FPF deve manter desafio de vídeo na final da Copa Paulista
XV de Piracicaba e Primavera devem disputar a decisão da Copa Paulista 2025 com o sistema de desafio de vídeo mantido pela FPF.
Campinas, SP, 30 (AFI) – A decisão da Copa Paulista 2025, entre XV de Piracicaba e Primavera, deve contar novamente com o uso do desafio de vídeo. A Federação Paulista de Futebol (FPF) estuda manter o sistema, que estreou no futebol brasileiro durante as semifinais, como parte do processo de testes e implementação gradual.
ESTREIA NAS SEMIFINAIS
O recurso foi utilizado pela primeira vez no empate por 1 a 1 entre Comercial e XV, no jogo de ida da semifinal. Na ocasião, três solicitações foram feitas para revisão de pênaltis, com a arbitragem confirmando apenas uma marcação a favor do Bafo. O funcionamento é simples: cada técnico tem direito a dois pedidos de revisão em quatro situações específicas — gol, pênalti, cartão vermelho direto e punição aplicada ao jogador errado.
Diferente do VAR, não há árbitro de vídeo em comunicação direta. A análise é feita pelo próprio árbitro da partida, que se dirige até uma cabine de replay à beira do gramado. Caso o desafio seja confirmado, o treinador mantém o direito de pedir nova revisão.
FINAL COM TRANSMISSÃO
A final será disputada em dois jogos: o primeiro no dia 5 de outubro (domingo), às 15h, no Majestoso, em Campinas, e o segundo no dia 11 (sábado), às 18h, no Barão da Serra Negra, em Piracicaba. As transmissões serão feitas pelo canal do Paulistão, TV Gazeta, Metrópoles e Ulisses TV no YouTube.
Com a classificação, os dois finalistas já asseguraram calendário nacional em 2026. O campeão escolhe entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D, enquanto o vice ficará com a vaga restante.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
PAULISTÃO: quarta-feira tem rodada de pressão e afirmação
21/01/2026 -
Futebol Brasil
Coritiba monitora uruguaio Camilo Candido para lateral
20/01/2026 -
Futebol Brasil
PLACAR FI: Com Paulistão, confira os RESULTADOS desta TERÇA-FEIRA
20/01/2026 -
Futebol Brasil
PARANAENSE: Londrina e Azuriz avançam e Maringá respira
20/01/2026





































































































































