FPF confirma Paulistão com quatro grupos e prejudica times do Interior

O Estadual está marcado para começar no dia 18 de janeiro

0002048123661 img

São Paulo, SP, 30 (AFI) – Como esperado, a Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou o Campeonato Paulista de 2014 com muitas mudanças. A principal é que agora os clubes serão divididos em quatro grupos de cinco times. Fórmula que foi antecipada pelo Portal FI nas últimas semanas (confira a matéria).

Antes do conselho técnico, realizado na sede da entidade, a FPF já havia conversado individualmente com os dirigentes dos 20 clubes da Série A-1 do Paulistão e acertado com eles a aprovação do formato proposto nesta quarta-feira.

Pelo novo modelo, os 20 times foram divididos em quatro grupos. Cada equipe atua contra os rivais das outras chaves, totalizando 15 jogos na primeira fase. Como São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians foram cabeças de chaves no sorteio, a federação garantiu a realização de todos os clássicos na primeira fase, agradando à TV.

O formato é uma resposta ao Bom Senso FC, grupo formado por jogadores, e que reclama, entre outras coisas, da falta de uma pré-temporada adequada e o excesso de jogos por ano. Com os grupos, o Paulistão elimina quatro datas da primeira fase e poderá iniciar uma semana depois do previsto, em 19 de janeiro, atendendo também uma necessidade do calendário apertado em razão da Copa do Mundo.

Os dois primeiros colocados de cada um dos grupos avançam às quartas de final e se enfrentam entre si. Esta fase e a semifinal ocorrem em jogo único, enquanto a decisão do título se dará em duas partidas (dias 6 e 13 de abril), como vem sendo nas últimas temporadas. Em todos os confronto, em caso de empate (inclusive no placar agregado da final), o vencedor será apontado nos pênaltis.

As quatro equipes de pior campanha geral serão rebaixadas. Caso três clubes do mesmo grupo fiquem entre os degolados, o adversário do primeiro colocado nas quartas de finais será o melhor terceiro colocado no geral.

Os times sorteados nos grupos A e B (de São Paulo e Corinthians) terão o direito de realizar sete partidas como mandante, com os grandes recebendo dois clássicos. Já os times dos grupos C e D (de Santos e Palmeiras) farão um jogo a mais em casa, mas só mandarão um clássico.