Fortaleza usa jogadores negros com alvo nas costas para denunciar racismo
A ação faz parte de uma campanha chamada "alvos do racismo", promovida pelo Tricolor
A ação faz parte de uma campanha chamada "alvos do racismo", promovida pelo Tricolor
Fortaleza, CE, 03 (AFI) – Ao entrar em campo pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, na noite desta quarta-feira, jogadores negros do Fortaleza vestiram uma camisa com um “alvo” nas costas, como um símbolo contra a discriminação racial. A ação faz parte de uma campanha chamada “alvos do racismo”, promovida pelo Tricolor.
LUTA CONTRA O RACISMO
A ação, criada e desenvolvida pela HavasPlus, tem como objetivo denunciar e diminuir os índices de discriminação racial, sejam eles dentro ou fora de campo. Segundo um relatório do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, em 2019, os casos de racismo no futebol cresceram 27,2% em comparação com 2018.
“Clube de futebol tem uma função social importante porque tem um poder enorme de comunicação, de fazer a mensagem chegar no grande público, que tem a atenção em como o clube fala e se posiciona. A temática do racismo é algo que sempre teve sua relevância, mas, de forma mais recente, diante dos últimos acontecimentos no Brasil e em outros países, tem tomado uma proporção muito grande e é necessário que a gente se posicione.“
“Não basta não ser racista, tem que ser antirracista, tem que combater qualquer tipo de discriminação de cor – pontua Marcelo Paz, presidente do Fortaleza. O Fortaleza tem uma história de luta, de se posicionar e de abranger todas as cores. Tivemos ídolos, jogadores, treinadores, negros, brancos, sem qualquer distinção, sempre foram abraçados pelo clube. Então entendemos a importância de se posicionar com essa ação que foi projetada.”
CENÁRIO
Com o empate em 0 a 0 contra o Corinthians, o Fortaleza chegou a 30 pontos e ocupa a nona colocação na tabela de classificação. Na próxima rodada, o Tricolor visita o Red Bull Bragantino, às 17h do sábado (12), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).





































































































































