melhores classificados na fase inicial avançarão para a segunda fase. Nessa fase, os times serão divididos em dois grupos de quatro, e os dois melhores de cada grupo garantirão vaga na semifinal.
A reunião foi presidida por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e contou com a presença de toda a sua diretoria, inclusive, os seus três vice-presidentes: Mauro Silva, Fernando Solleiro e Bernardo Itri. Todos os 16 clubes foram representados.
Os detalhes da mudança foram definidos nesta quarta-feira (29), durante o Conselho Técnico realizado no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo.

Foto: Rodrigo Corsi – FPF
FORMA DE DISPUTA
Com turno único, a primeira fase vai ter 15 rodadas. Os dois piores serão rebaixados, automaticamente, para o Paulista A3 em 2027, enquanto os oito melhores vão avançar para a formação dos dois grupos de quatro.
Nos quadrangulares, os grupos serão compostos por 1º, 3º, 6º e 8º colocados da primeira fase em uma chave; e 2º, 4º, 5º e 7º em outra.
Dentro dos quadrangulares, os times se enfrentam em turno e returno, num total de seis jogos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais.
Para formação das semifinais, acontecerá o cruzamento, com o primeiro colocado de um grupo enfrentando o segundo colocado do outro. E vice-versa. Serão dois jogos para definir os finalistas. O campeão será conhecido após dois jogos e disputará 25 jogos.
Nessas fases decisivas (semifinais e finais), em caso de empate no placar agregado, avança o time de melhor campanha, que sempre terá o direito de disputar o segundo jogo como mandante – em casa. As duas equipes finalistas garantem o acesso ao Paulistão A1 de 2027.
INÍCIO E TÉRMINO
A competição começa no dia 11 de janeiro e tem decisão marcada para 13 de maio. O campeão e o vice conquistam o acesso ao Paulistão de 2027, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados à Série A3.
Os clubes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, tendo a Lista B número ilimitado de inscrições.
Todas as partidas do campeonato terão transmissão ao vivo pelo canal Paulistão, no YouTube.

OS PARTICIPANTES
Participam da Série A2 do Campeonato Paulista de 2026:
- Água Santa e Inter de Limeira (rebaixados da elite neste ano);
- Ituano, Taubaté, Ferroviária, XV de Piracicaba, São José, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense e São Bento (remanescentes da última disputa);
- Sertãozinho e Monte Azul (que conquistaram o acesso na Série A3 de 2025).
Noticias Relacionadas
-
Futebol Interior
ESPECIAL PAULISTÃO FEMININO: Palmeiras vence Corinthians e repete roteiro
25/12/2025 -
Futebol Interior
ESPECIAL SEGUNDONA: Tanabi vence o ECUS Suzano na final e conquista o título
25/12/2025 -
Futebol Interior
ESPECIAL PAULISTÃO A4:Um ano de histórias, acessos e emoção
25/12/2025 -
Futebol Interior
ESPECIAL COPA PAULISTA: XV de Piracicaba é tricampeão!
25/12/2025






































































































































